Na newsletter de hoje, não vamos falar do bife que por norma associamos a uma fatia de carne grelhada ou frita, mas sim do “Beef” da Netflix — que aparentemente é igualmente delicioso, pois promete dar satisfação com o desenrolar dos episódios. Porque é bem mais do que uma comédia dramática que segue dois estranhos que se veem num ciclo vicioso de retaliação depois de se envolverem num (quase) acidente de carro.
De certa forma, é algo que já está a acontecer, mas prevemos que vai continuar nas próximas semanas: muito falatório em torno de “Beef”, a nova dramedy da Netflix, que chegou à plataforma durante o fim de semana de Páscoa. As críticas têm sido muito positivas e os subscritores da gigante do streaming parecem estar a aderir.
Produzida pela A24 (produtora que parece ter olho para pegar em filmes inovadores com potencial para virarem clássicos — só este ano tinha nos Óscares “A Baleia” e “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”), a premissa desta série é fácil de explicar, apesar de ser bem mais complexa do que aparenta: há um beef (calão americano que significa lutar ou ser agressivo para com alguém) entre dois automobilistas que simplesmente não conseguem ultrapassar um quase-acidente que tiveram num parque de estacionamento de um hipermercado.
Criada por Lee Sung Jin (entre outras coisas escreveu vários episódios de “It’s Always Sunny in Philadelphia”), "Beef" pega na raiva que consome os dois protagonistas que habitam em Los Angeles, mas cuja vida não podia ser mais distinta: Amy (Ali Wong) é rica, bem sucedida e tem um casamento aparentemente com tudo para ser feliz; já Danny (Steven Yeun), além de viver com o irmão num apartamento modesto, é um “faz tudo” ao nível dos biscates e tem o sonho de construir uma casa para os seus pais coreanos.
Mas as diferenças não se ficam por aí. Amy, que já leva uma vida boa, está prestes a vender o seu negócio por um valor milionário; em contraste, Danny, por mais que tente e se esforce, não consegue juntar dinheiro nem ter o mesmo sucesso — e sem nada a perder, decide vingar-se da dona do Mercedes SUV branco do tal acidente no parque de estacionamento.
Porém, no meio da rixa e de todo o beef, há algo que os une: a sua incapacidade de fazer melhores escolhas e de evitar que entrem em colisão um com o outro. E mesmo que seja claro que ambos se sentem frustrados com a vida que levam, estão longe de ser unidimensionais ou “pessoas más”. E é por isso que estamos - o espetador - a torcer para que tomem as decisões que ultimamente sejam as melhores para eles. Só que isso é coisa mais fácil de dizer do que fazer, pelo que toda e qualquer decisão que tomam abre a porta ao caos.
A temporada completa tem 10 episódios (de 30 minutos, mesmo a pedir aquele binge maroto) e a qualidade segue em crescendo, melhorando à medida que a história evolui. E além de os protagonistas estarem excelentes, a série está repleta de mini-catástrofes emocionais hilariantes e muito bem escritas. A par, para quem gosta da boleia nostálgica, é tudo pintado com a distinção e irreverência musical dos anos 90. Há momentos que se desenrolam com a “The Reason” dos Hoobastank, “Today” dos The Smashing Pumpkin's, “Machinehead” dos Bush ou até “Lonely Day” dos System of a Down.
Conclusão: é um bom “Beef”, que pode ser consumido bem ou mal passado, pois é sem dúvida um dos melhores conteúdos a estacionar na Netflix nos últimos tempos.
Podcast Acho Que Vais Gostar Disto
Esta semana recebemos a dupla Iuri Pina e Rui Costa, conhecidos no universo YouTube e do Patreon nacional como “Os Primos”. Neste episódio, conversamos sobre os seus reacts aos youtubers portugueses, do seu espetáculo no Coliseu e até de um episódio caricato em que Ricardo Araújo Pereira (sim, o RAP) os recebeu em casa de tronco nu.
Podes ouvir este episódio do podcast no Spotify, na Apple Podcasts ou na Google Podcasts.
Já estamos no YouTube! ▶️
Já passaste pelo canal do Acho Que Vais Gostar Disto? Se o fizeres terás a oportunidade de ouvir os episódios ao mesmo tempo que vês as nossas carinhas a mexer! É diferente, noutro formato, mas com a irreverência de sempre. O que vais encontrar por lá? As discussões de filmes e séries habituais, bem como as entrevistas que já fizemos.
Subscreve o canal para não perderes os próximos episódios e outros conteúdos que vamos produzir no futuro.
Créditos finais
📱O que se passou no mundo da cultura pop e na Internet
Succession. Por aqui ainda estamos em choque com o último episódio (#3) — não vamos revelar o porquê, calma. Mas o realizador Mark Mylod já falou sobre o que se passou. Quem não viu e não quer spoiler, é ficar longe. (Variety)
Kim Kardashian. Confirmado: a socialite vai fazer parte do elenco da nova temporada de "American Horror Story" (e Emma Roberts também). (The Hollywood Reporter)
Stranger Things. A Netflix deu luz-verde para se avançar com uma série de animação baseada no mundo criado por Matt e Ross Duffer. (Collider)
Arcane. O CEO da Riot Games (a produtora do jogo que deu origem à série) revelou que a segunda temporada não será lançada antes de 2024. (Reddit)
Super Mario Bros. Movie. Esta adaptação do famoso canalizador dos videojogos é um sucesso tremendo: o filme de animação fez 377 milhões de dólares (!!!) em bilheteira a nível mundial e bateu todos os recordes para um fim de semana. (Variety)
Star Wars. Daisy Ridley vai voltar a interpretar Rey na saga das estrelas. O novo filme segue os acontecimentos de "A Ascensão de Skywalker" (2019) e irá focar-se em Rey enquanto líder de uma nova Ordem Jedi. (Variety)
Timothée Chalamet. O ator de "Duna" vai mesmo cantar no biopic de Bob Dylan. (The Wrap)
Pedro Pascal. É um dos atores mais prolíficos da atualidade ou não protagonizasse dois sucessos a nível mundial: "The Last of Us" e "The Mandalorian" (Disney+). Mas alguém ainda se lembra que em 1999 entrou em "Buffy, a Caçadora de Vampiros"? Um olhar pelo início da sua carreira televisiva de "Pedro Balmaceda. (Collider)
Não é para eles. Estes 10 realizadores (bem conhecidos) nunca fizeram um filme de ficção científica ou de fantasia. (Collider)
Coachella. O festival vai transmitir todos os concertos no seu canal de YouTube.
Star Wars Celebration. Foram quatro dias em que se celebrou "A Guerra das Estrelas". Anunciaram-se novas séries, filmes e muitas outras novidades. Tudo o que precisas de saber sobre o SWCE 2023 neste link.
Let’s Look at the trailer
The Marvels (Cinema). O novo filme da MCU que junta a Capitã Marvel (Brie Larson) e Ms. Marvel (Iman Vellani) ganhou um novo teaser. Estreia está prevista para novembro.
Peter Pan & Wendy (Disney+). O menino que não quer crescer está de volta em modo live-action e vai ter de enfrentar o Capitão Gancho de Jude Law. Fica disponível no dia 28 de abril.
Ahsoka (Disney+). A série do universo Star Wars com Rosario Dawson (e Mary Elizabeth Winstead e Hayden Christensen) em modo guerreira Jedi tem estreia marcada para o verão.
Indiana Jones and the Dial of Destiny (Cinema). Harrison Ford volta a fazer do lendário arqueólogo no quinto filme da franquia "Indiana Jones", realizado por James Mangold ("Ford v Ferrari", "Logan"). Phoebe Waller-Bridge (“Fleabag”) e Antonio Banderas acompanham a jornada.
Tens recomendações de coisas de que nós podíamos gostar? Ou uma review de um dos conteúdos de que falámos? Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt