🏳️🌈 Amor de todas as cores! 🏳️🌈
Para além de mês de Santos Populares, junho é o pride month, o mês em que se celebra o orgulho da comunidade LGBTQIA+. Por isso, hoje preparámos para ti um guia com vários conteúdos que, para além de serem muito bons, procuram representar a comunidade e que nos contam histórias que nos ajudam a perceber a importância de se falar disto e de sensibilizar todos para esta luta. Descobre já de seguida!
- Mariana Santos
Amor de todas as cores!
❤️ ”Heartstopper” na Netflix: Tanto na plataforma de streaming como pelas redes sociais, esta série foi um fenómeno! Baseada num conjunto de volumes de uma saga de romances gráficos igualmente aclamados, dá-nos um amor de adolescentes cheio de clichés bonitos e montanhas-russas de hormonas e autodescobertas. Ah, e também nos deixa com vontade de procurar na rua o Vans certo para o nosso Converse. (Eu avisei que tinha clichés!!)
🧡 ”Gentleman Jack” na HBO Max: Parece-me que esta passou um pouco mais despercebida, mas é uma das pérolas escondidas na plataforma que chegou há uns meses a Portugal. Conta com duas temporadas (a primeira estreou em 2019) e a personagem principal baseia-se em factos reais. Anne Lister foi uma mulher que por volta de 1830 revolucionou o conceito de “postura feminina”. Não se comportava como uma lady, não vestia longos e exuberantes vestidos das cores mais berrantes, como lhe diziam que deveria fazer, mantinha um romance secreto com outra mulher e fazia questão de ter punho firme nos seus negócios. Uma história inspiradora de girl power e de desconstrução de estereótipos que, ainda para mais, é contada sempre num registo cómico e fácil de digerir.
💛 ”Big Mouth” na Netflix: E porque nem todos estes temas têm de ser tratados de forma muito séria ou dramática, que tal uma versão em desenhos animados? Neste caso, não é uma série pensada para os mais novos, mas sim inspirada em experiências que todos nós tivemos na nossa fase pré-adolescente. Até agora tem cinco temporadas e os episódios de 20 e poucos minutos são perfeitos para fazer companhia nas pausas ao longo do dia.
💚 "It’s A Sin” na HBO Max: Foi uma das minhas séries favoritas de 2021 e até é provável que já nos tenhas ouvido falar dela por aqui — é que é mesmo boa! Esta obra de arte em formato de minissérie leva-nos de volta aos anos 80, para o centro de Londres. Ao longo de 5 episódios acompanhamos um grupo de jovens adultos que, para além de travar várias lutas ligadas à sua identidade de género e orientação sexual, são confrontados com o início da crise do HIV, marcada acima de tudo pela desinformação.
💙"Hollywood” na Netflix: Criada por Ryan Murphy (que nos deu outras séries LGBTQIA+ friendly como “Glee” e “Pose”), esta conta com um cast cheio de caras conhecidas, que vem dar um outro brilho ao seu enredo. Fala-nos de homofobia, racismo, assédio e de estrelas em ascensão que estão dispostas a fazer de tudo para chegar ao topo. É a companhia perfeita para uma maratona noturna!
💜 "Veneno” na HBO Max: Mais uma vez inspirada numa história real, como muitas das boas séries sobre estes temas, “Veneno” dá-nos a conhecer a vida da cantora espanhola que fez sucesso nos anos 90 e que se tornou num símbolo da comunidade. Retrata de forma bastante crua a violência e o preconceito pela qual a mulher transgénero passou, desde os primeiros sinais da sua identidade, até ao momento da sua morte. Arrepiante e para ver com um pacote de lenços ao lado.
👉 Para além destes exemplos, há muitas outras séries e filmes com histórias de amor representativas. A tua preferida não está aqui? Conta-nos qual é respondendo a esta newsletter ou através das redes sociais!
É já amanhã: Junta-te à festa! 🍸 🎉
É já na próxima quarta-feira! O podcast Acho Que Vais Gostar Disto vai celebrar 1 ano e vamos marcar a ocasião com a gravação de um episódio especial ao vivo. Os 15 lugares que tínhamos disponibilizado já voaram, mas vamos dar a possibilidade a mais 10 pessoas de poderem vir conhecer-nos e participarem na festa.
Podes esperar a habitual discussão de um ou mais filmes e séries e algumas dinâmicas onde vamos interagir com a audiência. Inscreve-te neste link, vem conhecer-nos e participa na festa.
Onde: LACS Anjos (Rua Febo Moniz 27B), em Lisboa
Dia e Horas: 8 de junho (quarta-feira) às 18h30
Podcast Acho Que Vais Gostar Disto
A propósito da chegada da série “Hudson & Rex” ao AXN, preparámos um episódio especial para todos os amantes de histórias sobre patudos! Falámos da importância dos cães na cultura pop, fizemos um throwback nostálgicos aos nossos conteúdos preferidos sobre animais e ainda houve tempo para dar outras recomendações de que podes gostar no canal de televisão!
👉 Ouve já este episódio do nosso podcast no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.
Não te esqueças de deixa críticas e reviews nas plataformas se gostaste do episódio. Nós agradecemos!
Créditos Finais
Mais podcasts
The Boys. É uma das séries mais underrated do momento e, agora que chegou a terceira temporada, foi o tema principal de um dos episódios no nosso podcast. (Ouve aqui)
O que aconteceu no mundo da cultura pop?
Stranger Things. Graças à popularidade da série da Netflix e a uma cena de correria à Tom Cruise em particular, o single "Running Up That Hill" (1985) de Kate Bush regressou aos TOPs. (IndieWire)
Will Smith & Óscares. A mulher do ator, Jada Pinkett Smith, quebrou o silêncio e falou pela primeira vez da chapada que o marido aplicou em Chris Rock. (CNN)
A Família Adams. A Netflix revelou o primeiro teaser de “Wednesday”, a última série da franquia desta família que veste de negro. Tim Burton realiza e assume o papel de produtor-executivo. Jenna Ortega (“Scream”) dá vida à personagem que dá nome à série — e promete! (Trailer)
The Sandman. Na onda de revelações da plataforma de streaming, chega-nos outro teaser muito aguardado, agora da série baseada nas bandas desenhadas da DC Comics. (Trailer)
Moby e a morte. Por ocasião da exibição do seu documentário (“Moby Doc”), o autor do icónico “Play” deu uma longa entrevista, em que falou de música, cinema e fama. E onde confessa não se importar “se alguém se lembra” dele “agora ou depois de morrer”. (Blitz)
I am Groot. A Disney revelou o primeiro poster da série de animação com a personagem de “Guardiões da Galáxia”. Baby Groot chegou para arrasar… (Collider)
Rainha Isabel II tomou chá com o urso Paddington, famosa personagem da literatura infantil criada pelo escritor Michael Bond. (SAPO24)
“Scrubs” Reunion. O que não faltou foi amor entre Zach Braff, Bill Lawrence e o resto do elenco no ATX Festival — e até dizem que estão afim de reunião especial, um revival ou até um filme da sitcom “Médicos e Estagiários”. (IndieWire)
Westworld. Nós por aqui não gostamos de spoilers, mas parece que há personagens que renasceram do mundo dos não-vivos para voltar à vida na 4.ª Temporada. (Variety)
All of Us Are Dead. Por falar em mortos-vivos, a Netflix confirmou a renovação da série coreana para uma 2.ª temporada. (Collider)
Johnny Depp. Será que depois da vitória no processo civil em tribunal, a estrela vai conseguir fazer um regresso magnífico à Hollywood? (Variety)
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos e Miguel Magalhães
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que poderíamos gostar?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt