🔪 O crime e mistério de uma cebola de vidro
No filme “Glass Onion: Um Mistério Knives Out”, o protagonista Benoit Blanc (Daniel Craig) prepara-se para deixar o frio do Massachusetts, nos EUA, para rumar ao bom tempo do Mediterrâneo. Nesta sequela da saga criada por Rian Johnson para a Netflix, o astuto detetive vai descascar as camadas de uma “cebola-de-vidro” em formato crime que nos traz um novo elenco (de luxo) e um novo grupo de gente rica que se vê envolvida no epicentro de mais uma morte escalfada a enigma.
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la aqui.
As águas azuis cristalinas do Mar Egeu e uma ilha grega são agora o cenário idílico de um novo e misterioso homicídio do universo das facas e mistério nascido em “Knives Out - Todos São Suspeitos”. Daniel Craig regressa ao papel que interpretou em 2019 e, segundo o próprio realizador e argumentista, esta sequela é todo um evento maior do que o primeiro filme. Em vários aspetos: escala, tom, dimensão, expetativa.
Rian Johnson ("Looper - Reflexo Assassino" e "Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi") alega que é mais “Dr. Strangelove” (filme de Stanley Kubrick, em que um general da Força Aérea norte-americana dá ordem para se proceder a um ataque nuclear contra a União Soviética) do que o original e que a comédia desta cebola tem um sabor diferente. “É mais uma sátira. E a sua essência, devido à sua estrutura, é um pouco mais de uma farsa misteriosa do que Knives Out", explicou ao site Tudum.
Mas e o que é “Knives Out - Todos São Suspeitos”? É o clássico mistério policial. No entanto, neste caso, é uma homenagem declarada à escritora Agatha Christie (e ao seu Hercule Poirot) e ao suspense de Alfred Hitchcock (o mestre em criar tensão no ecrã sem nunca revelar grande coisa). É que nesta história temos todos os alicerces mais puristas de Christie presentes - muitos suspeitos, a velha casa vitoriana ornamentada, a grande cena de revelação onde o nosso brilhante detetive junta e explica todas as pontas soltas.
No que difere “Knives Out” dos restantes puzzles de detetives do género? No facto de não se limitar a ser um mero agraciamento de influências. O guião é inteligente e acarreta um lado humorístico muito próprio que concede uma frescura ao filme sem esquecer ou deixar de levar a sério o que interessa: o seu mistério. Depois, outro ponto forte é a sensação de que o olho não apanha tudo à primeira. Tanto que há quem aconselhe o duplo visionamento: uma vez para jogar o jogo, conhecer os envolvidos; outra para apanhar as mentiras e dar conta das pistas que vão sendo partilhadas.
O filme, com um elenco de luxo (Daniel Craig, Chris Evans, Ana de Armas, Jamie Lee Curtis, Michael Shannon, Don Johnson, Toni Collette, LaKeith Stanfield, Katherine Langford, Jaeden Martell e Christopher Plummer), além de ter sido bem recebido pela crítica e público, foi uma das surpresas mais bem sucedidas na bilheteira daquele ano: custou 40 milhões de dólares e arrecadou mais de 300 milhões no box office. E a nível de prémios também não se deu mal (nos Óscares de 2020 recebeu uma nomeação para Melhor Argumento Original).
Ou seja, todo este sucesso levou a que a Netflix não só batesse a concorrência (Amazon e Apple) num leilão secreto e pagasse uns alegados + 400 milhões de dólares pelos seus direitos, mas que pedisse também a Rian Johnson para transformar este filme numa saga de três (o que não deixa de ser irónico porque quando saiu foi amplamente elogiado por ser "original" e não um apêndice de uma franquia - e agora está a transformar-se precisamente numa).
É por isso que nesta sequela há uma espécie de rebatismo para “Glass Onion”, recusando o simplismo de “Knives Out 2”. Primeiro por uma questão de linguística para alimentar o enigma, segundo para avisar ao que se vai. Porque a homenagem a Christie vai continuar, e tal como a escritora passou as suas personagens por diferentes contextos (thrillers de espionagem, horror, caçadas de serial-killers), Johnson está entusiasmado em dar várias perspetivas (filmes) ao seu detetive, que vai dar por si novamente no meio de segredos, motivações ocultas e mentiras.
Assim, este novo capítulo-filme, embora mantenha a fórmula (do elenco do primeiro só Craig regressa, mas mantém-se a norma de juntar várias estrelas: Dave Bautista, Edward Norton, Ethan Hawke e Kate Hudson são apenas algumas delas), vai colocar Blanc em plena extravagante escapadela numa ilha grega privada que pertence a um ricalhaço ligado à tecnologia — que construiu uma luxuosa cúpula de vidro do tamanho do seu ego e onde deu uma festa de arromba à Great Gatsby do séc. XXI em que alguém apareceu morto em circunstâncias duvidosas e aparentemente inexplicáveis. Escusado será dizer que todos são suspeitos.
“Glass Onion: Um Mistério Knives Out” vai ficar disponível na Netflix na próxima sexta-feira, dia 23 de dezembro
Podcast Acho Que Vais Gostar Disto
"Avatar: O Caminho da Água", a muito aguardada sequela de James Cameron, chegou finalmente aos cinemas nacionais. Neste episódio, sem grandes spoilers, falámos do legado do filme original (que deixou toda uma comunidade depressiva com a sua beleza) e da possibilidade deste segundo ser o maior espetáculo visual alguma vez visto num ecrã de cinema.
Ouve o mais recente episódio do podcast no Spotify, na Apple Podcasts ou na Google Podcasts.
Um pequeno pedido: deixa críticas e reviews nas plataformas. Nós agradecemos e todo o feedback é bem-vindo!
Já estamos no YouTube! ▶️
O Acho Que Vais Gostar Disto já tem o seu próprio canal de YouTube. Nas próximas semanas, vamos começar a disponibilizar alguns dos episódios, que terás a oportunidade de ouvir num formato diferente. Teremos tanto as habituais discussões de filmes e séries, como as entrevistas que já fizemos.
Subscreve o canal para não perderes os próximos episódios e outros conteúdos que vamos produzir no futuro.
Créditos finais
🎧 Coisas para ouvir
Uma lista diferente para celebrar a época das listas. Eis 24 discos que deverias de ter escutado este ano – e, se não o fizeste, ainda vais a tempo. Do punk ao hip-hop, da eletrónica à spoken word, do humor à tradição, de Portugal ao mundo: estas são algumas das obras que fizeram 2022 e sem as quais o ano teria sido mais cinzento. (SAPO24)
👇 O que não podes perder na cultura pop
Nepo Babys. Hollywood sempre adorou os filhos dos famosos. Mas em 2022, a Internet reduziu-os a duas pequenas palavras. (Vulture)
Fortnite. Epic Games vai ter de pagar 520 milhões de dólares (!) por violar as leis de privacidade e incitar as crianças a gastar dinheiro. (CBS News)
Os piores filmes de 2022. Segundo os críticos da famosa revista, esta é uma lista a evitar — e inclui alguns títulos inesperados. (Variety)
Os melhores episódios de séries 2022. Lá está, Natal é época de listas. Esta é mais uma, que vai de "The White Lotus" a "The Crown". (The Hollywood Reporter)
Tubarões. Steven Spielberg diz estar "verdadeiramente" arrependido de o seu clássico ter influenciado a caça destes predadores dos oceanos. (The Hollywood Reporter)
God of War. O responsável pela área da televisão da Amazon Studios assegura que a série vai ser fiel ao jogo. (Collider)
Amber Heard & Johnny Depp. O ex-casal evitou mais uma ida ao tribunal após resolverem a sua última ronda de litígios. (Variety)
Disney+. Foi revelado um teaser com as séries e filmes que vão chegar à plataforma em 2023 — e onde vemos as primeiras imagens de "Peter Pan" e do regresso de "Loki". (Vídeo)
Jeremy Clarkson. Coluna de opinião do ex-apresentador do programa "Top Gear" no The Sun sobre Meghan Markle motivou 6.000 queixas. (The Hollywood Reporter)
Tom Cruise. O ator de 60 anos agradeceu aos fãs por terem ido ao cinema ver "Top Gun: Maverick"... num video ao saltar de um avião. E anunciou que está a preparar uma cena para o próximo Missão Impossível 7 que será, "de longe, a coisa mais perigosa que alguma vez tentámos". Imparável.
The Franchise. Já há elenco para a série de comédia de Sam Mendes para a HBO. (The Hollywood Reporter)
Rings of Power. A adaptação da série de "O Senhor dos Anéis" deu muito que falar. Pelas críticas dos fãs, pelo que custou. Ainda assim, um executivo da Amazon diz que a aposta compensou — é a mais vista de sempre. (Collider)
🎥 Let’s Look at the trailer
(Cinema)" Oppenheimer"
Cillian Murphy é o criador da bomba atómica e "um homem sem escolha" — e no primeiro trailer oficial do novo filme de Chris Nolan está com aquele magnetismo de sempre.
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos, Miguel Magalhães e João Dinis
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que nós podíamos gostar? Ou uma review de um dos conteúdos de que falámos?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt