Ameaças, Inquisição e vida de ator (com Francisco Beatriz)
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la aqui.
Segue o Acho Que Vais Gostar Disto no Instagram, no Twitter e no TikTok.
Nesta semana, voltamos a contar com um episódio especial, em que o João Dinis, Mariana Santos e o Miguel Magalhães receberam no estúdio o ator Francisco Beatriz, um dos protagonistas de “1618”, filme de Luís Ismael (“Balas e Bolinhos”), atualmente em exibição nas salas portuguesas. Baseada em factos reais, a narrativa decorre na cidade do Porto no séc. XVII e gira em torno de uma época em que a Inquisição perseguiu os judeus portugueses. Francisco interpreta o Visitador Sebastião de Noronha, enviado pela Inquisição para supervisionar a Visitação.
E, não obstante o facto de o convidado se confessar intimidado por o terem colocado “numa cadeira muito baixinha” e de “ter o microfone nos olhos”, a conversa flui com muita naturalidade. As histórias chegam a cruzar continentes e oceanos (devido ao facto de ter estado uma temporada nos Estados Unidos) e até fazem um recuo temporal na sua biografia quando se recorda a sua experiência no Club Disney (ainda na década de 90, “quando era muito pequenino” e “quando só havia dois canais”).
Do teatro ao cinema, passando pelas novelas, contando inclusive com uma experiência enquanto apresentador na MTV, Francisco participou em projetos como “Santa Bárbara”, “Mistério do Tempo”, “Criação” e “A Rede”. Pelo meio, deu vida a um “patrão” pouco dado aos bons modos e ao respeito no programa “E Se Fosse Consigo”, da autoria da jornalista Conceição Lino, em que o episódio em causa abordou o assédio moral no local de trabalho. A experiência, conta, foi não só “horrível” como foi das suas “piores enquanto ator”. Isto porque passou o dia todo a levar com “ameaças de porrada”.
Na conversa falaram-se ainda das diferenças entre o que significa ser ator nos EUA e no nosso país, a diferença de orçamento entre produções nacionais e internacionais, indo até à origem de “Alice”, personagem que interpretou numa peça imersiva na Pensão do Amor, em Lisboa, que contava o dia em que foi proibida a prostituição em Portugal.
Ouve o episódio no Spotify, Apple Podcasts e no Google Podcasts.
Subscreve e deixa comentários nas plataformas.
Antes do próximo episódio de House of the Dragon
No sétimo episódio, intitulado "Driftmark", a tensão dentro do seio da família Targaryen atingiu o ponto em que a paz já não parece possível. Em 60 minutos, houve tempo para fazer o luto num funeral, ganhar um dragão, apontar o dedo a bastardos, celebrar uma união — com a qual não se deve brincar. Até porque rainhas, príncipes e conselheiros já não escondem as suas verdadeiras intenções e ambições para chegar ao Trono. Agora, ficou claro de que lado do tabuleiro figuram as peças no jogo de xadrez que vai compor a batalha conhecida como a Dança dos Dragões.
Ouve o recap do EP7 de “House of the Dragon” no Spotify, na Apple Podcasts ou no Google Podcasts.
Já estamos no YouTube! ▶️
O Acho Que Vais Gostar Disto já tem o seu próprio canal de YouTube. Nas próximas semanas, vamos começar a disponibilizar alguns dos episódios, que terás a oportunidade de ouvir num formato diferente. Teremos tanto as habituais discussões de filmes e séries, como as entrevistas que já fizemos.
Subscreve o canal para não perderes os próximos episódios e outros conteúdos que vamos produzir no futuro.
Créditos finais
👀 O que ver
A Mulher Rei (Cinema). Muita ação, imensa história sobre o tráfico de escravos, e empoderamento feminino. O filme é centrado num grupo de guerreiras, as Agojie, lideradas por Viola Davis. (Trailer).
A Rapariga Mais Sortuda do Mundo (Netflix). Thriller psicológico com Mila Kunis. Adapta o primeiro livro de Jessica Knoll, bestseller de 2015. (Trailer)
A Game of Secrets (HBO Max). Um documentário sobre a história de Rui Pinto, o homem por detrás dos famosos documentos Football Leaks. (Trailer)
Catherine Called Birdy (Prime Video). Escrito e realizado por Lena Dunham (“Girls”), tem por base o livro homónimo de Karen Cushman e é protagonizado por Bella Ramsey (a Lyanna Mormont de “A Guerra dos Tronos”) (Trailer)
O Clube da Meia-Noite (Netflix). É a nova série de “terror” de Mike Flanagan (“A Maldição - De Hill House”, “Missa da Meia-Noite”) para a plataforma de streaming. Adaptada o romance de Christopher Pike. (Trailer)
📚 O que ler?
“Abelhas Cinzentas”. A guerra tirou-lhe a vontade de escrever ficção, mas apenas isso. Um dos maiores romancistas ucranianos vivos, Andrei Kurkov tem usado o poder da palavra para combater o poder das armas russas. Acaba de lançar "Diary of an Invasion", relato da sua experiência do conflito, iniciada a 24 de fevereiro. Recomenda-se a leitura da entrevista do autor — vale muito a pena para se perceber a situação na Ucrânia. (SAPO24)
📱O que se passou no mundo da cultura pop
The Bear. O “urso” já chegou à cozinha, perdão, a Portugal. Era uma das estreias mais aguardadas depois de todo o sucesso alcançado nos EUA. (SAPO24)
Knives Out 2. Daniel Craig está de volta ao papel de Benoit Blanc. Este é um guia para não te perderes na sequela do filme de Rian Johnson da Netflix. (IndieWire)
Angelina Jolie & Brad Pitt. Cabeçadas, cotoveladas e agarrões. Documentos judiciais detalham alegadas agressões de Pitt à ex-mulher. (SAPO24)
Morreu Loretta Lynn, voz incontornável do country. A sua carreira durou mais de 60 anos e a sua autobiografia chegou a ser adaptada para o cinema em “Coal Miner’s Daughter” (1980), com Sissy Spacek e Tommy Lee Jones. (Expresso)
Anna Delvey. Ainda se lembram dela? A jovem que inspirou “Inventing Anna”, série da Netflix, vai sair da prisão (Bloomberg). Recorda o episódio do nosso podcast acerca do tema!
Ferrari. As primeiras imagens do biopic de Michael Mann sobre Enzo Ferrari, o fundador da icónica marca automóvel do cavalo, já foram divulgadas. E Adam Driver está… irreconhecível? (IndieWire)
5 anos de #MeToo. Cinco anos após o seu caso ter iniciado o movimento global, Harvey Weinstein está de volta ao banco dos réus. (Variety)
Os melhores 38 filmes de 2022 (até agora). Uma lista com quase quarenta filmes — para todos os gostos! (IndieWire)
Marvel. Já está escolhido o realizador do anti-herói “El Muerto” (spin-off de "Spider-Man"): será Jonás Cuarón, filho do premiado Alfonso (Collider). Armor Wars, com Don Cheadle e o seu Col. James Rhodes (a.k.a War Machine), passou de minissérie de seis episódios para filme (CinemaBlend).
Rust. Alec Baldwin anuncia acordo com família de diretora de fotografia morta durante a rodagem do filme. (SAPO24)
Justin Bieber. O artista canadiano confirmou o adiamento da digressão mundial, que inclui o concerto em Portugal, agendado para janeiro de 2023. (Expresso/Blitz)
Apollo 10 ½: A Space Age Childhood. A Academia dos Óscares rejeitou a candidatura do filme (na Netflix) de Richard Linklater (“Booyhood”) para a categoria de “Animação”. Agora, o realizador faz saber que vai recorrer da decisão. (IndieWire)
🎥 Let's look at the trailer
The White Lotus (HBO Max, teaser da 2.ª Temporada)
Slumberland: O Reino dos Sonhos (Netflix, filme com um Jason Mamoa que parece ter seguido a dieta de Fat Thor)
A Rapariga mais Sortuda do Mundo (Netflix, filme com Mila Kunis)
Super Mario Bros (Cinema, filme de animação)
The Idol (HBO Max, 3.ª teaser da série do criador da “Euphoria”, protagonizado por Abel "The Weeknd" Tesfaye e Lily-Rose Depp)
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos, Miguel Magalhães e João Dinis
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que nós podíamos gostar? Ou uma review de um dos conteúdos de que falámos?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt