Se lhe fosse dada a opção de viver uma versão diferente da sua vida, fá-lo-ia? Imagine que entrava numa grande caixa negra, abria uma porta e por detrás desta estava uma versão do nosso mundo em que tinha a possibilidade de resolver e corrigir os “e se” do passado. Estando essa hipótese em cima da mesa, abria a porta ao desconhecido e arriscava?
É mais ou menos este exercício que Matéria Escura, série de ficção científica da Apple Tv +, propõe. Baseada no bestseller com o mesmo nome de Blake Crouch (autor dos livros “Wayward Pines”), que adapta o seu próprio romance, este thriller sci-fi é uma conversa sobre escolhas e sobre o quão longe somos capazes de ir para reivindicar a vida com que sonhamos.
Tal como no livro, a série segue Jason Dessen (interpretado por Joel Edgerton), um físico, professor e homem de família que, numa noite, enquanto caminhava pelas ruas de Chicago depois de passar umas horas no seu bar local a afogar frustrações, é raptado por um homem mascarado misterioso, que lhe sussurra ao ouvido: “Estás satisfeito com a tua vida?”. A seguir, “apaga”.
Quando dá por si, Jason está rodeado de estranhos. Ele não se lembra de como ali foi parar, os seus amigos pensam que é outra pessoa, a sua mulher está diferente. No fundo, ninguém se lembra da vida que partilham juntos. Para baralhar ainda mais as contas, Jason descobre que neste mundo não é um mero professor de física, mas sim um génio famoso que conseguiu algo verdadeiramente notável e, pensava ele, impossível.
Preso neste labirinto de realidades, Jason embarca numa viagem angustiante, de porta em porta, por um aparente infinito multiverso com versões diferentes do seu mundo. E, apesar de determinado em fazer de tudo para regressar à sua verdadeira família, a jornada não se avizinha fácil, uma vez que vai ter de enfrentar o inimigo e vilão mais aterrador que consegue imaginar e o qual não consegue surpreender ou enganar: ele próprio.
O nosso veredicto: apesar de toda a ficção científica presente, esse não é o verdadeiro veículo condutor da história. Há muita ciência e teoria que vão deixar os fãs do género interessados, claro, mas Matéria Escura é muito mais do que isso. É uma reflexão sobre existencialismo, de arrependimentos, e de perceber e testemunhar o que um homem está disposto a fazer para a recuperar a vida que lhe roubaram.
Os nove episódios da temporada já se encontram todos disponíveis no Apple TV+.
Mais duas recomendações em jeito de Créditos Finais
No cinema: The Bikeriders
Austin Butler, Jodie Comer e Tom Hardy são os protagonistas do novo filme de Jeff Nichols, realizador de “Fuga” e “Procurem Abrigo”. A história segue os Vândalos, um grupo de motociclistas fundado por um homem chamado Johnny (Tom Hardy), que cresce demasiado e acaba por se transformar num verdadeiro gangue. Curiosidade: os Vândalos não existiram e é obra de ficção, mas as personagens do filme são baseadas em pessoas reais.
No streaming: “I Am OK?” (Max)
Este pequeno indie sobre uma mulher de 32 anos que está a descobrir a sua sexualidade apareceu em 2022 no Festival Sundance e estreou há umas semanas na Max. O guião é comovente, engraçado e intimista e faz-nos perceber que é OK estarmos encalhados. Só porque estamos na casa dos 30 não quer dizer que tenhamos de ter as respostas todas. Depois, a química e talento das duas protagonistas - as atrizes Dakota Johnson e Sonoya Mizuno - é mais do que suficiente para nos cativar e torcermos durante uma hora e meia pela sua amizade e objetivos.
📚 Sugestões de leitura
A MadreMedia, responsável pelo clube de leitura É Desta Que Leio Isto e da marca Acho Que Vais Gostar Disto, tem disponibilizado no SAPO24 o primeiro capítulo ou outro excerto de livros recentemente publicados ou prestes a ser lançados. De seguida, deixamos algumas das nossas sugestões destas pré-publicações que saíram nos últimos dias:
“Cantagalo” — Ambientado no começo do século 20, "Cantagalo" conta a trajetória de uma família brasileira marcada por um casamento arranjado incomum, entre a herdeira de uma fazenda de café e o filho de uma escravizada. Um livro sobre a história do casal, das suas descendentes e dos seus agregados que traz também desdobramentos sociais e psicológicos da forma social escravista, feridas que permanecem abertas no Brasil atual. Fernanda Teixeira Ribeiro, a autora, venceu a última edição do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa.
A colocar na agenda: O É Desta Que Leio Isto conta com o escritor, jornalista e argumentista Rui Cardoso Martins no próximo encontro, para uma conversa sobre o seu romance “As melhoras da morte”. Deixamos o convite para que se junte às leituras no dia 17 de julho (quarta-feira), pelas 21h00. Saiba mais aqui.
Também para ler: Na vida de Katherine Vaz cruzam-se as influências de dois países: os EUA e Portugal. Para a escritora, as raízes lusas são fonte de inspiração para os romances que escreve e que retratam o país no estrangeiro. Inspirado em factos reais, o livro “A Linha do Sal” traz uma história de amor e imigração entre Maria e John Alves. O SAPO24 falou com a autora, que garante que uma obra assim não se escreve sem pesquisa tradicional e que o sucesso se faz das conversas entre leitores para promover livros.
🎞️ Na Internet, no mundo e na cultura pop
The Bear. A terceira temporada estreou esta quinta-feira nos EUA (estreia em Portugal a 17 de julho no Disney+). Por ocasião, os atores Jeremy Allen White (Carmy) e Ebon Moss-Bachrach (Richie) falaram ao The Hollywood Reporter sobre o final devastador da segunda temporada e do que aí vem.
As melhores séries. A revista Variety fez um top com o melhor que se fez para a televisão e streaming em 2024 (até agora).
Khaby Lame. A pessoa com mais seguidores do TikTok vai ter uma minissérie que vai mostrar as suas aventuras pelos EUA (chama-se "Khaby Is Coming to America"). No entanto, o maior sonho a perseguir é outro: conquistar os Óscares!
Jon Stewart sobre o debate presidencial. “Isto não pode ser a vida real!”. O anfitrião do "The Daily Show" deu a sua opinião sobre o primeiro debate presidencial de 2024 entre Joe Biden e Donald Trump.
Wonder Man. Kevin Feige, o patrão da Marvel, revelou que a nova série dos super-heróis vai ser “diferente” de tudo o que fizeram.
Michael Jackson. Revelados documentos que sustentam a tese de que o Rei da Pop estava numa situação financeira difícil na altura da sua morte. Segundo o The Guardian, Jackson tinha dívidas superiores a mais de 500 milhões de dólares.
“Homem com Mil Filhos”. A história real da minissérie de três episódios da Netflix, que se desenrola como true crime, mas que a cada episódio revela novos desenvolvimentos bizarros.
🎥 Let’s look at the trailer
Séries
Tulsa King (teaser T2)
A Good Girl's Guide to Murder (Netflix)
Filmes
Time (com Tom Hanks e Robin Wright, do realizador Robert Zemeckis)
Flight Risk (de Mel Gibson, com Mark Wahlberg e Michelle Dockery)
My Old Ass (com Aubrey Plaza)
Wolverine VS Sabretooth (com Ryan Reynolds e Hugh Jackman)
Enviem as vossas sugestões para vaisgostardisto@madremedia.pt ou deixem nos comentários.