Todo Dia a Mesma Noite: a tragédia na Discoteca Kiss
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la aqui.
Segue o Acho Que Vais Gostar Disto no Instagram, no Twitter e no TikTok.
Em 2013, na cidade brasileira de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a festa na discoteca Kiss virou inferno e as chamas levaram à morte de 242 pessoas, a maioria estudantes universitários. A jornalista Daniela Arbex escreveu “Todo Dia A Mesma Noite: a história não contada da boate kiss”, livro que investiga as circunstâncias do incêndio e que inspirou a minissérie que estreou por estes dias na Netflix. É sobre ela que a Mariana Santos, o João Dinis e o Miguel Magalhães falam neste episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto.
Vê aqui o trailer de "Todo Dia A Mesma Noite"
Baseada em factos verídicos, a história é contada através de diferentes pontos de vista, nomeadamente de sobreviventes da fatídica madrugada de 23 de janeiro. Este incêndio, que além das vítimas mortais queimou outras 636, é considerado um dos momentos mais trágicos do país. A par, trata-se de um caso mediático em que a luta das famílias das vítimas enlutadas, volvidos dez anos, ainda continua. Até à data, ainda ninguém foi oficialmente responsabilizado (quatro pessoas foram condenadas, mas o julgamento foi anulado devido a irregularidades.)
Ao longo de cincos episódios, "Todo Dia A Mesma Noite" faz uma viagem cronológica dos eventos (começa com o episódio "A Noite" e vai até à luta dos pais das vítimas em tribunal) e debate as condições de segurança precárias, a falta de fiscalização e ação dos responsáveis da discoteca Kiss, bem como a demora dos tribunais em fazer justiça.
Ouve este episódio do podcast no Spotify, na Apple Podcasts ou na Google Podcasts.
Um pequeno pedido: deixa críticas e reviews nas plataformas. Nós agradecemos e todo o feedback é bem-vindo!
Créditos finais
🎥 Óscares e cinema
Os cinemas NOS estão com uma campanha especial que é capaz de interessar aos cinéfilos que nos leem. Mais concretamente, de 1 de fevereiro a 8 de março, às terças e quintas-feiras, os bilhetes para veres os filmes nomeados estão a 5€. Sabe mais neste link.
🎶 Novidades com musicalidade
The Weeknd. O canadiano atua em Portugal no próximo mês de junho. E estes são os preços! (Blitz)
Vodafone Paredes de Coura. Foram confirmados mais quatro nomes no cartaz. Entre eles, “Explosions in the Sky”.
NOS Alive. Machine Gun Kelly vai fazer a sua estreia em solo nacional no dia 8 de julho no Passeio Marítimo de Algés.
Beyoncé. Nos EUA, depois do episódio com os fãs de Taylor Swift, a Ticketmaster está de volta aos holofotes, uma vez que os bilhetes para a próxima digressão de Queen Bey estarão à venda nos próximos dias. (The Hollywood Reporter)
💡Teorias e explicadores
The Menu. Intrigado/a com o final do filme com Anya Taylor-Joy e Ralph Fiennes (por cá está disponível no Disney+)? Este vídeo explica/teoriza o significado da cena do hamburger. (YouTube)
The Last of Us. Uma lista de coisas que não existem neste Universo (porque, enfim, o mundo acabou em 2003). (Collider)
📱O que se passou no mundo da cultura pop e na Internet
Pedro Pascal. A estrela de “The Last of Us” faz uma pausa da América pós-apocalíptica para ser o anfitrião de Saturday Night Live. (Collider)
Ryan Reynolds. Qual é o objetivo do Wrexham, equipa do norte de Gales e que o Deadpool comprou a meias com Rob McElhenney? “Premier League”. (ESPN FC)
Britney Spears. A cantora explica os motivos que a levaram a fechar a sua conta do Instagram. (Buzzfeed)
Dexter: New Blood. A segunda temporada foi cancelada pela Showtime, mas há quem sugira que pode vir aí uma prequela com um Dexter Morgan mais novinho. (Collider)
The Crown. A atriz Helena Bonham Carter (que até interpretou a Princesa Margarida) diz que a série deixou de ser um “drama histórico” e que devia de acabar — já. (The Guardian)
Avatar: O Caminha da Água. O filme de James Cameron passa “The Avengers” e é o 10.º filme com mais bilheteira de sempre nos EUA. (Variety)
Moss & Freud. Ellie Bamber, a estrela britânica em ascensão de “Willow” e “The Serpent”, vai interpretar a supermodelo Kate Moss neste biopic de James Lucas. (The Hollywood Reporter)
The Family Stallone. Aos 76 anos, Sly vai ter o seu próprio reality show e vai partilhar o spotlight com a mulher e as três filhas. (Variety)
Batman - Part II. Foi anunciado que a sequela do filme de Matt Reeves, em que Robert Pattinson faz de Bruce Wayne, deverá chegar aos cinemas em 2025. Isto é o que sabe sobre o projeto (Collider)
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos, Miguel Magalhães e João Dinis
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que nós podíamos gostar? Ou uma review de um dos conteúdos de que falámos?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt