Neste episódio do podcast, João Dinis e Mariana Santos falam sobre “The Architect”, série norueguesa que estreou recentemente na Filmin e que foi premiada como Melhor Série no Festival de Berlim.
Ouve aqui episódio de “A Arquiteta”
A realidade vivida em "The Architect" (ou "Arkitekten", no original) é passada num futuro não muito distante, com ares de distopia, mas é um daqueles casos em que se percebe bem que a ficção está só a satirizar o nosso contemporâneo. Em Portugal, não faltará certamente quem consiga relacionar-se com algumas dores das personagens principais e com a sua relação com mercado imobiliário (o tópico não é inocente, tendo em conta que os criadores são alunos saídos de uma escola de cinema norueguesa).
A série desenrola-se na Noruega, numa Oslo cinzenta, fria e alienante, na qual os automóveis são proibidos, a inteligência artificial rejeita créditos à habitação no Multibanco, a liberdade de circulação nas ruas pauta por escassa e os cães são passeados por drones. Ah, e os preços e rendas das casas são um verdadeiro pesadelo — a única solução para muitos passa por viver em parques de estacionamento que estão "na moda" e são explorados como espaços habitacionais.
Protagonizada por Eili Harboe (a Ebba de "Succession", a Diretora de Comunicações da GoJo e ex-namorada de Lukas Matsson), acompanhamos o dia a dia de Julie, uma jovem mulher formada prestes a fazer 30 anos que precisa de um lugar para viver enquanto alimenta o sonho de se tornar arquiteta. E num momento que mistura oportunidade e desespero, Julie não consegue resistir a renda mais acessível que encontrou num parque de estacionamento subterrâneo com "quartos" divididos por cortinas. Não é difícil de explicar o racional por detrás da decisão. Para ela, trabalhar não chega para viver.
Os quatro episódios de “The Architect” - curtos, de 20 minutos, pelo que é como se fosse um filme de 1h20m - já estão todos disponíveis na Filmin, plataforma de streaming que se especializa em filmes independentes e clássicos (vão encontrar por lá bons exclusivos como os nomeados para Óscar no ano passado “Aftersun” e “Close” ou “Nunca Chove na Califórnia”, que foi bem recebido em Sundance e valeu um prémio à realizadora).
Nos créditos finais, falámos sobre: “Encontrar o Amor” (Netflix), o novo disco de Luísa Sonza ("Escândalo Íntimo"), “A Dois Minutos do Infinito” (Filmin), o novo álbum dos The Rolling Stones ("Hackney Diamonds") e recordamos os 25 anos de “Rounders” e os 30 de “X-Files”.
A primeira temporada já está disponível na íntegra na Filmin. O nosso episódio sobre “A Arquiteta” já está disponível na Apple Podcasts e no Spotify.
Se não tiveste oportunidade de ler umas das newsletters anteriores ou ouvir os respetivos episódios de podcast, podes encontrá-los aqui.
Um passatempo que não podes recusar
Queres ganhar uma subscrição Zomato Pro 🤩? (É o serviço da Zomato Portugal que dá descontos e permite efetuar pagamentos em estabelecimentos da sua rede.)
Então conta-nos quem era a personagem de ficção que levarias a jantar e onde. Vamos oferecer três subscrições Zomato Pro às respostas mais criativas!
O que é que precisas de fazer? Deixar o teu comentário no post referente ao passatempo no nosso Instagram e seguir as páginas do Acho Que Vais Gostar Disto e Zomato. Podes participar até ao dia 10 de setembro.
Boa sorte!
Agenda para setembro
Setembro é sinónimo de vários regressos: das aulas, do trabalho e de mais novidades nas principais plataformas de streaming.
Créditos Finais
No mundo da cultura pop
Stray. O aclamado e premiado videojogo em que se joga como um gato numa cidade decadente cheia de robôs vai ser adaptado numa longa-metragem de animação. (The Verge)
Rotten Tomatoes. Um dos maiores sites de crítica do cinema foi alvo de uma investigação jornalística — e parece que o que está podre não são os filmes, é o próprio site e as suas reviews. (Vulture)
One Piece. A série bateu os recordes de “Stranger Things” e “Wednesday” (foi a mais vista em 84 países em simultâneo) e, segundo dados oficiais, recolheu 18,5 milhões de visualizações em apenas quatro dias. E ainda que a Netflix não tenha dado luz-verde para renovar (oficialmente), os episódios da 2.ª temporada já estão escritos.
Björk na Altice Arena. O jornalista Paulo André Cecílio diz que foi uma hora e meia em que a ecologia, a tecnologia e um vozeirão andaram de mãos dadas. Podes ler a reportagem e ver as fotos do concerto no SAPO24.
Burning Man na lama. Este ano, a chuva não deu tréguas ao festival de contracultura que acontece na comunidade de Black Rock City, no deserto do Nevada, nos EUA. (SAPO24)
MEO Kalorama. Siouxsie Sioux soube a pouco, os The Hives souberam a muito e os Arcade Fire ficaram pelo meio. O último dia do festival foi assim.
Rolling Stones. A icónica banda britânica vai lançar um novo álbum de originais, intitulado “Hackney Diamonds”. (BBC)
Nirvana. Para celebrar os 30 anos de “In Utero”, a banda anunciou que vão ser lançadas versões especiais que incluem mais de 50 canções (entre tocadas ao vivo e remasterizações inéditas). (Billboard)
Música & streaming. A Deezer (plataforma francesa tipo Spotify) e a Universal (a gigante multinacional) assinaram um acordo para uma “mudança radical” no negócio. (Público)
10 Rising Stars. A revista Variety faz todos os anos (desde 1998) uma lista com os atores a manter debaixo de olho (os que podem virar estrelas). Vê aqui a de 2023.
Óscares. Ainda vamos em setembro e faltam estrear muitos candidatos nas salas de cinema (e streaming), mas já se fazem previsões dos nomeados. (Variety)
Nicolas Winding Refn’s. Uma lista com os filmes favoritos do realizador de “Drive”. (IndieWire)
Let’s look at the trailer
American Horror Story: Delicate (Série, FX, com Emma Roberts, Cara Delevingne, Kim Kardashian)
Loki T2 (Série Marvel na Disney+)
Monarch: Legacy of Monsters (Série, Apple TV+, épico do universo de Godzilla)
Chicken Run 2: Dawn of the Nugget (Netflix, sequela do filme de 2000)
The Exorcist: Believer (Cinema, terror)
May December (Filme, Netflix, com Natalie Portman e Julianne Morre)
Pain Hustlers (Filme, Netflix, com Chris Evans e Emily Blunt)
Gen V (Segundo trailer, spin-off de The Boys na Prime Video)
The Bikeriders (Cinema, com Jodie Comer, Tom Hardy e Austin Butler)
One Life (Cinema, com Sir Anthony Hopkins a fazer de Sir Nicholas Winton)
The Burial (Filme, Prime Video, com Jamie Foxx e Tommy Lee Jones)
The Boy and The Heron (Animação, o novo de Hayao Miyazaki, realizador de “A Viagem de Chihiro”)
Enviem as vossas sugestões para vaisgostardisto@madremedia.pt ou deixem nos comentários.
SIGAM-NOS NAS REDES SOCIAIS
Instagram, Twitter e TikTok em @vaisgostardisto
Subscreve o nosso canal de YouTube em @vaisgostardisto