Não percas! Ouve já este episódio no Spotify, na Apple Podcasts e em todas as outras plataformas habituais.
Segue o Acho Que Vais Gostar Disto no Instagram, no Twitter e no TikTok.
No episódio de hoje do podcast Acho Que Vais Gostar Disto vamos falar sobre “O Silo”, um original da Apple TV+ baseado na trilogia de romances distópicos de Hugh Howey.
Rebecca Ferguson (a mãe de Timothée Chalamet nos filmes "Duna" e a agente que acompanhou Tom Cruise nos filmes “Rogue Nation” e “Fallout” da saga Missão Impossível) é produtora executiva e protagoniza, ao passo que o guião e adaptação está a cargo de Emmy Graham Yost ("Band of Brothers", "Justified"), que também atua como showrunner.
E do que trata este "O Silo"? Como explica a sinopse oficial, é a história das últimas dez mil pessoas na Terra, que vivem numa espécie de “Cidade-Silo-Gigante” no subsolo do planeta a quilómetros de profundidade. E porquê? Essencialmente, para se protegerem do ambiente pós-apocalíptico do exterior. No entanto, ninguém sabe quando ou o porquê de o silo ter sido construído — apenas sabem que não podem pedir para ver o que se passa fora dele, pois se o fizerem as consequências podem ser fatais.
Ferguson é Juliette, uma engenheira das "máquinas" do "coração" do silo que procura respostas para aquilo que acredita ter sido um homicídio (e não um suicídio como as evidências sugerem). No entanto, Juliette estava longe de imaginar que vai cair num mistério muito mais profundo do que alguma vez poderia ter imaginado, levando-a a “descobrir que, se as mentiras não nos matam, a verdade fá-lo-á”.
Os três primeiros episódios (de 10) já estão disponíveis na Apple TV+ e os restantes vão sair semanalmente todas as sextas-feiras.
Nos créditos finais, a nossa rúbrica dedicada ao que andamos a ler, ver e ouvir, falámos ainda de:
Meg 2: O Regresso do Tubarão Gigante (Cinema, 3 agosto 2023)
The Great (Série, HBO Max)
Profjam - MDID (Novo disco do rapper português)
Flipping the Bird: Elon vs. Twitter (Podcast)
Boom! Boom! The World vs. Boris Becker (Documentário, Apple TV+)
Breve rescaldo spoiler free de Succession (HBO Max)
Ed Sheeran (+Tudo = Somado) (Documentário de 4 Partes, Disney+)
Emília (Série portuguesa, RTP Play)
Créditos finais
Para ler e recordar
Rita Lee. Morreu aos 75 anos aquela que foi uma das maiores figuras da música brasileira, autora de sucessos radiofónicos e voz de discos que qualquer melómano guarda na sua estante. Paulo André Cecílio escreve no SAPO24 porque não era confortável ser Rita Lee, mas ainda assim toda a gente queria ser Rita Lee.
Pré-publicação. Assinala-se, a 22 de maio, um ano da morte de Fernando Sobral. Poucos dias antes de deixar este mundo, o jornalista e colunista acabou a revisão da última versão de “O Jogo das Escondidas”. A história narra o Macau de 1923, altura em que é um território ignorado pelos portugueses, mas cobiçado por interesses internacionais. O SAPO24 publicou um excerto desta obra, editada pela Quetzal.
Para ouvir
Podcast. Vítor Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, é o convidado do anfitrião José Sá Fernandes neste episódio extra (e especial) do Lisboa e os Lisboetas, que pela primeira vez vai "viajar" pelo país. Podes ouvir aqui.
Jonas Brothers - The Album. O sexto álbum de estúdio da banda já anda está "cá fora". À Billboard, revelaram que é o melhor disco da sua carreira. Spotify | Apple Music
O que se passou no mundo da cultura pop e na Internet
Televisão nacional. Produção independente de TV portuguesa teve os seus melhores resultados desde 2013. (Público)
Seth Rogen. O ator diz que a inteligência artificial não consegue escrever "boa televisão". "Teria de se enfiar muita erva naquela coisa [para que conseguisse escrever boas séries]". (IndieWire)
A Plataforma. Ainda se lembram deste sucesso de 2019? A Netflix revelou há dias as primeiras imagens da sequela do filme espanhol mais popular de sempre da plataforma.
The Last of Us. A série da HBO já está a começar a sentir os efeitos da greve dos argumentistas. (Variety)
Tom Holland. O ator britânico revelou que a rodagem de "The Crowded Room" levou a que tivesse "um pequeno colapso mental". (Entertainment Weekly)
Dolph Lundgren. O Ivan Drago de “Rocky IV” e estrela de ação nas décadas de 80/90, fez saber que está a travar uma luta contra o cancro há vários anos. (Variety)
Disney. O CEO Bob Iger anunciou que nos EUA vai haver uma nova plataforma (ainda sem nome) de streaming que vai fundir os serviços Disney+ e Hulu numa só aplicação. (Deadline)
Eurovisão. Hannah Waddingham, a Rebecca de "Ted Lasso", virou "tesouro nacional" da noite para o dia depois de apresentar o programa. (The Guardian)
Recomendações para o fim de semana
Cidade em Chamas (Apple TV+). Série thriller escrita e produzida por Josh Schwartz e Stephanie Savage (responsáveis por "Gossip Girl" e "The O.C."). Inspirado no romance de Garth Risk Hallberg.
The Great (HBO Max). A 3.ª Temporada desta série (na sua essência uma sátira) sobre a ascensão de Catarina, a Grande, a soberana que mais tempo reinou na Rússia, estreia no sábado (dia 13).
Mal Viver/Viver Mal (Cinema). O filme do realizador português João Canijo, premiado este ano no Festival Berlim, já chegou às salas nacionais.
Air (Prime Video). A história de Ben Affleck e Matt Damon sobre a relação da Nike e Michael Jordan já está disponível no streaming em Portugal. (E nós até falámos destes eventos há bem pouco tempo no nosso podcast.)
Still (Apple TV+). Documentário que conta a história de Michael J. Fox, um miúdo baixinho canadiano que se tornou num ícone da cultura pop dos anos 80 — e que se manteve otimista mesmo depois de ser confrontado com uma doença incurável.
Let's Look at the Trailer
The Walking Dead: Dead City (AMC). Sim, a história continua. Agora, Maggie junta-se a Negan para criar uma violenta aliança.
Reality (HBO Max). Filme protagonizado por Sydney Sweeney, a Cassie de "Euphoria", que estreia no final do mês.
Foundation (Apple TV+). Teaser oficial da segunda temporada desta adaptação da saga de Isaac Asimov.
Spider-Man: Across the Spider-Verse (Cinema, 1 de junho). Trailer final da sequela do Melhor Filme de animação dos Óscares em 2019.
Poor Things (Cinema, data de estreia prevista para setembro). O realizador de "A Lagosta" juntou Emma Stone, Mark Ruffalo e Willem Dafoe para criar a versão feminina de Frankenstein.
No Meio da Multidão (Apple TV+). Thriller psicológico com Tom Holland, Amanda Seyfried e Emmy Rossum. Estreia a 9 de junho.
Run Rabbit Run (Netflix). Sarah Snook, a Shiv de "Succession", protagoniza o filme de terror de Daina Reid, a realizadora de "The Handmaid's Tale". Estreia 28 de junho. (PS: é engraçado - e estranho - ouvir o verdadeiro sotaque australiano da atriz.)