Numa tentativa de exigir salários mais justos aos grandes estúdios de Hollywood, os membros da Writers Guild of America (WGA) vão entrar hoje em greve, pela primeira vez desde 2007.
Pela primeira vez em 15 anos, os argumentistas de Hollywood vão parar a produção de conteúdos de vários estúdios como a Netflix, a Disney e a Warner Bros. Está previsto que se juntem à greve mais de 11 mil membros da Writers Guild of America (WGA), depois da associação ter partilhado, na última quarta-feira, que os estúdios e as plataformas de streaming não chegaram a um consenso depois de várias rondas de negociação.
Assim, na sequência de não se ter chegado a um acordo que garantisse um número de semanas fixo de emprego para os escritores de televisão, de terem sido bloqueadas tanto as propostas relativas à minimização do trabalho sem remuneração como as propostas para controlar a escrita com a ajuda de Inteligência Artificial (IA) em trabalho coberto pela WGA, a associação não viu outra opção senão protestar.
Mas quais são, concretamente, os motivos que levam à greve? A WGA define como principais objetivos reivindicativos os aumentos salariais e as necessárias mudanças estruturais num modelo de negócio onde é cada vez mais difícil ganhar a vida. De acordo com as estatísticas da WGA, nos últimos anos, e devido ao boom das plataformas de streaming, a remuneração média dos argumentistas e produtores diminuiu 4% (23% se ajustada à inflação atual).
"As empresas aproveitaram a transição para o streaming para reduzir os salários dos argumentistas e separar a escrita da produção, piorando as condições de trabalho dos argumentistas de séries, a todos os níveis", lê-se numa missiva da WGA de 14 de março, intitulada "Os argumentistas não estão a acompanhar".
Na declaração feita na quarta-feira passada, a WGA afirmou que o seu comité de negociação "iniciou este processo com a intenção de chegar a um acordo justo, mas as respostas dos estúdios têm sido totalmente insuficientes, tendo em conta a crise existencial que os guionistas enfrentam". Desta forma, entraram oficialmente em greve os milhares de guionistas que se sentem injustiçados por estas medidas, o que vai resultar numa paragem imediata da produção de muitos talk shows, filmes, séries de televisão e, possivelmente, atrasar o início de novas temporadas das mesmas.
Esta interrupção ocorre num contexto de extrema agitação económica e tecnológica em Hollywood, por via do crescente domínio dos serviços de streaming e do declínio das audiências das emissões tradicionais. Outro aspecto importante é ainda a crescente aposta na I.A. que gera ansiedade e incerteza sobre o futuro das profissões criativas, nomeadamente dos guionistas.
Por um lado, o impacto será imediato em certos programas como os talk shows noturnos, devido à forma como estes são escritos, com horários extremamente apertados de forma a captar a atualidade (sendo bastante provável que tenham de suspender por completo os episódios). Por outro lado, os produtores de séries de drama e comédia podem ser forçados a encurtar as suas temporadas ou a adiar por completo as filmagens e produção.
E o que dizem os estúdios? A Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), que representa os estúdios e os serviços de streaming nesta negociação coletiva, partilhou num comunicado que esta terminou sem acordo. Na sua explicação, a AMPTP disse que ofereceu uma "proposta [...] abrangente", contudo, os pontos cruciais para a WGA, como o tamanho mínimo da equipa de escrita e o número mínimo de horas de trabalho, permanecem inatingíveis.
Apesar das diferenças, ambas as partes afirmam estar dispostas a viabilizar um acordo, apesar de não terem data marcada para voltar às negociações.
Podcast Acho Que Vais Gostar Disto
Não percas! Ouve já este episódio no Spotify, na Apple Podcasts e em todas as outras plataformas habituais.
Neste episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto, o tema principal é a série #1 da Netflix em 86 países (que entretanto já foi renovada para uma segunda temporada): “A Diplomata”.
A história segue Kate Wyler (Keri Russell, que vimos em “The Americans”), uma mulher apontada de surpresa como a nova embaixadora norte-americana no Reino Unido — e logo em plena crise internacional com o Irão e quando esta menos esperava.
Créditos Finais
O que se passou no mundo da cultura pop e na Internet
Met Gala 2023. Nesta edição, o evento em que as estrelas e famosos chegam à red carpet do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art com vestidos exuberantes, celebrou o trabalho e a vida da estilista Karl Lagerfeld. As principais fotos podem ser vistas aqui.
Gladiador 2. Pedro Pascal está em conversações para fazer parte do elenco da sequela do original de Ridley Scott. (The Hollywood Reporter)
Air. O aclamado filme de Ben Affleck - do qual já falámos neste episódio do nosso podcast - vai ficar disponível na Prime Video no dia 12 de abril (pelo menos em 240 países, não havendo, para já, a informação se Portugal é um deles). (Variety)
Only Murders in the Building. Steve Martin revelou (sem querer?) a data de estreia da terceira temporada num espetáculo ao vivo: 8 de agosto. (Variety)
The Morning Show. A terceira temporada ainda não estreou, mas a quarta já foi confirmada pela AppleTV+. (The Hollywood Reporter)
Monster. A segunda temporada da série de antologia da Netflix e de Ryan Murphy vai focar-se nos irmãos Menendez, acusados de matar os pais em Beverly Hills. (The Hollywood Reporter)
Aerosmith. A icónica banda de rock liderada por Steven Tyler anunciou a tour de despedida, que vai ter início em setembro. (Pitchfork)
Willie Nelson. A lenda do country fez 90 anos e celebrou a data com dois concertos. (USA Today)
Netflix & Adam McKay. A plataforma de streaming comprou os direitos do novo filme ("Average Height") do realizador de "Don't Look Up!" e "Big Short". No elenco de luxo estão nomes como Robert Pattinson, Amy Adams, Robert Downey Jr., Forest Whitaker e Danielle Deadwyler. (Deadline)
Blade. Nic Pizzolatto, criador de "True Detective", vai assinar o argumento do filme da Marvel protagonizado por Mahershala Ali. (The Hollywood Reporter)
Para ler e ouvir
D'ZRT na Altice Arena. Foram um dos maiores fenómenos da música pop portuguesa. Regressados aos palcos com a promessa de uma viagem até às memórias de toda uma geração, os D'ZRT encheram a Altice Arena. Reportagem para ler no SAPO24.
The National - First Two Pages of Frankenstein. O nono álbum de estúdio do quinteto de indie rock conta com participações de Phoebe Bridgers, Sufjan Stevens e Taylor Swift. (Spotify | Apple Music)
Recomendações
Citdadel (Prime Video). É a segunda série de televisão mais cara de sempre e conta com Richard Madden (Robb Stark de "A Guerra dos Tronos") e Priyanka Chopra Jonas ("Quantico") nos principais papéis. Não é propriamente uma novidade no seu conteúdo, mas oferece muita ação e uma história de espionagem em linha com outros produtos da casa como "Jack Ryan" e "Reacher". (Trailer)
Let's Look at the Trailer
Gran Turismo (adaptação para cinema do clássico da PlayStation)
Rabo de Peixe (nova série portuguesa, que estreia a 26 de maio)
Next Goal Wins (Taika Waititi realiza, Michael Fassbender protagoniza. Filme que conta a história da equipa de futebol da Samoa Americana, famosa pela derrota contra a Austrália por 31-0 em 2001)