Inside Man: Todos podemos matar
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la aqui.
Segue o Acho Que Vais Gostar Disto no Instagram, no Twitter e no TikTok.
"Ninguém está a salvo do pior que pode fazer. As fendas podem abrir-se na vida mais comum. Só é preciso uma boa razão e um dia mau". As palavras são do personagem Jefferson Grieff (Stanley Tucci) e chegam-nos via "Inside Man", minissérie de quatro partes da BBC, mas que estreou recentemente em Portugal na Netflix. É dela que falamos no episódio de hoje do nosso podcast.
Criada por Steven Moffat ("Doctor Who", "Sherlock"), percebemos logo pelo trailer que há muitos vibes de Hannibal Lecter em Grieff (um criminologista no corredor da morte numa prisão do Texas que aguarda a execução pela morte da mulher). Afinal, há frase mais "lectariana" do que "toda a gente é um assassino, só temos de encontrar a pessoa certa"?
Grieff, contudo, dispõe de algo que poucos possuem: um intelecto e visão incomparáveis, além de um doutoramento em criminologia. E quando existem casos de homicídio mais mediáticos, é a ele, alguém no corredor da morte, a quem a polícia recorre para pedir conselhos sobre o que procurar ou investigar. Ou seja, este recluso especial, com muitos pontos de Q.I, vê aquilo que os outros não conseguem e ajuda a encerrar os casos para dar algum conforto às famílias enlutadas.
Sem fazer grandes spoilers, a história de Grieff é partilhada por outra narrativa, noutro continente, aparentemente sem relação e numa aldeia inglesa, em torno de um simpático vigário chamado Harry (o sempre carismático David Tennant, de "Good Omens" e "Broadchurch"). No entanto, na dita aldeia, há também uma professora de matemática (Dolly Wells) não tão simpática que intimida uma jornalista (Lydia West) quando esta começa a fazer demasiadas perguntas sobre Harry.
Neste episódio, reservámos ainda um tempinho para “Enola Holmes 2” da Netflix, sequela do filme de 2020. Nesta continuação, que reinterpreta as personagens criadas por Sir Arthur Conan Doyle, Millie Bobby Brown (a Eleven de "Stranger Things") volta a dar vida à irmã mais nova do famoso detetive Sherlock Holmes (Henry Cavill). O realizador Harry Bradbeer ("Fleabag") assegura novamente as rédeas desta história, que vários críticos sugerem ser ainda melhor do que a primeira — e na qual Enola investiga um crime em que mais ninguém queria pegar.
Ouve o episódio no Spotify, Apple Podcasts e no Google Podcasts.
Já estamos no YouTube! ▶️
O Acho Que Vais Gostar Disto já tem o seu próprio canal de YouTube. Nas próximas semanas, vamos começar a disponibilizar alguns dos episódios, que terás a oportunidade de ouvir num formato diferente. Teremos tanto as habituais discussões de filmes e séries, como as entrevistas que já fizemos.
Subscreve o canal para não perderes os próximos episódios e outros conteúdos que vamos produzir no futuro.
Créditos finais
👀 O que ver
Filmes
Não Te Preocupes Querida (HBO Max). Muito badalado pelas polémicas dos bastidores, o novo projeto sci-fi de Olivia Wilde tem como protagonistas Harry Styles e Florence Pugh. (Trailer)
My Father’s Dragon (Netflix). Filme de animação do argumentista de “Inside Out”. Bom para ver em família e num serão caseiro. (Trailer)
Falling for Christmas (Netflix). Lá fora, escreve-se que esta comédia romântica natalícia pode ser muito bem o início da redenção de Lindsay Lohan em Hollywood. (Trailer)
Séries
Mammals (Prime Video). Comédia dramática com pitada de humor negro sobre casamento, dúvidas e fidelidade. James Corden protagoniza e a sua personagem ao descobrir uns segredos da mulher vai questionar tudo e mais alguma coisa. (Trailer).
Quebra Circuitos (Apple TV+). Série de antologia futurista que aborda os problemas das crianças/adolescentes através de uma lente de ficção científica. Mas nem tudo é o que parece e, segundo a sinopse, a sua “curiosidade conduz ao caos”. (Trailer)
Factory of Dreams: Benfica (Prime Video). Uma viagem intimista pela academia de futebol do clube lisboeta. Vai aos bastidores e dá uma visão do que se passa no Benfica Campus. (Trailer)
📱O que se passou no mundo da cultura pop
Entrevista com Céline Devaux. "Toda a gente gosta de Jeanne" estreou esta semana nos cinemas nacionais e conta com Nuno Lopes no elenco. Filmado em Lisboa, conta a história de uma empreendedora que aterra na capital portuguesa depois de ver a sua empresa de sucesso falir. Esta é uma conversa com a realizadora francesa sobre os motivos que a levaram a rodar o filme em Portugal. (SAPO24)
Dwight Schrute & Ações Climáticas. O ator Rainn Wilson, que é mais conhecido pelo seu papel como Dwight Schrute na versão norte-americana do The Office, para chamar a atenção para o aquecimento global no Ártico, mudou legalmente o seu nome — uma mudança drástica e, segundo o próprio, verdadeira. (Deadline)
James Bond, Taika Waititi & Vodka. Daniel Craig brilha num anúncio da vodka polaca Belvedere. O clip é da responsabilidade do realizador de “Thor” e a música é de Rita Ora e do rapper Giggs. Humorado e hilariante! (YouTube)
Deadpool + Taylor Swift? “Faria qualquer coisa por essa mulher”, respondeu Ryan Reynolds sobre esse rumor. (Collider)
Chris Rock. O comediante vai gravar um especial ao vivo para a Netflix. É a primeira vez que o faz. (IndieWire)
Paul Haggis. O realizador-produtor-argumentista, que ganhou dois Óscares (“Crash” e “Million Dollar Baby”), vai ter de pagar 7,5 milhões dólares a uma mulher por ter sido considerado culpado em tribunal por abusos sexuais. (Deadline)
Anatomia de Grey. Parece que é tempo de dizer adeus a Meredith Grey. (Deadline)
As 50 melhores. Segundo este artigo, estas são as cinquenta melhores séries disponíveis na Netflix. (IndieWire)
And Just Like That… Uma executiva da HBO assinalou esta semana que a 2.ª temporada será mais ao estilo de “O Sexo e a Cidade”. (Variety)
Polémica. Mila Kunis juntou-se a mais de 200 celebridades no apelo à Amazon para remover da plataforma o filme anti-semita mencionado pela estrela da NBA, Kyrie Irving. (Variety)
Morreu Gal Costa. Ícone da música brasileira, faleceu aos 77 anos. (SAPO24)
Dune: The Sisterhood. A HBO confirmou Travis Fimmel (Ragnar Lothbrok de “Vikings”) na prequela de "Duna", série passada 10 mil anos antes dos acontecimentos do filme/livro. (Variety)
Steven Spielberg. Numa longa entrevista, o icónico cineasta frisou em entrevista que as plataformas de streaming mandaram os seus melhores amigos realizadores “para debaixo do autocarro”. (The New York Times)
Pokémon. Após 25 anos… Ash Ketchum é (finalmente?) o melhor treinador do mundo! (Variety)
Snoop Dogg. O rapper vai ter um biopic. A realização estará a cargo de Allen Hughes, responsável pela série documental “The Defiant Ones” e o argumento é de Joe Robert Cole (“Black Panther” 1 e 2) (PitchFork)
🎥 Let's look at the trailers
“John Wick 4” (Cinema)
“Estranho Mundo” (Cinema, Disney)
“Guillermo Del Toro’s Pinocchio” (Netflix)
“Our Universe” (Netflix)
“The Witcher: Blood Original” (Netflix)
“Gossip Girl” - 2.ª Temporada (HBO Max)
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos, Miguel Magalhães e João Dinis
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que nós podíamos gostar? Ou uma review de um dos conteúdos de que falámos?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt