😱 Qual é o drama?
Por norma, costumamos falar sempre de séries, filmes ou artistas. Mas cultura pop também é falar dos dramas que rodeiam Hollywood e o mundo artístico de uma forma geral. E, hoje, vamos dedicar-nos a eles. Os últimos dias foram marcados por eventos nas três indústrias, que fizeram a delícia das revistas cor-de-rosa e dos comentadores de bancada das redes sociais.
- Miguel Magalhães
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la aqui.
Qual é o drama?
Drama nos filmes: “A Pequena Sereia”
Na D23, um evento especial da Disney onde partilhou novidades sobre os seus próximos projetos, foi revelado o primeiro trailer do live-action de “A Pequena Sereia”. É uma das adaptações mais esperadas por parte dos fãs e portanto obviamente que o “sneak peak” foi alvo de milhões de visualizações em todas as plataformas.
A nova Ariel vai ser protagonizada por uma atriz chamada Halley Baley (que muita gente confundiu com Halle Berry) que, por ser de raça negra, motivou que uma série de trolls racistas fosse para os comentários do vídeo e para as redes sociais criticar a Disney por não estar a respeitar a descrição original da personagem.
Não conhecendo o talento de Baley, se passou nos castings é porque demonstrou qualidades para representar uma personagem tão querida para tanta gente. “A Pequena Sereia” é uma personagem ficcional, criada por um senhor - Hans Christian Andersen - que depositou na sua história o seu amor secreto por outro homem. Portanto, qualquer adaptação é perfeitamente válida desde que conte uma história que crie empatia com as audiências. O filme estreia a 26 de maio de 2023.
Drama na televisão: “Ted Lasso”
A produção da popular série da Apple TV+ está a demorar mais tempo do que o esperado e parece haver um culpado claramente identificado: Jason Sudeikis. Ao que tudo indica, o ator (que além de ser o protagonista, é também produtor e escritor da mesa) tem estado a alterar vários guiões dos episódios e a criar novos arcos de história para algumas das outras personagens.
Ora, isto tem criado uma série de atrasos nas gravações e tem criado transtorno em alguns dos atores que, por não despacharem as suas cenas, também ficam impedidos de avançar para outros projetos. Por outro lado, o “stand by” em algumas localizações, bem como o maior tempo alocado à produção, levam a que o orçamento da temporada esteja a ser já ultrapassado e que a Apple TV+ e a Warner (que produzem em conjunto a série) tenham de começar a ter conversas complicadas sobre como dividir a conta.
“Ted Lasso” venceu recentemente 4 Emmys, incluindo o de Melhor Série de Comédia, sendo que a próxima temporada, que muitos especulam ser a última, está planeada para estrear em 2023. Vamos ver se se mantém assim.
Drama na música: “Adam Levine”
O vocalista dos Maroon 5, autor de hits como “She Will Be Loved” e “Moves Like Jagger”, está envolvido numa polémica matrimonial por alegadamente ter traído a mulher Behati Prinsloo, ex-modelo da Victoria Secret. A história foi revelada pela própria amante, uma modelo do Instagram chamada Summer, que mostrou no TikTok as mensagens enviadas por Levine durante alguns meses e confessou que de facto tinham estado juntos algumas vezes.
No entanto, esta não é a pior parte. De acordo com a modelo, depois de um ano sem lhe dizer nada, o artista retomou o contacto com ela, não para reiniciar a relação, mas para lhe pedir autorização para dar o seu nome ao bebé que ia ter com a sua mulher em breve. Foi esta a informação que a modelo partilhou com alguns amigos através de screenshots, que por sua vez abusaram da sua confiança e tentaram vendê-la a tablóides. Face a isto, a modelo decidiu chegar-se à frente (assumindo um papel um pouco falso de vítima) e expor a versão dela dos factos.
Que impacto poderá isto ter nos Maroon 5? Provavelmente, mais um hit para os rankings.
Podcast Acho Que Vais Gostar Disto
Pode não ser a opinião de todos, mas este episódio 5 foi o melhor da temporada até agora para a equipa do Acho Que Vais Gostar Disto. Todo o episódio é um “build up” para a festa de noivado de Rhaenyra Targaryen com Laenor Velaryon, depois de os dois jovens terem chegado a um acordo sobre como cada um podia tirar máximo proveito da sua liberdade celebrando um importante compromisso. No entanto, bem sabemos a popularidade que celebrações de matrimónio têm no universo de “A Guerra dos Tronos” e portanto sabíamos que podíamos esperar um desfecho cheio de surpresas e carnificina. E foi precisamente isso que aconteceu.
Ouve o recap do EP5 de “House of the Dragon” no Spotify, na Apple Podcasts ou no Google Podcasts.
Ouve os episódios anteriores, nas plataformas habituais (ou no nosso novo canal de YouTube), se chegaste a “House of the Dragon” um pouco mais tarde.
Partilha os teus comentários sobre a série connosco no Twitter ou no Instagram e deixa reviews no Spotify e na Apple Podcasts. Nós agradecemos!
Já estamos no YouTube! ▶️
O Acho Que Vais Gostar Disto já tem o seu próprio canal de YouTube. Nas próximas semanas, vamos começar a disponibilizar alguns dos episódios, que terás a oportunidade de ouvir num formato diferente. Teremos tanto as habituais discussões de filmes e séries, como as entrevistas que já fizemos.
Subscreve o canal para não perderes os próximos episódios e outros conteúdos que vamos produzir no futuro.
Créditos finais
🎧 O que ouvir?
Smashing Pumpkins - Beguiled. O single faz parte do novo disco (“ATUM: A Rock Opera In Three Acts”) da banda de Billy Corgan — que tem data de lançamento para abril do próximo ano. Vê o vídeo aqui.
Marcus Mumford - (self-titled). O disco de estreia a solo do vocalista dos Mumford & Sons conta com participações de Phoebe Bridgers, Brandi Carlile, entre outros. Spotify | Apple Music
👀 O que ver?
Streaming
O verdadeiro Bling Ring: Golpe em Hollywood. Em 2009, um grupo de jovens decidiu assaltar casas de famosos — até serem apanhados. O caso tornou-se mediático e além de artigos de jornais deu origem a um filme de Sofia Coppola. Esta é uma série documental da Netflix, que tem dois dos protagonistas a dar a sua versão dos factos. Estreia dia 21 de setembro. (Trailer)
Desaparecimento na Noruega. Para os fãs do nordic noir e do true crime, esta série da Netflix explora o desaparecimento de Anne-Elisabeth Hagen, esposa de um bilionário, que deixou o país em choque. Baseada em factos reais. (Trailer)
Cinema
Não Te Preocupes, Querida. O thriller de Olivia Wilde com Harry Styles e Florence Pugh estreia esta semana nos cinemas nacionais. (Trailer)
Avatar (reposição). Parece que não foi assim há muito tempo, mas a realidade é que o filme já é adolescente de 13 anos (é de 2009). E a pensar nas gerações mais novas que não tiveram a oportunidade de o experienciar na altura, o realizador James Cameron volta a trazer o óculo 3D à sala escura. (Trailer)
👇 O que não podes perder na cultura pop
Keanu Reeves. E não é que a estrela de Matrix passou umas férias no Algarve? (Blitz)
Woody Allen. Aquele que já foi um dos realizadores mais prolíficos de Hollywood pode estar à beira da reforma. (IndieWire)
Avatar. Antes do lançamento da sequela “Avatar: The Way of Water”, o realizador James Cameron explica as razões que o levaram a tomar a decisão de colocar o original nos cinemas. (New York Times)
Ezra Miller. O ator de “Flash” acredita que era o “novo messias” e que ia liderar “uma revolução indígena. (Vanity Fair)
Biopics. “Blond” da Netflix é o filme biográfico mais recente a gerar ondas de indignação, mas está longe de ser o único. Estes são outros 10 títulos controversos. (IndieWire)
Jean-Luc Godard. É um dos maiores nomes da história do cinema e morreu aos 91 anos. Este é um guia para a sua obra. (IndieWire)
Óscares. O filme "Alma Viva", da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, é o candidato de Portugal em 2023. (SAPO24)
Brad Pitt. O norte-americano não é só um ator com um gosto declarado pela arquitetura — também dá uma perninha na arte. Tanto que as suas esculturas vão chegar à Finlândia. (SAPO24)
Adnan Syed. Em 1999, foi acusado de matar a namorada do liceu. Em 2014, o caso saltou para a ribalta por ser o tema principal do podcast “Serial”. Agora, 23 anos depois, já com 41 anos, Syed vai sair em liberdade. (The New York Times).
🎥 Let’s Look at the trailer
Let the Right One In (Showtime)
Notre Dame (Netflix)
The Old Man (Disney+)
Babylon (Cinema)
The Fabelmans (Cinema)
O Enfermeiro da Noite (Netflix)
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos, Miguel Magalhães e João Dinis
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que nós podíamos gostar? Ou uma review de um dos conteúdos de que falámos?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt