Caleidoscópio: a ordem dos episódios importa?
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la aqui.
Segue o Acho Que Vais Gostar Disto no Instagram, no Twitter e no TikTok.
"Caleidoscópio / Kaleidoscope" ficou disponível na Netflix no dia 1 de janeiro, logo a abrir o ano, e promete ser a próxima grande série com assaltos, numa jogada que a coloca a seguir as pisadas do sucesso global "A Casa de Papel". No entanto, o seu maior chamariz não é todo o crime, ação e drama ou sequer esse rótulo. É mesmo a narrativa interativa.
É que este thriller nasce para ser um novo conceito de televisão (streaming?) e possibilita uma experiência imersiva onde os espetadores tem o poder para escolher como querem consumir a história. Ou seja, o criador desta minissérie, Eric Garcia ("Matchstick Men"), aborrecido com o binge e a querer fugir do "mais do mesmo", criou uma narrativa que se passa num espaço temporal de 24 anos, mas quer que sejamos nós a decidir o "quando" e "como" dos desenvolvimentos numa abordagem não linear através de um sistema de cores (quer isto dizer que não há a clássica numeração, tipo episódio 1 a 8).
Para ser mais específico, a Netflix explica que os seus subscritores poderão começar a ver a série com os episódios "Amarelo" ou "Verde", antes de continuarem com outros episódios na ordem que escolherem, por exemplo "Azul", "Roxo" ou "Laranja". Só há uma regra: o episódio clímax, "o fim", é o episódio "Branco", que deves deixar para último. De resto, é veres como quiseres. Aliás, a piada está mesmo aí: é não seguir ninguém e ver consoante a nossa vontade para que cada experiência seja diferente.
Pelas contas da Vulture, quem seguir as regras e guardar o episódio "Branco" para o fim, tem 5,040 maneiras possíveis de ver o "Caleidoscópio / Kaleidoscope". Já para os que não nasceram para seguir as regras e querem ver o final de forma aleatória, isto é, sem deixar o "Branco" para o derradeiro momento, há 40.320 formas diferentes de o fazer.
O elenco é encabeçado por Giancarlo Esposito (Gus Fring de "Breaking Bad") e Rufus Sewell (John Smith de "The Man in the High Castle") e o enredo é inspirado em eventos reais (mais ou menos, vá, que é tudo "um suponhamos") que prometem uma história de corrupção, ganância, lealdade e traição sobre um roubo avaliado em muitos mil milhões (dos billions).
Senão estiveres com paciência para ver esta série de forma aleatória (a ordem que vem de origem da Netflix é baralhada) podes consultar esta lista e descobrir a forma "tradicional" e "linear".
Ouve o mais recente episódio do podcast no Spotify, na Apple Podcasts ou na Google Podcasts.
Um pequeno pedido: deixa críticas e reviews nas plataformas. Nós agradecemos e todo o feedback é bem-vindo!
Já estamos no YouTube! ▶️
Já passaste pelo canal do Acho Que Vais Gostar Disto? Se o fizeres terás a oportunidade de ouvir os episódios ao mesmo tempo que vês as nossas carinhas a mexer! É diferente, noutro formato, mas com a irreverência de sempre. O que vais encontrar por lá? As discussões de filmes e séries habituais, bem como as entrevistas que já fizemos.
Subscreve o canal para não perderes os próximos episódios e outros conteúdos que vamos produzir no futuro.
Créditos finais
👀 O que ver
The Lying Life of Adults (Netflix). Enquanto a última temporada de "A Amiga Genial" não chega até nós, que se veja "A Vida Mentirosa dos Adultos", outra série que nasce a partir de um romance de Elena Ferrante. Passada na cidade de Nápoles nos anos 90, seguimos de perto a vida de Giovanna, uma adolescente que vai procurar conhecer a tia — e saber se aquilo que os pais contam dela é verdade. (Trailer)
Não percas também:
Copenhagen Cowboy (Netflix). Trata-se de uma minissérie do realizador de "Drive", o dinamarquês Nicolas Winding Refn. E, sim. Tem tudo aquilo que se espera de um trabalho seu: violência, fantasia e uma componente visual muito forte repleta de cor, noite e neons. Aqui, em seis episódios, vamos acompanhar uma história de vingança. (Trailer)
The Pale Blue Eye (Netflix). Filme com Christian Bale no principal papel. Baseado no romance de Louis Bayard, remete-nos para um crime ocorrido numa escola de polícia no ano de 1830. Por norma é um local tranquilo, mas só até aparecer um corpo de um jovem cadete. A personagem de Bale é chamada a investigar o episódio macabro, embora pelo meio fique fascinado por um jovem chamado Edgar Allan Poe. (Trailer)
Outras estreias
Star Wars: O Lote Estragado (Temporada 2, Disney+)
A Senhora dos Mortos (Temporada 1, Netflix)
Ginny e Georgia (Temporada 2, Netflix)
MADOFF: The Monster of Wall Street (Série limitada, Netflix)
The Rig (Temporada 1, Prime Video)
Wahl Street (Temporada 1, HBO Max)
Quintana: Um Guerreiro Extraordinário (Série limitada, Prime Video)
📱O que se passou no mundo da cultura pop e na Internet
Wednesday. A Netflix anunciou a renovação da série com Jenna Ortega para uma segunda temporada. (YouTube)
Família Real. O Príncipe William atacou fisicamente o Príncipe Harry depois de discutirem por causa de Meghan Markle, segundo um novo livro de memórias de Harry (chama-se "Spare"). (The Guardian)
Dwayne Johnson. Reuniões secretas, tequila e Black Adam vs. Super-Homem. O plano de The Rock para o futuro da DC. (Variety)
Romeu e Julieta. A versão de 1968 (italiana) foi protagonizada por dois atores ainda adolescentes (menores) e esteve nomeado para quatro Óscares. Agora, com 70 anos, vão processar o estúdio responsável pela sua distribuição por causa de uma cena de nudez. (Variety)
Jeremy Renner. O ator partilhou um vídeo na cama do hospital e reagiu pela primeira vez desde que sofreu um grave acidente, que o obrigou a ser operado de urgência. (Instagram)
"Não sou sempre educado". Hugh Jackman deu uma entrevista sobre raiva, a vulnerabilidade e a perda do seu pai. (The Guardian)
The Bear. A relação platónica entre Carmy e Sydney levou muitos fãs da série a pensar que podia haver ali romance (na ficção). Mas... é para continuar tudo platónico na próxima temporada. (Variety)
Dave Bautista. O ator está muito agradecido ao papel de Drax em "Guardians of the Galaxy", mas agora está pronto para abraçar o drama e papéis mais sérios. (The Hollywood Report)
🎥 Let's look at the trailers
Gran Turismo (Cinema)
A Sony revelou o primeiro teaser da adaptação do popular videojogo. Neill Blomkamp ("District 9") realiza e o filme chega às salas em agosto.
Evil Dead Rise (Cinema)
A famosa franquia do terror está de volta (este é o quinto filme) e agora saltou da floresta para a cidade. Estreia 20 de abril de 2023.
O novo filme vai contar no elenco com uma superestrela: Zlatan Ibrahimovic, que dá corpo à personagem "Antivírus". Vê o craque em ação. Estreia em abril.
Foundation (Apple TV+)
Teaser da segunda temporada desta série de ficção científica baseada nos premiados romances de Isaac Asimov. Estreia no verão.
The Last of Us Invitation To Set (HBO Max)
"Vai ser belo, aterrador, mas ultimamente inspirador". É assim que se descreve a nova série da HBO neste "Go behind the scenes". Faltam 10 dias!
JUNG_E (Netflix)
Série coreana de ficção científica dos autores de Train to Busan (um filme de zombies que chegou a Cannes). Tem todo o ar de vir a ser mais um sucesso. Estreia a 20 de janeiro.
Break Point (Netflix)
Série-documental da equipa responsável por "F1: Drive to Survive". O modelo é o mesmo, mas troca os paddocks da Fórmula 1 pelo drama nos courts de ténis. Estreia a 13 de janeiro (a primeira parte).
You People (Netflix)
Comédia escrita por Jonah Hill e Kenya Barris (criador de "Black-ish"). Com um elenco de luxo: Jonah Hill, Lauren London, David Duchovny, Nia Long e Julia Louis-Dreyfus e Eddie Murphy. Estreia dia 27 de janeiro.
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos, Miguel Magalhães e João Dinis
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que nós podíamos gostar? Ou uma review de um dos conteúdos de que falámos?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt