Neste episódio, Miguel Magalhães, Mariana Santos e João Dinis conversam sobre “Invincible”, série de super-heróis da Prime Video que estreia a sua segunda temporada nesta semana. Criada pelo mesmo autor que nos trouxe “The Walking Dead”, “Invincible” tem um elenco de luxo e não é a "típica" série de super-heróis.
Ouve aqui episódio de “Invincible”
A descrição na Prime Video vai direta ao assunto e faz em poucas linhas as apresentações necessárias ao tema central do episódio desta semana: “Invincible” é uma série de animação para adultos que gira à volta de Mark Grayson, um adolescente de 17 anos que é igual a qualquer outro rapaz da sua idade — tirando a parte em que o pai é o super-herói mais poderoso do planeta.
Tendo por base a BD de Robert Kirkman (“The Walking Dead”), Cory Walker e Ryan Ottley, a série estreou em 2021 na plataforma de streaming da Amazon e não tardou a conquistar o público e a crítica (tanto que foi cedo renovada para mais duas temporadas). Os elogios foram muitos e variados, mas no geral fazem lembrar o que foi dito acerca do outro hit do género da casa (“The Boys”): os super-heróis são super, mas nem sempre heróis — e nem tudo se limita ao velhinho bom vs mal.
O que não é a mesma coisa que dizer que “Invincible”, quando chega altura de parodiar os estereótipos dos super-heróis, seja igual a “The Boys. “Eventualmente tens algumas personagens que dão mais para essa parte, mas eu não senti que estivessem ali constantemente a querer fazer uma paródia daquilo que são os universos dos super-heróis”, diz Miguel Magalhães.
Sobre a história em si, Miguel nota que não é diferente de outras que contam as origens de jovens super-heróis. Mas o modo como esta explora a relação familiar e as dúvidas de um adolescente que tenta ser um super-herói crescido é diferente das outras — e o que o faz gostar da série. "É o tu, de repente, teres de lidar com expectativas do teu pai ser um super-herói e de como é que tu te revês nisso, se te vais tornar no teu pai ou não. A série mistura muito isso. Aquilo que é o percurso de um adolescente a tentar ser um adulto e um super-herói ao mesmo tempo", conta.
Este consenso positivo é partilhado por Mariana Santos e pelo João Dinis, que gostaram igualmente da série. A primeira, "por haver uma linha ténue entre o que é ser um super-herói e um vilão" e o "facto de os super-heróis não serem só aquelas pessoas boas, que é muitas vezes a perspetiva que nos é mostrada"; o segundo, pelo modo como desconstrói a maneira como as histórias de super-heróis são contadas. "Ainda que o 'Invencível' o faça de uma maneira mais tradicional que 'The Boys'", realça.
Claro, para ter atingir todo este sucesso, ajuda muito ter um elenco de luxo. Uma visita rápida à página do IMdB facilmente constata que o difícil é encontrar uma cara desconhecida — mesmo que nem saibamos o nome dos atores. No papel principal, Steven Yeun (“The Walking Dead”, “Beef”) é a estrela mais cintilante por captar de forma bem convivente a insegurança e arrogância adolescente. Mas Sandra Oh (a mãe humana), J.K. Simmons (o pai com poderes), Gillian Jacobs (“Community”), Zachary Quinto (“Star Trek”), Zazie Beetz (“Atlanta”) ou Seth Rogen (que também é produtor) ajudam a completar (parte) deste quadro talentoso de vozes.
A primeira temporada completa de “Invincible” está disponível na Prime Video e esta sexta-feira, 3 de novembro, estreou o primeiro episódio da segunda. Daqui para frente, até 24 de novembro, sai um episódio semanal novo. Já os quatro últimos episódios da temporada regressam no início de 2024.
Ouve o episódio do Acho Que Vais Gostar Disto na Apple Podcasts, Spotify e Popcasts.
Na nossa rubrica Créditos Finais, falamos da morte de Matthew Perry, de sugestões dos ouvintes, dos 20 anos de “Love Actually”, da série “Special Ops: Lioness” (SkyShowtime) e de “Jeanne du Barry - A Favorita do Rei” (Cinema).
Celebrar o Dia Mundial do Cinema com a Zomato
Para celebrar o Dia Mundial do Cinema (5 de novembro), vamos fazer um passatempo em que vamos oferecer 5 cupões de oferta de delivery e 5 ofertas de 1 mês de Zomato Pro, o serviço de subscrição da marca que traz uma série de vantagens - podes descobrir como no nosso Instagram.
Créditos Finais
Gilberto Gil no Coliseu do Recreios. Na primeira de duas noites no Coliseu dos Recreios (primeira de três em Portugal), o ex-ministro da Cultura no Brasil trouxe a Lisboa a família, a alegria e canções que misturam samba com rock n' roll. E segundo Paulo André Cecílio, provou que a idade não é um posto, é um estado de espírito. Para ler no SAPO24.
Muita Bárbara e pouca Bandeira no Campo Pequeno. Ainda na música, Paulo André Cecílio é da opinião que aquilo que deveria ter sido uma noite de consagração, pareceu ser apenas mais uma noite. Anunciado há quase um ano, o concerto contou ainda assim com sala lotada e muitas gargantas já afinadas ao som de “Finda”, o seu disco de estreia, lançado no início deste mês. Para ler SAPO24.
Beatles. “Now and then” é o novo single da icónica banda de Liverpool. Lançada cinquenta anos depois da separação dos "The Fab Four", a canção foi escrita nos anos 70 — sendo que a voz de John Lennon está de volta graças à Inteligência Artificial. Ouve no Spotify ou na Apple Music.
Leituras. Há um novo espaço para Ler Devagar num prédio de três andares no Bairro Alto, em Lisboa.
Matthew Perry. Já são conhecidos os resultados das primeiras análises efetuadas ao ator de “Friends”, que morreu no sábado.
Regressos HBO. A segunda temporada de House of the Dragon já tem data de estreia: 2024, no início do próximo verão. Já sobre The Last of Us, soube-se que a rodagem da segunda temporada começa em 2024, mas a estreia dos novos episódios só acontecerá em 2025.
Prison Break. Vem aí “um novo capítulo” da saga na Hulu, sendo a série liderada pelo criador de “Mayans M.C”. Ainda não se sabe muito, mas parece que não vai contar com os protagonistas do passado.
Crise na Marvel? Esta é a questão que a revista Variety faz numa longa reportagem que aborda a polémica em torno do ator Jonathan Majors, as filmagens extra para o filme "The Marvels", e a possibilidade de a Marvel estar a equacionar trazer de volta os Vingadores originais.
Universo Yellowstone. A quinta temporada ficou pendurada a meio, mas a Paramount veio agora esclarecer que a estreia dos últimos episódios de "Yellowstone" deve acontecer em novembro de 2024. No entanto, apesar da espera, há mais dois spinoffs confirmados a caminho: “1944” e “2024”.
Bridgerton. Uma atriz diz que sofreu “dois surtos psicóticos” durante a rodagem da série — e condena a Netflix por não oferecer apoio.
Let’s look at the trailer
The Last Rifleman (Cinema)
The Bad Guys: A Very Bad Holiday (Netflix, animação)
Shogun (Disney+, épico de guerra no Japão feudal)
Kingdom of the Planet of the Apes (Cinema, é o quarto dos novos filmes)
The Fall Guy (Cinema, comédia de ação com Ryan Gosling e Emily Blunt)
Enviem as vossas sugestões para vaisgostardisto@madremedia.pt ou deixem nos comentários.
SIGAM-NOS NAS REDES SOCIAIS
Instagram, Twitter e TikTok em @vaisgostardisto
Subscreve o nosso canal de YouTube em @vaisgostardisto