“Ripley”, minissérie da Netflix baseada no livro de Patricia Highsmith (que também originou o filme de 1999), foi tema de conversa no episódio desta semana do podcast “Acho Que Vais Gostar Disto”.
Ouve aqui o episódio de Ripley (Netflix)
À superfície, “Ripley” conta a história de um vigarista que assume a identidade de um abastado expatriado americano. Mas como realça Andrew Scott (“All of Us Strangers”, “Fleabag”), o ator que dá vida ao protagonista, é também “uma história sobre arte, beleza e sensualidade... vincada pela beleza sublime de Itália”. Beleza essa que se confunde facilmente com férias de sonho: Veneza, Roma, Nápoles, Palermo, são apenas alguns destinos visitados e que conhecemos com o desenrolar dos episódios.
Baseada no romance de Patricia Highsmith de 1955 ("O Talentoso Mr. Ripley"), a minissérie acompanha o charmoso vigarista Tom Ripley (Scott) numa viagem a Itália, nos anos 60, financiada por um magnata que quer trazer de volta o seu filho rebelde, Richard "Dickie" Greenleaf (Johnny Flynn), de volta a casa.
Para satisfazer os caprichos deste pai, Tom infiltra-se na vida de Dickie — para grande desgosto da desconfiada namorada deste, Marge Sherwood (Dakota Fanning). O pior vem na altura em que o dinheiro fica curto e o futuro em Itália fica em risco — o que obriga Tom a pôr em marcha um esquema obscuro e que chama a atenção da polícia.
Por detrás desta produção de oito episódios está Steve Zaillian (“O Irlandês”, “The Night Manager”), que escreveu, realizou e produziu esta viagem cheia de suspense que tentou recriar a estética dos anos 60 e a natureza do material original com a maior fiabilidade possível.
Sobre a minissérie, um dos aspetos mais distintivos é o facto de ser a preto e branco, algo que Zaillian planeou desde o início, como conta ao Tudum. "Nunca a encarei como um postal colorido, mas sim como a história premonitória de suspense que é”, começa por explicar o criador. "Desenrola-se no inverno de 1960 e, como muitas das histórias de Highsmith, possui uma qualidade de filme noir. O preto e branco pode ser impressionante de uma forma que a cor não consegue, e estou grato por a Netflix ter concordado”, conclui.
Nos Créditos Finais, falámos sobre os 25 anos de Matrix (HBO Max), de Scoop (Netflix), Tokyo Vice T2 (HBO Max), Invencible T2 (Prime Video) e o documentário de Brandy Hellville & The Cult of Fast Fashion (HBO Max).
🎞️ Na Internet, no mundo e na cultura pop
The Apprentice. Foi revelada a primeira imagem de Sebastian Stan na pele de um tal de Donald Trump no novo biopic de Ali Abbasi (realizador iraniano que esteve ao leme do final de “The Last of Us”). Ao lado de Stan está o ator Jeremy Strong (Kendall Roy de “Succession”) no papel de Roy Cohn, “o advogado mais duro, cruel, leal, vil e brilhante da América”, segundo um perfil da Esquire (para os curiosos há um documentário recente na HBO Max sobre a sua vida).
J.K. Rowling. Na sequência da divulgação de um novo relatório que critica as atuais normas de cuidados durante as mudanças de sexo nos jovens no Reino Unido, a criadora de Harry Potter diz que as celebridades (i.e, Daniel Radcliffe e Emma Watson) que se insurgiram contra as suas opiniões podem “guardar os seus pedidos de desculpa”.
Bridgerton. A Parte 1 da 3.ª Temporada estreia em maio e parece que há coisa entre Colin e Lord Debling.
The Night Manager. Parece que vamos ter uma nova temporada da série baseada no livro de John le Carré.
Monopólio. Depois de ter entrado no mundo plástico e fantástico da Barbie Land, a produtora Margot Robbie vai pegar nos melhores terrenos do famoso jogo de tabuleiro e comprá-los para o grande ecrã.
Jon Snow. Kit Harington diz que o spinoff de A Guerra dos Tronos não vai acontecer: “Não conseguimos encontrar a história certa para contar”.
Scary Movie. Vai haver mais “wazaaaaaaa” para meter medo ao susto a rir (ou seja, vai haver mais um filme da franquia que fez sucesso nos anos 2000).
🎥 Let’s look at the trailer
Joker 2: Folie à Deux (Cinema)
Saw XI (Cinema)
Fly Me To The Moon (Filme, Cinema e depois Apple TV+)
Speak No Evil (Cinema)
If (Cinema)
Dark Matter (Série, Apple TV+)
Enviem as vossas sugestões para vaisgostardisto@madremedia.pt ou deixem nos comentários.
SIGAM-NOS NAS REDES SOCIAIS
Instagram, Twitter e TikTok em @vaisgostardisto
Subscreve o nosso canal de YouTube em @vaisgostardisto