🌊 Avatar 2: Não interessa se a história é boa
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la aqui.
Segue o Acho Que Vais Gostar Disto no Instagram, no Twitter e no TikTok.
"Avatar: O Caminho da Água", a muito aguardada sequela de James Cameron, chegou finalmente aos cinemas nacionais. Neste episódio, sem grandes spoilers, falámos do legado do filme original (que deixou toda uma comunidade depressiva com a sua beleza) e da possibilidade deste segundo ser o maior espetáculo visual alguma vez visto num ecrã de cinema.
Super-mini-recap de "Avatar" (2009): Ficámos a conhecer os Na'Vi, uma raça sapiente extraterrestre azul de pele bioluminescente com três metros de altura que habita em Pandora, uma lua visualmente exuberante e colorida num estilo neon — que os humanos, conhecidos por aqui como a Gente do Céu, invadiram à procura de um mineral super valioso (Unobtanium). Deu-se uma batalha gigante, houve um romance interespécie, o filme tornou-se no mais rentável da história e esperamos 13 anos pela sequela.
Porquê tanto tempo? Bem, tal como aconteceu com o primeiro filme, a tecnologia existente não conseguia acompanhar a visão técnica de Cameron. Segundo o realizador, para dar corpo a esta sequela, foram necessárias novas câmaras subaquáticas, novos sistemas de captura de movimento, novos algoritmos. Basicamente, foi preciso esperar por todo um novo suporte de tecnologia que conseguisse transformar as filmagens reis de atores humanos numa piscina em excelsas paisagens digitais com alienígenas azuis gigantes a cavalgar um bicho semelhante a uma portentosa baleia extraterrestre.
A espera foi longa. Aliás, foi tão longa que pelo meio deu tempo de abrir um parque temático de Pandora na Disney antes de estrear esta sequela (quem não quereria andar nisto?). Mas Cameron quis demorar o seu tempo "para arrebatar" as expectativas dos espectadores ao introduzir as águas desta lua durante mais três horas. E a sua confiança que o vai conseguir é tal, que quando foi questionado se tinha receio que as pessoas saíssem a meio da sessão para ir à casa de banho, respondeu que "não tinha problemas" com isso porque a pessoa em causa teria a oportunidade de ver a cena... quando "voltasse ao cinema" para ver o filme uma segunda vez.
Curiosidade: Kate Winslet voltou a reunir-se com o realizador 25 anos depois do sucesso de "Titanic" para durante a rodagem bater o recorde de Tom Cruise (que ele estabeleceu enquanto fazia "Missão Impossível: Nação Secreta") ao suster a respiração durante mais de sete minutos — ainda que confesse ter sentido que ia morrer durante o processo.
Ouve o mais recente episódio do podcast no Spotify, na Apple Podcasts ou na Google Podcasts.
Um pequeno pedido: deixa críticas e reviews nas plataformas. Nós agradecemos e todo o feedback é bem-vindo!
Já estamos no YouTube! ▶️
O Acho Que Vais Gostar Disto já tem o seu próprio canal de YouTube. Nas próximas semanas, vamos começar a disponibilizar alguns dos episódios, que terás a oportunidade de ouvir num formato diferente. Teremos tanto as habituais discussões de filmes e séries, como as entrevistas que já fizemos.
Subscreve o canal para não perderes os próximos episódios e outros conteúdos que vamos produzir no futuro.
Créditos finais
🎧 O que ouvir?
The Weeknd - Nothing Is Lost (You Give Me Strength). Como não podia deixar de ser, temos de destacar a música principal da sequela de "Avatar". Ouve aqui.
👀 O que ver
Filmes
Black Adam (HBO Max). Uns dizem que é sobre super-heróis, outros rejeitam que seja catalogado dessa forma. Seja como for, tem The Rock a liderar o elenco e é uma das estreias da semana. Foi um caso clássico em que os críticos não gostaram muito, mas o público aderiu e fez bastante dinheiro em bilheteira. Agora, apenas dois meses depois, chega ao streaming. (Trailer)
Nanny (Prime Video). Um filme para os amantes do terror psicológico. Segue uma jovem de origem senegalesa que emigrou para os EUA e que é contratada por um casal (Michelle Monaghan e Morgan Spector) de Nova Iorque para fazer de babysitter. No entanto, a experiência não lhe corre muito bem e a nova vida doméstica faz com que tenha pesadelos — muito por culpa do filho que deixou para trás. (Trailer)
Séries
O Recruta (Netflix). Ação, comédia e volte-faces marcam este thriller de espionagem. Noah Centineo, que até tem um CV mais ligado às comédia de adolescentes ("A Todos os Rapazes que Amei" e as sequelas), dá vida a Owen Hendricks, um advogado de 24 anos que se junta à CIA assim que termina o curso. (Trailer)
1923 (SkyShowtime). É a prequela de "Yellowstone" e a sequela de "1883". São três séries diferentes, mas que fazem parte do mesmo universo criado por Taylor Sheridan. Helen Mirren e Harrison Ford encabeçam o elenco. Disponível a partir do dia 18 (domingo) de dezembro. (Trailer)
O Tesouro: No Limiar da História (Disney+). Catherine Zeta-Jones é a vilã desta série que dá sequência aos filmes de Nicolas Cage, que gira em torno de uma mulher (Lisette Olivera) com fascínio por puzzles e enigmas — e que vai à procura do maior tesouro da história. Os dois primeiros episódios já estão disponíveis. (Trailer)
📚 O que ler?
O que devias de ter lido em 2022. Uma sugestão de 24 lançamentos literários deste ano que tens mesmo de conhecer. (SAPO24)
📱O que se passou no mundo da cultura pop e na Internet
Shantaram. A Apple TV+ cancelou a série protagonizada por Charlie Hunnam. (Deadline)
Henry Cavill. Depois de ser anunciado que não voltará a ser Super-Homem nem Geral of Rivia em "The Witcher", o britânico está a avaliar a adaptação do videojogo "Warhammer 40 000" da Amazon Studios. (Deadline)
Yellowjackets. A segunda temporada só estreia em março de 2023, mas a terceira já está encomendada. (The Hollywood Reporter)
Critics Choice Awards. "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" lidera as nomeações com 14, seguindo-se "Os Fabelmans", de Steven Spielberg, com 11. Vê a lista completa aqui.
Warrior Nun. A série protagonizada pela portuguesa Alba Baptista foi cancelada ao fim de duas temporadas. (Variety)
🎥 Let's look at the trailers
Barbie (Cinema)
O primeiro teaser do novo filme de Grega Gerwig a sair no próximo verão apresenta Margot Robbie na pele da célebre boneca.
65 (Cinema)
Dos argumentistas de “Um Lugar Silencioso / A Quiet Place” (o 1 e 2 estão disponíveis na Netflix) e do produtor Sam Raimi, chega-nos uma aventura sci-fi com Adam Driver no meio de dinossauros a fazer uso do que aprendeu nos fuzileiros. Estreia em 2023.
Scream 6 (Cinema)
Depois das últimas vítimas de Ghostface, os quatro sobreviventes deixam Woodsboro para trás e começam uma nova vida. Muitos do elenco do quinto filme da saga estão de regresso, destacando-se entre eles a atriz Jenna Ortega (“Wednesday”).
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos, Miguel Magalhães e João Dinis
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que nós podíamos gostar? Ou uma review de um dos conteúdos de que falámos?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt