Esta semana o episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto é dedicado aos Óscares e o João Dinis, o Miguel Magalhães e a Mariana Santos fazem as suas apostas! A cerimónia realiza-se no próximo domingo, com transmissão na RTP2, a partir das 23h00.
Não percas o episódio com as nossas previsões dos Óscares. Ouve aqui!
Pelo historial da temporada dos prémios que está prestes a terminar, "Oppenheimer" é o grande favorito a vencer na categoria de Melhor Filme na próxima edição dos Óscares. Certezas na vida não há muitas, mas seria realmente uma grande surpresa se assim não for.
É um pouco como conta a rádio pública americana NPR: o tempo do fenómeno “Barbenheimer” e dos milhões arrebatados em bilheteira pelo sucesso de Greta Gerwig já lá vai, agora chegou o momento de celebrar com pompa e circunstância a noite de "Oppenheimer".
Até porque depois da conquista do principal galardão nos Globos de Ouro, nos Critics Choice Awards, nos BAFTA e nos prémios de quase todos os Sindicatos de Hollywood, não se pode esperar outro desfecho que não aquele que vai consagrar a história do pai da Bomba Atómica.
Ou seja, "Oppenheimer" deve arrebatar os dois grandes prémios da noite - Melhor Filme e Melhor Realizador (Christopher Nolan) - e somar ainda os Óscares de Melhor Montagem, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Fotografia e, muito provavelmente, o de Melhor Ator Secundário (Robert Downey Jr.).
Se quer isto dizer que não há grandes motivos de interesse para ver a cerimónia? Claro que há! A começar logo pelas categorias dos atores (exceto na de Melhor Atriz Secundária, uma vez que Da'Vine Joy Randolph ganhou tudo o que havia para ganhar até agora pelo seu papel em “Os Excluídos”).
Na categoria de Melhor Ator Principal, Cillian Murphy tem estado a trocar honras com Paul Giamatti (“Os Excluídos”) durante toda a temporada de prémios e será engraçado perceber para que lado da balança pende a Academia. Se para o do interprete do filme do ano, se para um ator que há 20 anos foi “vítima de roubo” por nem uma nomeação ter recebido pelo seu papel em “Sideways”.
No feminino, a corrida para a categoria de Melhor Atriz Principal também não está fechada. Lily Gladstone (“Assassinos da Lua das Flores”) ganhou o prémio do Sindicato dos Atores [na foto], mas Emma Stone, pelo seu incrível desempenho em “Pobres Criaturas”, onde se fartou de comer pastéis de nata, vai estar na sombra. Como repara o The New York Times, vai ser uma decisão por “photo finish”.
Depois, há a luta de titãs na Animação: “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” e “O Rapaz e a Garça”, de Hayao Miyazaki, um dos melhores cineastas japoneses. O primeiro ganhou no Sindicato dos Produtores, o segundo nos BAFTA e Globos de Ouro. É um daqueles casos em que a moeda pode cair para qualquer um dos lados. O bom destes dois nomeados é que independentemente do que dite o resultado final, há o descanso emocional de saber que a estatueta ficará bem entregue.
A honra de Mestre de Cerimónias vai caber a Jimmy Kimmel, que iniciará as festividades da noite no Dolby Theater uma hora mais cedo do que o habitual, visto que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está com a esperança que a 96.ª edição dos Óscares se aproxime dos níveis pré-pandémicos em termos de audiência — e com dois dos filmes mais populares de 2023 na corrida para Melhor Filme, é bem possível que estejamos perante um dos melhores Óscares dos últimos anos.
Nos Créditos Finais, fazemos uma pequena homenagem ao realizador António-Pedro Vasconcelos, que faleceu a meio da semana e completaria 85 anos no domingo.
🎞️ Créditos Finais
O que se passou na cultura pop?
Slow J. A Blitz conta a história da vitória do rapper de Setúbal — que vai esgotar duas vezes a Meo Arena, a maior sala do país.
Marc Anthony. Cantor estreia-se em Portugal com concerto em Lisboa.
Rebel Moon > Barbie? Zack Snyder diz que é “provável” que o número de pessoas que viu o seu filme na Netflix seja maior do que o número que viu "Barbie" nos cinemas.
Jake Paul vs Mike Tyson. O famigerado youtuber tornado boxer vai lutar contra o antigo campeão de pesos pesados num combate que será transmitido em direto… na Netflix!
Apple & Cinema. Será que valeu a pena gastar 700 milhões de dólares em "Assassinos da Lua das Flores”, "Napoleão" e "Argylle"?
John Wick & Twilight. A Lionsgate vai continuar a expandir dois dos seus maiores franchises com novas séries de televisão. No caso dos vampiros, o projeto será de animação.
Bampire. O novo filme de terror (sim, de terror) inspirado na história de Bambi vai ser um misto de “Evil Dead 2” e “Quem Tramou Roger Rabbit?”.
🎥 Let’s look at the trailer
3 Body Problem (Série, Netflix)
Fallout (Série, Prime Video)
Inside Out 2 (Cinema)
Sugar (Série, Apple TV+)
The Idea of You (Filme, Prime Video)
STEVE! (martin) (Documentário, Apple TV+)
The Wild Robot (Cinema)
The Garfield Movie (Cinema)
Enviem as vossas sugestões para vaisgostardisto@madremedia.pt ou deixem nos comentários.
SIGAM-NOS NAS REDES SOCIAIS
Instagram, Twitter e TikTok em @vaisgostardisto
Subscreve o nosso canal de YouTube em @vaisgostardisto