🐉 De volta à Casa do Dragão!
É o tema do momento, uma das séries mais aguardadas deste ano, e, como é óbvio, não vamos deixar escapar nada. Hoje inauguramos no Acho Que Vais Gostar Disto uma nova série de episódios do nosso podcast dedicados a “House of the Dragon”, com o apoio da HBO Max, e contamos-te tudo sobre o primeiro episódio. 🚨 Alerta Spoilers! 🚨
- Mariana Santos
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la aqui.
Como já revelamos no episódio de antevisão da série, tanto o Miguel Magalhães como o João Dinis são fãs assumidos de “Game of Thrones” e esperavam ansiosamente por “House of the Dragon”. Já eu, sou novata nestas andanças, quase nada sei sobre este universo, e fui ao primeiro episódio às cegas e de caderninho e caneta na mão (não fosse aparecer vários nomes complicados de seguida e eu tivesse de fazer um esquema rápido). Uma hora depois, vou contar-te tudo o que aconteceu através das 5 questões que mais importam!
1 - Onde é que a série se passa?
Neste primeiro episódio, o principal cenário foi a Casa do Dragão, onde quem domina o reino é uma família que já era conhecida desde a altura de “Game of Thrones”, os Targaryen, mas ainda muito antes de haver uma Daenerys. Na introdução ficamos a conhecer a forma controversa como o rei Viserys foi parar ao trono, mas só para saltarmos vários anos à frente até à altura em que este já é rei e a mulher Aemma está grávida — de preferência rapaz, de modo a herdar o Trono de Ferro.
2 - Quais foram os pontos altos do episódio?
De forma muito (demasiado) resumida, neste episódio ficamos a conhecer os Targaryen e as suas dinâmicas familiares: o ambicioso rei Viserys, a conservadora rainha Aemma, a sua filha rebelde, Rhaenyra, e Daemon, o controverso irmão do rei. Com a chegada do filho varão, os reis preparam um torneio de cavaleiros. Mas os foguetes foram lançados antes da festa, e o parto não correu como se esperava e tanto Aemma como o bebé acabam por falecer. Sem filho varão, abre-se assim uma crise à sucessão de Viserys, uma corrida ao trono em que, para descontentamento de muitos, Daemon parece ser o favorito.
3 - Onde é que isto se cruza com Game of Thrones?
Para os verdadeiros fãs, há vários easter eggs. Para começar, o mais óbvio, é a ligação familiar com Daenerys, a Mãe dos Dragões. A história passa-se 170 anos antes do seu nascimento, mas a verdade é que facilmente percebemos que a essência dos Targaryen está mesmo no seu ADN. Para além disso, há ainda uma cena em particular, em que Viserys fala com a sua filha Rhaenyra sobre as responsabilidades do Trono de Ferro, e relata um sonho que um dos seus antepassados teve, uma espécie de premonição de uma guerra futura, um Inverno que ia cair sobre aquele reino. Eu não vi “Game of Thrones” e até eu reconheço a frase “Winter is Coming”. Reparaste em mais algum easter egg? Partilha connosco!
4 - O que ficou por responder neste episódio?
Nos últimos minutos, vemos o rei Viserys a assumir uma posição inesperada, a expulsar o seu irmão da corte e a eleger Rhaenyra como sua sucessora. Até aqui, nenhuma rainha se tinha sentado no Trono, mas há muitos que acreditam que a jovem vai ser capaz de cumprir o seu dever. Ainda assim, e até porque ainda temos 9 episódios pela frente, a luta não vai ficar por aqui. Qual será o próximo movimento de Daemon? Não vai contestar a escolha? Será que vai contra a sua sobrinha? Ou será que a oposição de Rhaenyra vai chegar, na verdade, de fantasmas do passado? Eu já tenho as minhas previsões.
5 - Quais foram os nossos momentos preferidos?
Para descobrires a resposta a esta pergunta vais ter de ouvir o episódio do nosso podcast! Estreámos rubricas especiais, falámos das novidades, das semelhanças à história original e ainda fizemos comparações com a cultura pop portuguesa.
👉 Ouve o episódio nas plataformas habituais: Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts.
👉 Acompanha a série “House of the Dragon” na HBO Max, onde vão estrear novos episódios todas as segundas-feiras!
Já estamos no YouTube! ▶️
O Acho Que Vais Gostar Disto já tem o seu próprio canal de YouTube. Nas próximas semanas, vamos começar a disponibilizar alguns dos episódios, que terás a oportunidade de ouvir num formato diferente. Teremos tanto as habituais discussões de filmes e séries, como as entrevistas que já fizemos.
Esta semana, já podes espreitar a nossa conversa com o Nuno Markl e o episódio que fizemos sobre os Peaky Blinders, quando celebrámos 1 ano de podcast.
Subscreve o canal para não perderes os próximos episódios e outros conteúdos que vamos produzir no futuro.
Créditos finais
👀 O que ver
Samaritan. Na próxima sexta-feira, dia 26, estreia o novo thriller de ação da Prime Video. Sylvester Stallone interpreta um super-herói que se pensa desaparecido há mais de duas décadas. (Trailer)
🎧 O que ouvir
The Prince That Was Promised - Ramin Djawadi. A primeira música da Playlist Oficial de “House of the Dragon”. Ouve aqui!
Coldplay - “Running Up That Hill”. A banda britânica reinterpretou o hit de Kate Bush ao vivo durante um concerto no fim de semana. (Ouve aqui)
Os novos discos de Panic! At the Disco (“Viva Las Vengeance”) e Demi Lovato (“Holy FVCK”) já saíram.
📱O que se passou no mundo da cultura pop
House of the Dragon. 10 milhões assistiram à estreia da prequela de “Game of Thrones”. É a maior de sempre da história da HBO. (The Hollywood Reporter)
Coldplay. Preços, locais oficiais e limites de venda por pessoa. Tudo o que precisas de saber para ir ver Chris Martin e Co. a Coimbra. (SAPO24)
Harry Styles. A história de como o britânico se tornou no "Homem Mais Desejado do Mundo”. (Rolling Stone)
As melhores séries e filmes de 2022 (até agora). Entre regressos e estreias, há conteúdo para todos. Espreita as nossas duas listas do que melhor se fez até agora. A dos filmes aqui, a das séries aqui.
The Sandman. A série é a #1 da Netflix nas últimas duas semanas, mas o criador salienta que tal pode não ser suficiente para receber luz-verde para uma segunda temporada. (Variety)
Andrew Garfield. O ator britânico detalhou como ficou “faminto” de comida e sexo para se preparar para o filme “Silence”. (Variety)
Glass Onion. A Netflix anunciou a data de lançamento da sequela de “Knives Out” (23 de dezembro) e revelou as primeiras imagens. (Vê aqui)
“Thor: Love and Thunder”. O filme da Marvel chega à Disney+ no dia 8 de setembro. Aproveita e recorda o episódio do nosso podcast sobre o romance do Deus do Trovão!
The Good Doctor. A série, que segue um médico com autismo (Freddie Highmore), vai ter um spin-off chamado “The Good Lawyer”. (Variety)
🎥 Let's look at the trailer
“Last of Us”. Num teaser do “que aí vem” nos próximos meses, a HBO revelou as primeiras imagens da adaptação do popular videojogo. (Vê aqui)
The Idol. À semelhança do que aconteceu com “The Last of Us”, a HBO também revelou o segundo teaser da série com The Weeknd e Lily Depp. (Vê aqui)
Lou. A veterana e oscarizada Allison Janney encarna Liam Neeson em “Taken” no novo filme de ação da Netflix. (Vê aqui)
Lord of the Rings: The Rings of Power. Já saiu o trailer final da aguardada série da Prime Video. (Vê aqui)
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos, Miguel Magalhães e João Dinis
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que nós podíamos gostar? Ou uma review de um dos conteúdos de que falámos?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt