O episódio do podcast desta semana é dedicado a “O Problema dos 3 Corpos”, série da Netflix que marca o regresso de David Benioff e D.B. Weiss, dupla conhecida por ter adaptado os livros de “A Guerra dos Tronos” para a HBO.
“O Problema Dos 3 Corpos” é… intrigante! Carrega já em play para começares a ouvir o episódio.
Depois do final controverso de "A Guerra dos Tronos", os criadores David Benioff e D.B. Weiss uniram-se a Alexander Woo (argumentista de “True Blood” e “The Terror”) para adaptar “O Problema dos Três Corpos”, romance multipremiado de ficção científica do autor chinês Liu Cixin. A obra, a primeira de uma trilogia de que até Barack Obama é fã, já inspirou uma série de 30 episódios em 2023, produzida pela Tencent, gigante da internet chinesa e uma das empresas mais valiosas do mundo. A produção americana, no entanto, segue um caminho próprio e é bem diferente.
A história da série começa na China dos anos 60, quando uma jovem cientista toma uma decisão que vai influenciar a vida na Terra nos próximos 400 anos. A ação conduz o espetador por entre mistérios que desafiam a física, ao aparecimento de capacetes futuristas com tecnologia de Realidade Virtual alienígena e à exploração de relações humanas que se revelam tão complexas quanto as questões científicas que a narrativa nos coloca.
Para conseguir contar tudo isto, os três criadores (Benioff, Weiss e Woo) receberam a bênção do autor Liu Cixin para tomar algumas liberdades para que a série da Netflix apelasse a uma audiência a nível global. Parte dessas mudanças passaram por fazer alterações cronológicas e geográficas, outras pela internacionalização de algumas personagens.
No livro, a história foca-se num pequeno grupo de físicos chineses que é deixado à sua mercê para descobrir o que está afetar a mente dos cientistas mais brilhantes do mundo. Na série, o grupo de físicos encarregue desta missão está em Oxford, é multicultural e a história (na atualidade) é passada no Reino Unido.
"Esta é acima de tudo uma narrativa sobre a humanidade, a sua luta contra um mistério aparentemente sem solução que leva a uma crise existencial," justificou David Benioff ao site Tudum. “Por isso, quisemos representar, tanto quanto possível, toda a humanidade. Pessoas do mundo inteiro. Procurámos um elenco diverso e internacional para refletir a ideia de que esta luta não é de um só país, mas sim uma luta global pela sobrevivência”, afirma.
“Livros e televisão são meios diferentes”, completa o showrunner Alexander Woo, outro dos criadores da série da Netflix, relativamente ao tema livro vs série, e as suas diferenças. “A experiência de ver uma série é diferente de ver um filme, [e essa] difere muito da experiência de ler um romance. O nosso objetivo é transpor para o ecrã a sensação – mesmo que não sejam necessariamente os detalhes exatos – transmitida pela obra literária. O que esperamos manter é o sentido de espanto e a amplitude, a escala, em que os problemas já não são apenas de um indivíduo ou de uma nação, mas sim de toda uma espécie”.
Os oito episódios de “O Problema dos Três Corpos” já se encontram disponíveis na Netflix.
Nos Créditos Finais falámos sobre 4 filmes (Monkey Man, Back to Black, Civil War e Challengers) e 4 séries (Ripley, Sugar, Fallout e The Sympathizer) a ter debaixo de olho em abril, de Palm Royale (Apple TV+) e Physical: 100 (Netflix).
🎞️ Na Internet, no mundo e na cultura pop
Duna: Parte 2. Steven Spielberg para Denis Villeneuve em podcast: “É um dos filmes de ficção científica mais brilhantes que já vi”.
Dia Mundial do Teatro. O SAPO24 falou com três atores sobre o estado da sua profissão e da sua arte.
Madonna. A célebre interprete de “Like A Virgin” vai dar um megaconcerto na praia de Copacabana, no Brasil, para um milhão de pessoas. A melhor parte para quem pode assistir? Vai ser gratuito.
Inteligência Artificial. O debate sobre a IA intensificou-se no Reino Unido depois de uma das estrelas do musical “Mamma Mia!” ter sido “substituída” pela tecnologia.
Martin Scorsese. O icónico realizador vai supervisionar uma série de documentários que vão falar de várias figuras da nossa história como Joana d’Arc e Maria Madalena.
0-0-7. Pierce Brosnan aprova Aaron Taylor-Johnson como próximo agente secreto do MI-6.
Daniela Melchior. A atriz portuguesa levou ao talk show de Kelly Clarkson uma bandeja… cheia de pastéis de nata!
Sean ‘P. Diddy’ Combs. Agentes federais fizeram buscas à casa do produtor e rapper americano. Rusga acontece depois de no final de fevereiro ser novamente acusado de abuso e assédio sexual.
Twilight. Kristen Stewart tem uma nova perspetiva sobre o romance de 'Crepúsculo' com Edward: "Eu teria acabado logo com ele."
🎥 Let’s look at the trailer
Enviem as vossas sugestões para vaisgostardisto@madremedia.pt ou deixem nos comentários.
SIGAM-NOS NAS REDES SOCIAIS
Instagram, Twitter e TikTok em @vaisgostardisto
Subscreve o nosso canal de YouTube em @vaisgostardisto