Neste episódio duplo especial do nosso podcast, o João Dinis, o Miguel Magalhães e a Mariana Santos receberam no estúdio o Guilherme Fonseca e o Pedro Silva do podcast "Private Joke" para eleger um TOP e descobrir os melhores filmes de 2023.
Ouve aqui o episódio sobre “O Melhor de 2023 - Parte I (com Private Joke)”
Como reza o provérbio: “não há duas sem três”. Portanto, antes de nos sentarmos à mesa com a família e amigos e de nos empanturrarmos com as deliciosas iguarias típicas das festividades do Natal, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos dois anos, estamos de volta com um episódio duplo especial na companhia do Guilherme Fonseca e do Pedro Silva, autores do podcast “Private Joke”, para fazer um "Especial Best of" sobre o que melhor se fez no cinema e na televisão em 2023.
O episódio está dividido em duas partes: a Parte I é sobre filmes, a Parte II será sobre séries. A primeira já está disponível para ouvires nas tuas plataformas de eleição e a segunda sai na próxima semana, dia 28 de dezembro.
E tal como no ano passado, o João Dinis pediu a todos que enviassem o seu TOP10 do ano individual, para depois somar pontos por ordem de preferência e chegar a um TOP5 final global. Ou seja, depois de receber as listas de cada um, da posição 1 a 10, somou, respetivamente, 200, 150, 100, 80, 60, 45, 30, 20, 10 e 5 pontos. Depois, fez as contas. E este foi o resultado.
Best of Filmes de 2023: Acho Que Vais Gostar Disto & Private Joke:
Oppenheimer
Barbie
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
Assassinos da Lua das Flores
Guardiões da Galáxia - Vol. 3.
Revelado o nosso TOP, passamos a bola para o vosso lado. O que acham dos filmes da lista? Merecem fazer parte dos melhores ou sentem que faltam outras estreias? Contem-nos tudo nos comentários ou através das nossas redes sociais!
Ainda continua a valer. Não se esqueçam que até ao final de dezembro podem aproveitar para ir ao cinema com 40% de desconto na compra de dois bilhetes em bilheteiras físicas do Cinema City com o código AQVGD40!
Estreias recentes para veres no Natal
Saltburn (Prime Video). O novo filme de Emerald Fennell (realizou “Uma Miúda com Potencial” e interpretou Camilla Parker Bowles em “The Crown”) mergulha no privilégio e drama das classes da sociedade britânica. Estreou esta sexta-feira na plataforma da Amazon e durante muitos meses andou no radar dos críticos (e há quem o veja como um dark horse nos Óscares).
Maestro (Netflix). A pegar na história de Leonard Bernstein, figura icónica da cultura americana, está um Bradley Cooper em modo cineasta: Cooper realiza, produz, escreve (a meias com Josh Singer, o guionista de “Spotlight”) e dá vida ao energético e prodigioso homem da batuta que tanto compunha música clássica como ligeira. A transformar o solo de Bradley Cooper num dueto está a britânica Carey Mulligan, que dificilmente escapará a uma terceira nomeação nos Óscares. É um dos melhores filmes do ano e depois de ter estado nas salas de cinema já está disponível na Netflix.
Rebel Moon - Parte 1: A Menina do Fogo (Netflix). Num registo completamente diferente das duas sugestões anteriores, o novo filme de Zack Snyder, como salienta a crítica do Washington Post, é um “Star Wars” em esteróides. E há uma razão para isso: é que a Snyder escreveu o filme como fazendo parte do universo das estrelas, mas a Disney rejeitou o guião. Então, Snyder reescreveu o argumento, passou a “original” e a Netflix abriu os cordões à bolsa. O resultado é um festim visual já disponível para consumo.
Plano de Família (Apple TV+). A nova comédia de ação de Mark Wahlberg é o filme mais visto de sempre da plataforma da maçã. Estreou no dia 15 e Portugal não foge à tendência, uma vez que, por cá, é o filme mais visto da AppleTV+. A história segue Dan Morgan (Wahlberg), um pai de família pacato dos subúrbios que a mulher gostava que fosse mais “excitante”. O que ela não sabe é que o marido é… um ex-assassino.
Créditos Finais
Barbie. Margot Robbie é a estrela do mundo cor-de-rosa, mas na canção “I’m Just Ken” é Ryan Gosling quem brilha. E para a delícia dos fãs da música, acabou de ser lançado um EP com três versões inéditas do hit — uma acústica, outra natalícia e uma versão pop. Para ouvires no Spotify e nas plataformas habituais.
Morangos com Açúcar. A Prime Video e a TVI revelaram que a estreia dos novos episódios vai acontecer novamente em simultâneo na Prime Video e TVI a 1 de janeiro.
One Piece. A Netflix anunciou via teaser que está a preparar um remake de animação da famosa saga — e que o estúdio responsável será o mesmo de “Attack on Titan”.
Feira do Livro de Lisboa. Já são conhecidas as datas para 2024. E já que o tema é livros, o The Guardian fez uma lista com os melhores de 2023 e o SAPO24 uma lista com várias sugestões do que dar neste Natal a quem gosta de ler.
Da Weasel e Ornatos Violeta. A Doninha vai estar no Sudoeste em 2024 — naquilo que é um regresso, uma vez que estiveram na primeira edição, em 1997. Já a banda portuense vai celebrar os 25 anos de “O Monstro Precisa de Amigos” no MEO Marés Vivas em 2024.
Marvel. O estúdio dos super-heróis demarcou-se oficialmente de Jonathan Majors (Kang, o Conquistador), declarado culpado de agressão a ex-namorada.
What We Do in the Shadows. A aventura dos vampiros de Staten Island vai chegar ao fim. A sexta temporada, a próxima, será a última.
Let’s look at the trailer
IF (Cinema, filme de família escrito e realizado por John Krasinski e interpretado por Ryan Reynolds e - a voz - Steve Carell)
Expats (Minissérie da Prime Video com Nicole Kidman, da realizadora de “The Farewell”)
Love Lies Bleeding (Cinema indie da produtora A24 com Kristen Stewart, Ed Harris, Dave Franco)
The Kitchen (Netflix, filme co-realizado por Daniel Kaluuya e passado numa Londres distópica)
Echo (Série da Marvel Studios, Disney+)
The Regime (Minissérie, HBO Max, com Kate Winslet e Hught Grant)
Enviem as vossas sugestões para vaisgostardisto@madremedia.pt ou deixem nos comentários.
SIGAM-NOS NAS REDES SOCIAIS
Instagram, Twitter e TikTok em @vaisgostardisto
Subscreve o nosso canal de YouTube em @vaisgostardisto