No episódio desta semana do podcast “Acho Que Vais Gostar Disto”, falámos de “Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV”, série documental da HBO Max que expõe a cultura tóxica e perigosa praticada nos bastidores de séries infantis que marcaram o final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
É provável que quem cresceu ou partilhou infância com crianças no final dos anos 90 até meados da década de 2000 esteja a par ou já tenha pelo menos ouvido falar de séries infantis como “Unfabulous”, “The Amanda Show”, “Drake & Josh”, “All That”, “Zoey 101” ou “iCarly” — que criaram estrelas como Ariana Grande ou Emma Roberts. O que já não é tão provável é que tenha ouvido falar em Dan Schneider, o homem que criou e produziu todos esses programas.
Agora, surge uma nova série documental que revela alegações de comportamento tóxico e até predatório no estúdio da casa-mãe, o Nickelodeon, canal americano famoso por produzir conteúdos que colam os mais novos ao ecrã.
Chama-se “Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV” e é mais um produto do canal Investigation Discovery (ID), que nos últimos tempos tem produzido várias séries de true crime que têm ganhado bastante atenção como é o caso de “The Curious Case Of Natalia Grace: Natalia Speaks” ou “Jared From Subway: Catching A Monster”.
Nesta série, as realizadoras Mary Robertson e Emma Schwartz expõem os dramas por trás da fachada otimista do império criado por Dan Schneider. Com recurso a imagens de arquivo e a entrevistas a protagonistas, guionistas e membros da equipa técnica das séries, a dupla revela um ambiente de abuso, sexismo, racismo e dinâmicas impróprias com menores de idade.
“Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV” expõe o padrão de comportamentos inadequados, abusivos e de manipulação que se estendeu ao longo de décadas e mostra como estes programas, que marcaram a infância e adolescência de milhões de jovens, são agora o trauma sombrio de um grupo de pessoas que vive atormentada com o seu passado na televisão.
Os primeiros quatro episódios de “Quiet On Set: The Dark Side Of Kids TV” já estão disponíveis na HBO Max. No entanto, como a série excedeu as expectativas a nível de audiência, o ID já fez saber que vai haver um episódio bónus que deve sair em breve.
Nos Créditos Finais, deixámos as seguintes recomendações: Showbiz Kids (HBO Max), The Truth vs. Alex Jones (HBO Max), Jerrod Carmichael Reality Show (HBO Max) e a saga Bourne (SkyShowtime).
🎞️ Na Internet, no mundo e na cultura pop
Kurt Cobain. O vocalista dos Nirvana continua a moldar a cultura pop - mesmo 30 anos após a sua morte.
Prémios PLAY. Os músicos Slow J e Pedro Mafama são os artistas com mais nomeações na 6.ª edição dos Prémios da Música Portuguesa.
Joker 2. Sequela de filme com Joaquin Phoenix e Lady Gaga ganha poster e data de estreia: 3 de outubro.
Disney+ e palavras-passe. Vai ser como na Netflix, ou seja, vai ser cobrado um preço adicional por cada conta que esteja “fora da casa que paga”. Primeiro, em junho, apenas “em alguns mercados”. Chegando setembro, a medida avança a nível global.
Matrix 5. Aparentemente, vem aí um novo filme da saga. No entanto, sem Lilly e Lana Wachowski: será Drew Goddard, o argumentista de “The Martian”, que vai estar encarregado do argumento e realização.
The Fantastic Four. Julia Garner (“Ozark”) vai juntar-se a Pedro Pascal e Vanessa Kirby no novo reboot do Quarteto Fantástico.
Westworld. Jonathan Nolan está pronto para lançar "Fallout" e terminar "Westworld”. A série foi cancelada, mas há um plano e vontade retomar a Temporada 5.
🎥 Let’s look at the trailer
Enviem as vossas sugestões para vaisgostardisto@madremedia.pt ou deixem nos comentários.
SIGAM-NOS NAS REDES SOCIAIS
Instagram, Twitter e TikTok em @vaisgostardisto
Subscreve o nosso canal de YouTube em @vaisgostardisto