🏖️ The White Lotus: tivemos um final feliz?
No início de novembro, sinalizámos a estreia da nova temporada de "The White Lotus" com um episódio especial do nosso podcast — era simplesmente impossível ignorar o regresso do resort de luxo mais famoso do entretenimento. O mesmo acontece agora: é impossível não falar sobre aquele episódio final, que ficou disponível esta segunda-feira na HBO Max. Como tal, estamos mais do que prontos para falar sobre tudo o que se passou no último dia de férias em Itália.
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la aqui.
ALERTA SPOILER: As linhas que se seguem têm detalhes do final da 2.ª temporada de “The White Lotus” da HBO Max.
No final da 1.ª temporada, no último episódio, Greg (Jon Gries) pediu à recém conquista amorosa Tanya (Jennifer Coolidge), numa conversa noturna tida num bar exterior do luxuoso “The White Lotus”, para que esta não ficasse surpreendida se ele, de súbito, morresse — é que, explicou, estava a lidar com "problemas de saúde". À moribunda confissão, a futura mulher responde: "Fiz todo o tipo de tratamento ao longo dos anos. E a morte é a última experiência imersiva que ainda não experimentei".
Ora, quem já viu o 7.º e último episódio da 2.ª temporada, que trocou o paraíso paisagístico havaniano pelo siciliano, percebe e sabe de três coisas: Mike White, o criador e realizador desta série, é um escriba tremendo; Greg não caiu subitamente morto; há ironia disfarçada em jeito de profecia naquele diálogo. Oportunamente intitulado "Arrivederci", revela, por fim, de quem era o corpo a flutuar no mar que empresta um bocadinho de paraíso azul-turquesa ao hotel da cidade de Taormina onde a ação se desenrolou. Era o de Tanya.
Ao longo do desfecho, fomos levados a ponderar várias opções. Quando Ethan sai disparado em direção à água para confrontar Cameron (Theo James) houve ali no ar, durante uns minutos, a remota hipótese de o primeiro, consumido pela cegueira do ciúme, estar na iminência de afogar o segundo. Depois, entre a luta grego-romana aquática que se seguiu, pensou-se que seria Cameron a afogar Ethan num momento de aparente legítima defesa. Mas não. Não seria nenhum dos dois a sucumbir à vida. Quis o destino (e Mike White) que Tanya, no final, tivesse a experiência imersiva que lhe faltava.
Ainda assim, ainda que a principal questão tenha sido abordada, muitas outras perguntas ficaram sem resposta. Afinal, Greg conhecia ou não Quentin? Foi tudo planeado? E Jack (Leo Woodall) ia ou não matar Portia (Haley Lu Richardson)? E qual era o papel dele no meio do plot “vamos matar a Tanya”? Na nota mais familiar da trama, Albie (Adam DiMarco) depois de se comportar o tempo todo como um acérrimo feminista, vai simplesmente acabar por ser igual ao pai e ao avô só porque foi vítima de um esquema?
No assunto “traições”, a dúvida ganha outra dimensão de irritação, ao ficarmos a saber que Harper (Aubrey Plaza) e Ethan (Will Sharpe) e Daphne (Meghann Fahy) e Cameron (Theo James) conseguiram sair de Itália com os seus casamentos intactos, apesar das dúvidas e interpretações que o episódio não responde — Harper fez algo mais com Cameron do que um beijo “de dois segundos”? Ethan chegou ou não a trair Harper com Daphne? Não sabemos.
Mike White, num vídeo publicado no YouTube da HBO pouco depois de o final ter ido para o ar, responde a algumas destas questões. Não a todas, claro, pois muito é propositadamente deixado à interpretação do espetador. No entanto, deixou uma pista: o futuro da história de “The White Lotus”, que já se sabe ter sido renovada para uma 3.ª temporada, pode passar pela Ásia. "A primeira temporada foca-se no dinheiro, a segunda no sexo. Penso que a terceira vá ser, talvez, um olhar satírico e engraçado sobre a morte, religião e espiritualidade orientais”, explicou.
A dada altura, Daphne sugeriu umas férias nas Maldivas. E nós dizemos: porque não?
Ouve o mais recente episódio do podcast no Spotify, na Apple Podcasts ou na Google Podcasts.
Um pequeno pedido: deixa críticas e reviews nas plataformas. Nós agradecemos e todo o feedback é bem-vindo!
Já estamos no YouTube! ▶️
O Acho Que Vais Gostar Disto já tem o seu próprio canal de YouTube. Nas próximas semanas, vamos começar a disponibilizar alguns dos episódios, que terás a oportunidade de ouvir num formato diferente. Teremos tanto as habituais discussões de filmes e séries, como as entrevistas que já fizemos.
Subscreve o canal para não perderes os próximos episódios e outros conteúdos que vamos produzir no futuro.
Créditos finais
🏆 Emmys 2022
Novos: para a família e crianças. Antes de serem conhecidos os Emmys dos “grandes”, foram anunciados os vencedores da primeira edição dos Emmys para a família. “Heartstopper”, “Sesame Street” e “The Baby-Sitters Club” estiveram em destaque. (The Hollywood Reporter)
Emmys. “The Banshees of Inisherin” lidera as nomeações nos filmes, ao passo que “Abbott Elementary” é a série televisiva que parte na frente. Vê a lista completa aqui.
Snubs e surpresas. Sem “Yellowstone”, “Reservation Dogs”, mas com “Inventing Anna” ou Reese Witherspoon. (The New York Times)
🎶 Festivais
Primavera Sound. Kendrick Lamar, Pet Shop Boys, Blur e Rosalía vão ao Porto. (SAPO24)
Evil Live. Pantera e Slipknot regressam a Portugal na 1.ª edição deste novo festival. (SAPO24)
👇 O que não podes perder na cultura pop
“Pôr do Sol”. A família Bourbon de Linhaça vai estar de regresso em 2023, num filme que terá o título “O Mistério do Colar de São Cajó”. (Expresso)
Jon Snow is not OK. Kit Harrington levantou um pouco o véu do spinoff de “A Guerra dos Tronos”. (IndieWire)
Taylor Swift & Cinema. A cantora vai realizar o seu primeiro filme para Hollywood. O argumento será original e da sua autoria, mas quanto ao resto nada se sabe. (Variety)
Los Angeles Film Critics Awards. “Tár” & “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” dividiram o prémio de melhor filme de 2022. (LAFCA)
Joker 2. A rodagem da sequela (“Joker: Folie À Deux”) do filme de 2019 já começou e o momento foi sinalizado pelo realizador Todd Phillips no Instagram.
Black Adam. O filme de super-heróis protagonizado por The Rock vai chegar à HBO Max no dia 16 de dezembro.
Oppenheimer / Christopher Nolan. O cineasta britânico revelou recentemente várias coisas sobre o seu novo filme: 1) não vai ser totalmente a preto e branco; 2) desenvolveu uma nova tecnologia IMAX com a Kodac (Total Film); 3) Robert Downey Jr. é um “dos melhores atores de todos os tempos”.
Daniel Radcliffe. Um ranking dos melhores filmes da estrela de Harry Potter, sem serem os do famoso feiticeiro. (Collider)
#10 Top Ação. De acordo com o IMDb, estes são os melhores filmes de ação de todos os tempos. (Collider)
🎥 Let’s Look at the trailer
Harry & Meghan (Netflix)
Os próximos episódios da série documental dos Duques de Sussex contam a história de como Meghan foi “atirada aos lobos”.
White House Plumbers (HBO Max)
Esta minissérie conta a história de como sabotadores políticos de Nixon e Watergate, E. Howard Hunt (Woody Harrelson) e G. Gordon Liddy (Justin Theroux), derrubaram acidentalmente a presidência que tentavam com tanto zelo proteger. Estreia em março de 2023.
Spider-Man: Across the Spider-verse (Cinema)
Miles Morales está de regresso à tela do cinema para mais uma aventura (animada) do Homem-Aranha no Multiverso. Nos cinemas em junho de 2023.
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos, Miguel Magalhães e João Dinis
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que nós podíamos gostar? Ou uma review de um dos conteúdos de que falámos?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt