Michael Jackson, Geração Z e falta de cultura
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la aqui.
Segue o Acho Que Vais Gostar Disto no Instagram, no Twitter e no TikTok.
A 26 de setembro de 1992, no antigo Estádio de Alvalade, subia a palco o maior artista da altura, Michael Jackson, num concerto que ficou para a história como a única vez que o Rei da Pop veio a Portugal. Este acontecimento teve especial importância também porque algures no público, a ouvir hit atrás de hit, estava o jovem Tiago Bettencourt, a viver uma das suas primeiras experiências musicais.
Se foi isto que levou o agora músico português a seguir a carreira de artista, não sabemos. Mas na conversa que tivemos com ele no episódio mais recente do podcast, deixou vincada a sua opinião de que parte da pop que é produzida hoje em dia, tem traços daquilo que Jackson já fez há 30 anos. O que não significa que o que é feito hoje é mau: The Weeknd faz boa música, “mas quer muito ser o Michael Jackson”, foi uma das discussões mais elaboradas que tivemos com o artista.
Tiago Bettencourt está atualmente a celebrar 20 anos de carreira, contando com o seu percurso nos Toranja e, posteriormente, com a sua aventura a solo desde 2006. A ocasião vai merecer um conjunto de concertos em Lisboa e no Porto, em que além dos singles dos álbuns mais recentes, vai ser difícil escapar às canções que lhe deram fama no início do milénio como a “Carta” e “Laços”. Numa altura em que a nostalgia (e a motivação financeira) estão a levar a que uma série de bandas faça uma reunion, Bettencourt não rejeita isso acontecer com os Toranja se estiverem reunidas “as condições certas”.
Houve ainda tempo para discutir o estado da música atual e a pouca exigência da Geração Z. Para Bettencourt, algum do trabalho que é hoje feito é de fraca qualidade face ao que era feito há umas décadas e culpa os algoritmos da Internet por darem palco a um conjunto de artistas e músicas que noutros tempos teriam mais dificuldade em sobressair. Há casos de sucessos claro e há muitas coisas boas, mas, para o artista, a qualidade, de uma forma geral, baixou consideravelmente.
São estes e outros temas que João Dinis, Mariana Santos e Miguel Magalhães colocaram a Tiago Bettencourt, que confessa que ainda há pessoas que lhe pedem para tocar o “Relativamente Feia” em concertos. Se não se lembram, revejam o tema aqui.
Ouve o mais recente episódio do podcast no Spotify, na Apple Podcasts ou na Google Podcasts.
Um pequeno pedido: deixa críticas e reviews nas plataformas. Nós agradecemos e todo o feedback é bem-vindo!
Já estamos no YouTube! ▶️
O Acho Que Vais Gostar Disto já tem o seu próprio canal de YouTube. Nas próximas semanas, vamos começar a disponibilizar alguns dos episódios, que terás a oportunidade de ouvir num formato diferente. Teremos tanto as habituais discussões de filmes e séries, como as entrevistas que já fizemos.
Subscreve o canal para não perderes os próximos episódios e outros conteúdos que vamos produzir no futuro.
Créditos finais
👀 O que ver
Em dezembro. Já divulgámos nas nossas redes sociais o post mensal com os destaques do mês. Descobre quais são as séries e filmes que te vão fazer companhia até ao final do mês. (Instagram)
Indiana Jones 5. Já foram divulgadas as primeiras imagens da nova aventura de Indiana Jones. O filme estreia no final de junho de 2023, numa altura em que o protagonista, Harrison Ford, está prestes a chegar aos 81 anos. (YouTube)
Guardians of the Galaxy Vol.3 também ganhou o seu primeiro trailer. O grupo vai voltar a juntar-se para defender a galáxia enquanto ainda tenta recuperar da perda de Gamora. Vamos ver como é que se safam no início de 2023. (YouTube)
Jack Ryan. John Krasinski (Jim de "The Office") regressa para a terceira temporada da série da Prime Video, que revisita as aventuras do popular agente secreto (YouTube)
Harry & Meghan. Ainda que não tenha sido oficialmente anunciado pela Netflix no passado, o documentário dos duques de Sussex vai mesmo chegar à plataforma de streaming e é já no dia 8. (YouTube)
Super Mario. O nosso canalizador italiano preferido vai passar dos videojogos para o cinema. “The Super Mario Bros. Movie” tem estreia marcada para 30 de março do próximo ano e já podemos ver algumas pistas do que vai acontecer. (YouTube)
📱O que se passou no mundo da cultura pop e na Internet
Kanye West. Não consegue ficar longe do drama durante muito tempo. Controvérsia atrás de controvérsia, o novo motivo pelo qual o seu nome é falado involve a frase “Eu gosto de Hitler”. (Variety)
The Mandalorian. Já há data de estreia para a terceira temporada da popular série do universo de Star Wars (Twitter)
Spotify Wrapped. Esta é a altura do ano mais esperada pelos utilizadores do Spotify porque é sinónimo das famosas estatísticas da aplicação. Sabes quais foram os artistas mais ouvidos em Portugal em 2022? (SAPO24)
Gregório Duvivier. Está de volta a Portugal para o espetáculo “Sísifo” e, em entrevista ao SAPO24, falou o humorista da Porta dos Fundos falou sobre a Copa, mas também sobre a democracia brasileira e a regulação das redes sociais. (SAPO24)
Rosalía. Ainda estamos a recuperar do belo espetáculo que a Motomami fez no nosso país. Entre vídeos nas redes sociais e posts da própria com pastéis de nata, quem não esteve tem a oportunidade de saber tudo o que se passou pelas palavras do Paulo André Cecíio. (SAPO24)
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos, Miguel Magalhães e João Dinis
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que nós podíamos gostar? Ou uma review de um dos conteúdos de que falámos?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt