👨🏫 E se o "The Office" fosse com professores?
Quem ouviu o episódio mais recente do podcast sabe que fizemos algumas apostas para os Emmys, nomeadamente, quem seriam os principais candidatos a ganhar as categorias de Melhor Série Dramática e Melhor Série de Comédia. Se na parte do drama, “Succession” parece ser a escolha mais óbvia, na parte da comédia, a coisa é bastante mais incerta. Nesta categoria, dentro das oito nomeadas, havia várias que não tinha ainda visto e, então, achei que devia fazer algo quanto a isso.
- Miguel Magalhães
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la .
E se o "The Office" fosse com professores?
Esta semana, a série que escolhi ver foi “Abbott Elementary” e do que fui lendo em reviews de várias publicações, tinha sido uma das surpresas de 2021. Foi criada por Quinta Brunson que, antes “disto”, fez umas coisas com a BuzzFeed e teve uns papéis mais secundários em séries como a “iZombie” e os “Miracle Workers”.
Se tivesse de arranjar uma forma de a descrever seria uma espécie de "The Office", se decorresse numa Escola Básica de Filadélfia (da qual Quinta é natural). A série utiliza o registo mockumentary já característico do que vimos em Scranton, com entrevistas às personagens, com desvios de olhar para a câmara, com filmagens propositadamente mais amadoras e com um humor muito característico. Neste caso, em vez de vendedores de papel, temos professores primários que enfrentam um conjunto de desafios mais complicados.
No seu dia-a-dia, têm de combater a falta de recursos que o seu estabelecimento de ensino recebe do Estado; em muitas situações têm de assumir o papel de principais educadores dos seus alunos (a maior parte das crianças vêm de contextos problemáticos) e enfrentar todas estas responsabilidades deixando a sua vida pessoal em casa (enquanto esquecem os fracos salários que auferem). No entanto, face a esta realidade, têm um sentido muito grande de dever para com as crianças e apoiam-se uns nos outros para lhes dar a melhor educação possível.
A personagem de Quinta Brunson é a jovem professora Janine Teagues que, ao contrário da maior parte dos seus colegas, não se resigna às condições que tem para trabalhar. Podia ter mais ajuda, mas além de um sistema público de ensino subfinanciado, também tem de lidar com a diretora da escola, que é algo incompetente — e que tem algumas semelhanças com Michael Scott, nomeadamente na forma inusitada como muitas vezes lida com o corpo docente e com os alunos.
“Abbott Elementary”, nos seus melhores episódios, tem a boa vibe de “Ted Lasso”, o humor caricato de um ambiente de trabalho de “The Office” e uma crítica social que lhe permite ter uma identidade própria e ser mais do que uma réplica das suas influências. Os sete Emmys para o qual está nomeada são um reflexo da sua popularidade e da validação geral por parte da crítica. Não sei se vai ganhar, mas penso que tem os ingredientes certos para se tornar numa daquelas séries de sete a nove temporadas que daqui a 20 anos vai ser de visualização obrigatória.
A primeira temporada conta com 13 episódios e está disponível no Disney+.
United Boutiques: Não Passa de Moda
Nesta edição, juntamente com os nossos amigos da United Boutiques, recomendamos uma série que representa a junção perfeita entre cultura pop e moda. “The Bold Type” é uma série da Netflix que conta a história de três amigas que trabalham numa revista de moda chamada Scarlet. Uma é escritora, outra é Social Media Manager e a última é assistente de moda do estilista residente.
Moda é o denominador comum na série, nos seus diferentes formatos, mas também as relações amorosas das amigas que acabam por estar entrelaçadas com o seu trabalho. É a típica série, onde acaba tudo quase sempre bem e ajuda ter a atriz Melora Hardin (a Janet de “The Office”, again) num incrível papel de Editora-Chefe da revista.
Todo este mundo e os respetivos looks são inspirações para coisas que podes encontrar na loja online da United Boutiques, um marketplace que associa moda e sustentabilidade com acessórios e peças de roupa de designers conceituados, que certamente apareceriam numa das edições da Scarlet.
Vê o trailer do filme aqui
Visita a loja da United Boutiques e começa a planear os teus looks favoritos.
Podcast Acho Que Vais Gostar Disto
É um dos franchises de videojogos mais conhecidos do mundo inteiro com mais de 125 milhões de cópias vendidas. Tornou-se no videojogo mais vezes adaptado ao cinema com 7 filmes e mais de 1.2 mil milhões de dólares em receitas de bilheteira. É um dos responsáveis pela inclusão dos zombies na cultura pop do século XXI com uma série de explicações mais científicas para a sua existência.
Na semana passada, “Resident Evil” ganhou nova vida com uma série live-action na Netflix, que é, atualmente, a mais vista na plataforma de streaming. No episódio mais recente do podcast falámos do legado do franchise e do que espera desta nova adaptação.
Ouve o episódio completo no Spotify, na Apple Podcasts e na Google Podcasts
Deixa críticas e reviews nas tuas plataformas preferidas. Nós agradecemos!
Créditos Finais
O que aconteceu no mundo da cultura pop?
Maya Hawke. A Robin de “Stranger Things” vai dar um pulinho à música e o primeiro single (“Thérèse”) do seu disco de estreia (“MOSS”, que sai a 23 de setembro) já tem videoclip — é NSFW e pouco recomendável a menores. (YouTube)
Bennifer 2.0. 19 anos depois do primeiro noivado, os atores oficializaram o casamento e deram o nó (Variety). Motivos que levaram ao ressurgimento de uma entrevista com duas décadas de Ben Affleck & Jennifer Lopez. (Cinema Blend)
Emilia Clarke. A Mãe dos Dragões abriu o jogo e contou como sobreviveu a dois aneurismas cerebrais. E diz que é notável que consiga falar. (Variety)
Hunger Games. A prequela da trilogia original vai contar com Peter Dinklage (Tyrion Lannister da “Guerra dos Tronos”) no elenco. (The Hollywood Reporter)
The White Lotus. A HBO Max revelou as primeiras imagens da 2.ª temporada num vídeo com as séries que vão chegar “brevemente” à plataforma. (YouTube)
Nope. O novo filme de Jordan Peele tem conquistado os críticos. Há quem diga que é o seu trabalho mais ambicioso até à data e sinta vibes de Spielberg. (Cinema Blend)
Marcus Mumford & Steven Spielberg. O músico revelou no seu Instagram que o celebrado cineasta realizou o seu primeiro videoclipe da carreira — e logo com a canção “Cannibal”, do seu disco de estreia a solo, que sai a 23 de setembro. Num único take (sem cortes) e com o seu telefone. (Collider)
John Wick. O guião original estava pensado para uma estrela mais velha (Clint Eastwood ou Harrison Ford), mas depois… Keanu Reeves. (IndieWire)
Prime Video. A plataforma de streaming da Amazon vai estar de “cara lavada” (leia-se nova interface) nos próximos dias. Os utilizadores agradecem. (Variety)
Carter. A Netflix revelou o trailer de um novo filme de ação coreano — que promete cenas de ação intensas. (Vê aqui)
She Said. O filme que trata a história que começou com o movimento #MeToo em 2017 ganhou trailer. (Vê aqui)
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos e Miguel Magalhães
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que poderíamos gostar?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt