No episódio do podcast desta semana, o foco está apontado a “Os Excluídos”, filme do aclamado realizador Alexander Payne que estreou esta semana nas salas portuguesas. Com cinco nomeações aos Óscares, esta comédia dramática já valeu estatuetas aos atores Paul Giamatti e Da'Vine Joy Randolph na última edição dos Globos de Ouro e figura em quase todas as listas dos melhores filmes de 2023.
Ouve o episódio de “Os Excluídos” aqui.
Poder-se-á dizer que "Os Excluídos" marca uma reunião em falta de quase 20 anos entre o realizador Alexander Payne ("Os Descendentes") e o ator Paul Giamatti ("Cinderella Man"). A primeira colaboração de ambos ("Sideways", 2004) acabou com cinco nomeações aos Óscares (apenas Payne acabaria por ganhar na categoria Melhor Argumento Adaptado) e o filme, uma dramedy fermentada a muita uva e amizade, não só conquistou a crítica como as querelas contra um determinado tipo de casta galgaram as fronteiras da 7 Arte — ainda hoje, passadas duas décadas, o icónico ataque de raiva da personagem de Giamatti ("I am not drinking any f*****g Merlot!") faz mexer com a indústria do vinho na Califórnia.
Agora, não há uma viagem por regiões vinícolas para o último hurrah! de solteiros, mas há novamente uma história de personagens (como de resto em qualquer filme de Alexander Payne). Neste caso, de três pessoas solitárias e náufragas num colégio privado em regime de internato só para rapazes na região de Nova Inglaterra, nos EUA, durante umas geladas férias escolares de inverno nos anos 70.
Giamatti é o protagonista e dá vida a Paul Hunham, um professor rezingão de História Antiga universalmente detestado por alunos e professores que fica retido no colégio onde dá aulas. Mais concretamente, é obrigado a ficar no campus durante as férias de Natal para cuidar dos poucos alunos que não têm para onde ir — castigo e penitência por ter chumbado um aluno cujo pai "patrocinou" o ginásio da escola.
Todavia, graças a um milagre digno da época — um pai rico levou todos os alunos que não tinham para onde ir para uma pomposa instância de esqui — o grupo heterogéneo de rapazes sob os cuidados do professor Hunham é rapidamente reduzido a apenas um: Angus Tully (interpretado por Dominic Sessa na sua estreia no cinema). Angus é um jovem de 15 anos inteligente e com um futuro promissor, mas, como qualquer adolescente, está a dar o seu melhor para lidar com uma série de dinâmicas familiares complicadas.
Ainda assim, o elenco principal desta história só fica completo com a chegada de um terceiro elemento: Mary Lamb (Da'Vine Joy Randolph), a cozinheira-chefe da cantina do colégio, cujo único filho foi morto recentemente no Vietname. De coração enlutado, a mãe opta por passar o Natal naquele que foi o último sítio que partilhou com o filho.
Ainda assim, o elenco principal desta história só fica completo com a chegada de um terceiro elemento: Mary Lamb (Da'Vine Joy Randolph), a cozinheira-chefe do colégio, cujo único filho foi morto recentemente no Vietname. De coração enlutado, a mãe opta por passar o Natal naquele que foi o último sítio que partilhou com o filho. E deixado à sua própria sorte numa escola grande e vazia, este trio improvável vai aprender e reaprender a sentir muita coisa. Nomeadamente o sentido de amor e família numa época muito específica, que está a levar algumas pessoas questionar se não estamos perante um novo clássico de Natal — algo que o realizador não fez de forma intencional e um ponto que gera alguma discórdia, uma vez que há quem não concorde com esta visão, pois tem "Os Excluídos" mais como um futuro clássico moderno estilo "Sideways", que se vê e revê ao longo dos anos. A verdade é que, provavelmente, é um pouco de ambos.
Nos créditos finais, falámos do espetáculo do Super Bowl, Mr. e Mrs. Smith (Prime Video), a terceira temporada de Sunderland Até Morrer (Netflix), The New Look (Apple TV+) e Bob Marley: One Love (estreou nos cinemas esta semana).
🎞️ Créditos Finais
O que se passou na cultura pop?
Duna: Parte II. As primeiras reações do filme de Denis Villeneuve já saíram e não podiam ser mais positivas: “de fazer cair o queixo”, “um dos melhores filmes de ficção científica de sempre”, “uma sequela espetacular”, só para citar algumas.
Madame Web. Será que esta incursão pelo universo do Homem-Aranha com Dakota Johnson é assim tão má como a Internet sugere? A julgar pelo que se escreve, parece que sim.
Quarteto Fantástico. Já é conhecida a família do novo reboot da Marvel: Pedro Pascal vai ser o Sr. Fantástico, Vanessa Kirby a Mulher Invisível, Joseph Quinn (o Eddie Munson de “Stranger Things”) será Tocha Humana e Ebon Moss-Bachrach (o Richie Cousin de “The Bear”) vai interpretar Ben Grimm (aka A Coisa).
Shakira. A colombiana anunciou um novo álbum (“Las Mujeres Ya No Lloran”), a ser editado no final de março.
Suits 2.0. Stephen Amell (“Arrow”) vai liderar o elenco do spin-off da série dos advogados mais bem vestidos de Nova Iorque (atualmente disponível na Netflix e um fenómeno de popularidade nos EUA).
Napoleão. O filme de Ridley Scott com Joaquin Phoenix e Vanessa Kirby, nomeado para três Óscares, já tem data de estreia na Apple TV+: dia 1 de março.
True Detective: Night Country. A quarta temporada ultrapassou a primeira e é a mais vista desta série de antologia. O que nos leva a sugerir, caso ainda não o tenhas feito, uma passagem pelo episódio do nosso podcast sobre o tema.
🎥 Let’s look at the trailer
Super Bowl (compilação com todos os trailers revelados durante o evento)
Deadpool & Wolverine (Nota: bateu recordes mundiais após o seu lançamento no domingo, atingindo 365 milhões de visualizações em 24 horas)
Godzilla x Kong: O Novo Império (Filme, cinema)
O Reino do Planeta dos Macacos (Filme, cinema)
A Donzela (Filme, Netflix)
Formula 1: Drive to Survive (Série, Netflix, T6)
Sasquatch Sunset (Filme, cinema)
Wicked (Filme, cinema)
Enviem as vossas sugestões para vaisgostardisto@madremedia.pt ou deixem nos comentários.
SIGAM-NOS NAS REDES SOCIAIS
Instagram, Twitter e TikTok em @vaisgostardisto
Subscreve o nosso canal de YouTube em @vaisgostardisto