🐍 Cobra Kai: Nostalgia ao Pontapé
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la aqui.
Segue o Acho Que Vais Gostar Disto no Instagram, no Twitter e no TikTok.
Seja qual for a faixa etária, quer conheçam a trilogia de John G. Avildsen e Robert Kamen ou a versão moderna de Harald Zwart (mais conhecida como ‘a versão do Jaden Smith e do Jackie Chan”), é quase impossível ficar indiferente ao universo de “The Karaté Kid”.
A primeira vez que ouvimos falar de Daniel LaRusso, personagem principal deste franchise, foi em 1984 e o seu principal rival era Johnny Lawrence. Os dois lutaram dentro e fora do tapete, e defenderam com garra os seus respetivos dojos e senseis: LaRusso treinado por Miyagi no Miyagi-Do e Lawrence por John Kreese no Cobra Kai. Depois, seguiram-se mais dois filmes e uns quantos outros vilões que, entre socos, pontapés e lições de moral foram sendo derrotados.
Em 2010, ainda houve uma tentativa de chegar às camadas mais jovens com o reboot, mas este novo filme conseguiu chegar aos calcanhares do original. Este feito acontece quase por acaso, com uma série que inicialmente parecia pouco promissora: “Cobra Kai” estreou em 2018 como um produto do YouTube Premium e prometia uma nova abordagem às personagens que já eram conhecidas por todos. E se, afinal, Johnny Lawrence não fosse assim tão mau?
34 anos depois de um combate decisivo, em que LaRusso foi o vencedor do mítico torneio All Valley, Lawrence é um adulto sem rumo na vida. Daniel, por outro lado, é muito bem sucedido e tem a sua cara espalhada por vários sítios da cidade. A rivalidade mantém-se, mas desta vez sem karaté, sem senseis nem dojos e com mais responsabilidades. Ou pelo menos assim é até se voltarem os dois a cruzar.
Este é o universo que a série, que depois da segunda temporada foi comprada pela Netflix, nos apresenta. Entretanto, voltaram várias personagens e os respetivos atores dos filmes originais e, chegando agora à quinta temporada, podemos concluir que se trata de uma produção nostálgica que une gerações. O João Dinis, a Mariana Santos e o Miguel Magalhães juntaram-se num novo episódio do podcast para falar da série e do que é que o futuro lhe pode reservar.
Ouve já este episódio do nosso podcast no Spotify, na Apple Podcasts ou no Google Podcasts!
Deixa críticas e reviews nas plataformas se gostaste dos episódios. Nós agradecemos!
Já estamos no YouTube! ▶️
O Acho Que Vais Gostar Disto já tem o seu próprio canal de YouTube. Nas próximas semanas, vamos começar a disponibilizar alguns dos episódios, que terás a oportunidade de ouvir num formato diferente. Teremos tanto as habituais discussões de filmes e séries, como as entrevistas que já fizemos.
Subscreve o canal para não perderes os próximos episódios e outros conteúdos que vamos produzir no futuro.
Créditos finais
👀 O que ver
Narco-Saints. Trata-se de uma série sul-coreana que nos dá a conhecer um empresário que faz a escolha difícil de se juntar a uma missão do governo que envolve a captura de um chefe da droga no Suriname. A melhor parte é que tudo isto é baseado numa história real. (YouTube)
Rick and Morty. A sexta temporada da conhecida série de animação já chegou à HBO Max e promete novas aventuras intergaláticas entre avô e neto. (YouTube)
Flight/Risk. Quem acha que a Prime Video é só “O Senhor dos Anéis: Anéis do Poder” está enganado. A plataforma de streaming estreou agora um documentário que nos leva de volta a 2018 para recordar uma altura em que dois aviões caíram num curto espaço de tempo sem aparente motivo. O pânico que se viveu na altura, as questões e as reticências resumidas em 1h40. (YouTube)
Pinóquio. Um dos dois reboots deste clássico da Disney que vão chegar este ano já está disponível na Disney+. É um live-action e tem Tom Hanks no papel de Gepeto. (YouTube)
📱O que se passou no mundo da cultura pop
Rainha Elizabeth II. Não há dúvida do impacto que o falecimento de Isabel II, rainha de Inglaterra, teve na cultura pop. Para além da habitual mobilização nas redes sociais para prestar as devidas homenagens, a sua influência foi mais longe. Por exemplo, “The Crown”, a prestigiada série da Netflix que traz para a ficção a magia da família real, anunciou que iria parar temporariamente a produção da nova temporada em sua homenagem. (Deadline)
Festival de Cinema de Veneza. Está quase a acabar um dos eventos mais importantes do mundo cinematográficos e entre dramas, intrigas, ovações de pé e surpresas que estão a fazer sucesso, já há vários destaques para a edição de 2022. (Junkee)
The Handmaid 's Tale. É oficial: a série vai ter uma sexta temporada! Mas como nem tudo é bom, parece que o seu fim também está à vista… (Variety)
iPhone 14. Num dos seus mais esperados eventos anuais, a Apple anunciou os seus novos modelos de smartphone. A internet não pareceu adorar as novidades (ou falta delas) e, como sempre, fez memes. (Firstpost)
Peppa Pig. Achas que se trata apenas de um desenho animado para os mais pequenos? Estás enganado! Representatividade, conceitos mais abrangentes e identidade pessoal são alguns dos conceitos que pretende introduzir aos mais novos. (SAPO24)
🎥 Let's look at the trailer
Glass Onion: A Knives Out Mystery. Já foram divulgadas as primeiras imagens do novo filme da Netflix que volta a trazer Daniel Craig para uma sequela do “Knives Out”. (YouTube)
My Policeman. Para além do sucesso no mundo da música, 2022 é o ano em que Harry Styles nos tenta conquistar no mundo da representação. Depois de “Don’t Worry Darling”, vamos poder ver o namoradinho da cultura pop em “My Policeman”, na Prime Video e já há trailer. (YouTube)
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos, Miguel Magalhães e João Dinis
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que nós podíamos gostar? Ou uma review de um dos conteúdos de que falámos?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt