🐉 O ambiente em Westeros está tenso
As coisas em “House of the Dragon” estão a aquecer e esta semana fizemos mais um episódio de recap ao novo capítulo da prequela de “Game of Thrones”. Há mais drama, há mais dragões e há mais momentos que nos relembram o melhor que este universo tem para oferecer. Atenção a potenciais spoilers, quer no texto quer no podcast, para quem ainda não viu a série. Não queremos magoar os sentimentos de ninguém.
- Miguel Magalhães
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la aqui.
O ambiente está tenso em Westeros
A morte da Rainha Aemma e do filho “Herdeiro por um Dia” causaram moça no reino, que agora vive um momento de instabilidade como não se via há vários anos. O Rei Viserys tentou atenuar a situação da sucessão ao nomear a filha Rhaenyra como herdeira, no entanto, essa decisão parece ter agitado ainda mais as águas.
Neste segundo episódio, há várias novas condicionantes que nos são apresentadas. Mas antes disso… quão bom é ouvir de novo o genérico de “Game of Thrones” logo a seguir à intro da HBO? Se tivesse de escolher, continuo a achar a entrada da série original mais forte, mas a de “House of the Dragon” é incrivelmente bem conseguida e deixa claro o sangue que vai ser derramado para os Targaryen manterem o seu trono intacto.
Regressando a este novo capítulo, seis meses depois do funeral da Rainha e o do filho, o Conselho do Rei apresenta uma série de desafios para os quais é necessário encontrar uma solução.
Primeiro, um novo inimigo - Crab Feeder - está perigosamente a infiltrar-se no reino por mar e o Lorde Corlys Velaryon, Mestre dos Navios e Rei da Derivamarca (a região mais próxima da invasão deste inimigo) pede a Viseys ajuda, dado que muitos dos seus navios estão a ser destruídos
Segundo, Daemon Targaryen, o irmão do Rei e ex-herdeiro ao Trono, depois de fugir para Pedra do Dragão, a residência dos Targaryen, enviou uma carta a informar que estava a planear casar-se com Lady Miserya, uma jovem do seu bordel de eleição. No dito documento afirmava também que a senhora esperava um filho, a quem planeava dar o ovo de Dragão (roubado por si), que estava destinado ao falecido filho do Rei, Baelon. Otto Hightower, Mão do Rei e conhecido “hater” de Daemon sugere uma ação armada rápida contra o príncipe.
Terceiro, muitas vozes começaram a sugerir que Viserys casasse novamente. Apesar de estar de luto, o Rei ainda estava em idade de encontrar uma nova mulher que pudesse dar mais segurança ao Reino, seja em termos de sucessão, seja em termos de descendência que pudesse reforçar a relação com outras famílias. Obviamente, que isto prejudica a relação de Rhaenyra com o pai e que a leva a sentir-se insegura com toda a situação.
Ao longo do segundo episódio, cada um destes problemas vai escalando e foram esses desenvolvimentos que discutimos no episódio de recap desta semana, apoiado pela HBO Max Portugal. Que personagens estamos a gostar mais? Diferenças para os livros? Qual a melhor cena? O que vai acontecer daqui para a frente? Tudo coisas que vais poder ouvir.
Ouve o recap do EP2 de “House of the Dragon” no Spotify, na Apple Podcasts ou no Google Podcasts.
Ouve o recap do EP1, nas plataformas habituais (ou no nosso novo canal de YouTube), se chegaste a “House of the Dragon” um pouco mais tarde.
Partilha os teus comentários sobre a série connosco no Twitter ou no Instagram e deixa reviews no Spotify e na Apple Podcasts. Nós agradecemos!
Já estamos no YouTube! ▶️
O Acho Que Vais Gostar Disto já tem o seu próprio canal de YouTube. Nas próximas semanas, vamos começar a disponibilizar alguns dos episódios, que terás a oportunidade de ouvir num formato diferente. Teremos tanto as habituais discussões de filmes e séries, como as entrevistas que já fizemos.
Subscreve o canal para não perderes os próximos episódios e outros conteúdos que vamos produzir no futuro.
Créditos finais
👀 O que ver
Pôr do Sol. No dia 2 de setembro algumas salas dos cinemas NOS do país vão abrir portas, a partir das 20h30, para exibir o último episódio da segunda temporada passada na Herdade dos Bourbon de Linhaça. A entrada era gratuita, mas à hora de escrita desta newsletter já estava tudo esgotado em todo o lado — Coimbra, Loulé, Aveiro, Lisboa, Porto, Braga. Para os que não conseguiram bilhete serve o consolo de que o derradeiro episódio será transmitido na RTP1 e RTP Play. PS: algumas estrelas vão estar no Cinema NOS do Colombo, segundo o comunicado da estação pública.
🎧 O que ouvir
Arctic Monkeys. Um cheirinho do que podemos esperar quando subirem ao palco do MEO Kalorama, em Lisboa, no dia 2 de setembro (YouTube).
Ainda assim, enquanto o dia não chega, é tempo de ouvir “There’d Better Be a Mirrorball”, o primeiro single de “The Car”, o novo disco. Vê o clip e ouve a canção aqui.
📱O que se passou no mundo da cultura pop
House of the Dragon. Depois de o primeiro episódio chamar a atenção de 20 milhões de espetadores em todas as plataformas da HBO (cabo, On Demand e streaming), a história da Casa Targaryen foi renovada para uma segunda temporada. (WarnerMedia)
Com estes, ficámos… sem palavras! Quem nunca carregou no botão "play", começou a ver algo e quando começaram a rolar os créditos finais o primeiro pensamento foi tão-somente: "mas o que é que acabei de ver?". (SAPO24)
MEO Kalorama. Como chegar, trocar bilhetes por pulseiras e não te perderes no recinto. Tudo o que precisas de saber sobre o festival que começa esta quinta-feira, dia 1, e que se prolonga até sábado. (SAPO24)
Matt Damon. Por que é que já não se fazem filmes como antigamente? O ator de “O Bom Rebelde” explica de maneira simples e direta o porquê. (Twitter)
Nope 2? Jordan Peele (“Get Out”) não descarta uma sequela do seu novo filme, em exibição nas salas portuguesas. (IndieWire)
MrBeast. Jimmy Donaldson (aka MrBeast) é uma celebridade no YouTube, mas é igualmente empresário e filantropo, que recentemente se tornou apenas o segundo criador a atingir 100 milhões de subscritores. Mas gerir a sua carreira não é fácil. Nem por sombras. O seu manager que o diga! (Colin and Samir Podcast)
MTV VMA’s. Anitta fez história e Taylor Swift arrebatou a noite. (SAPO24)
O culto A24. Normalmente, quem tem fãs são os atores, realizadores, produtores. Enfim, os protagonistas mais visíveis nos créditos de um filme. No entanto, a história do pequeno estúdio independente “A24” muda esta narrativa — é a empresa que tem os créditos e os seguidores. Nos seus dez anos de existência, lançou mais de 100 filmes em quase todos os géneros imagináveis. “Lady Bird”, "Eighth Grade”, “Moonlight”, “The Florida Project”, “Amy”, “Room”, “Uncut Gems”, “Ex-Machina”, “The Spectacular Now”, “The Witch”, “Hereditary”, “Midsommar” são apenas alguns exemplos (fazer um best off dos melhores 30 é quase impossível) do seu espólio. Este artigo explica como virou culto. (Vulture)
The Lord of the Rings: “The Rings of Power”. A série da Prime Video fica disponível na próxima sexta-feira, dia 2 de setembro, e é a produção mais cara de sempre para televisão. Em números, isto traduz-se num custo estimado de 715 milhões de dólares, ou seja, 0.15% das receitas totais da Amazon no ano passado. Também significa 20% do orçamento gasto pela Nova Zelândia na Defesa, onde grande parte da série foi rodada. (Wall Street Journal)
Chris Rock. O humorista revelou que recusou apresentar a nova cerimónia dos Óscares. (The Hollywood Reporter)
🎥 Let's look at the trailer
Thai Cave Rescue. Este docudrama da Netflix revela a perspectiva local (ou seja, é realizado por dois tailandeses e um norte-americano com ascendência tailandesa) sobre o processo de resgate da equipa de futebol que ficou presa numa caverna em 2018. (Vê aqui)
Weird: The Al Yankovic Story. Um bem cabeludo Daniel Radcliffe dá vida a Weird Al, músico que se tornou conhecido por adaptar artistas famosos com um acordeão e bigode à Quim Barreiros. No trailer, percebemos que este é um biopic que faz paródia aos biopics, ou não revelasse uma relação amorosa imaginária com Madonna (Evan Rachel Wood). (Vê aqui)
PS: Weird Al existe mesmo e faz covers de tudo e mais alguma coisa. Até de “Gangsta's Paradise”, em versão Amish.
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos, Miguel Magalhães e João Dinis
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que nós podíamos gostar? Ou uma review de um dos conteúdos de que falámos?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt