👮 We Own This City: Vemos “The Wire” em todo o lado
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la aqui.
Segue o Acho Que Vais Gostar Disto no Instagram (@vaisgostardisto), no Twitter (@vaisgostardisto) e no TikTok (@vaisgostardisto)
"We Own This City" é várias coisas ao mesmo tempo: é o tema central do último episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto, é um livro que virou minissérie na HBO Max, é também a razão pela qual temos uma lágrima no canto do olho ao recordar a última grande história que lidou com os bastidores obscuros de Baltimore, cidade no leste dos EUA.
Baseada no livro homónimo do jornalista Justin Fenton, esta série de seis episódios conta a história verídica da task force de Rastreamento de Armas do Departamento Policial de Baltimore nos anos 2010 — um grupo de polícias profundamente corrupto, liderados pelo controverso Sargento Wayne Jenkins (um fenomenal Jon Bernthal).
A estreia deu-se durante esta semana e a nossa excitação é facilmente explicável: estamos perante o regresso de David Simon (e George Pelecanos, seu comparsa destas andanças) à sua cidade natal, aquela que conhece tão bem e sobre a qual escreve desde os anos 80 (primeiro enquanto jornalista e depois já como criador de "The Wire").
Por falar em "The Wire", o primeiro episódio de "We Own This City" parece uma “nota de rodapé” saída de um guião da primeira. É que tudo soa muito familiar (no bom sentido): o sotaque, as falas, os movimentos, as escutas, a escrita irrepreensível de cada cena. Mas sobretudo porque os anos passam e o ambiente na cidade demonstra que o difícil é estar do lado dos bons. Bem mais fácil, parece, é ceder à corrupção e ao colapso moral.
Ouve o episódio no Spotify, na Apple Podcasts ou no Google Podcasts
Galeria com a Kult
O que é que vais estrear no próximo mês que valha a pena? É uma lista que fazemos sempre para fazer um planear aquilo que vão ser os temas principais das nossas newsletters e dos nossos podcasts. Por norma, costumamos fazer uma lista mais completa com todos os lançamentos para as nossas redes sociais, mas nesta edição vamos partilhar aquilo que vamos mesmo estar a prestar atenção.
Como? Através de uma galeria com o apoio dos nossos amigos da Kult. A Kult é uma plataforma luso-brasileira para fãs de cultura pop receberem e darem recomendações de conteúdo e foi aí que elaborámos uma lista das nossas séries e filmes favoritos para maio.
Cria uma conta na Kult no seu site ou app para acederes à nossa lista.
Segue-nos na nossa comunidade na Kult, onde damos sugestões extra e pedimos recomendações aos nossos leitores.
Créditos finais
O que aconteceu no mundo da cultura pop?
Scorpions. A banda alemã vem a Portugal (Altice Arena) apresentar o novo álbum “Rock Believer” no dia 10 de maio. Por ocasião daquele que é o 25.º concerto da banda em solo luso, o guitarrista Rudolf Schenker deu uma entrevista em que confessa que "Paz, amor e rock n' roll são a manchete da nossa vida". (SAPO24)
O Padrinho. E não é que Mario Puzzo, o homem que escreveu o romance e o argumento do megaclássico de Coppola (sobre o qual falamos no nosso podcast quando celebrou 50 anos) andou mesmo à "batatada" com Frank Sinatra num restaurante? (E News)
CinemaCon 2022. Aparentemente, foram precisos apenas quatro dias em Las Vegas para que a indústria do cinema recordasse ao planeta que a experiência de ir à sala escura é outra vez uma coisa porreira. (Indiewire)
Avatar 2. Depois de pelo menos sete atrasos nos últimos oito anos (o filme deveria ter estreado… em 2014), o realizador James Cameron está finalmente pronto para mostrar ao mundo a sua visão subaquática da tão esperada sequela de "Avatar" — e quem já viu uns minutos na CinemaCon ficou de boca aberta! Intitulado "Avatar: O Caminho da Água", o filme tem estreia marcada para 16 de dezembro. (Variety e The Hollywood Reporter)
Olivia Wilde. Ainda CinemaCon: a atriz e realizadora recebeu os papéis do tribunal por causa da custódia dos filhos quando estava… no palco! A imprensa ainda especulou que seria um guião ou algo parecido, mas não. Foi uma notificação do tribunal. Mas o ex-marido, Jason Sudeikis (Ted Lasso) já veio dizer que não sabia de nada. (Variety)
Shining Girls. Procuras o que ver na Apple+ depois do vazio deixado por "Severance"? (Aproveitamos a ocasião para lembrar aqui o episódio em que mergulhamos neste escritório.) Então a nova minissérie da maçã com Elisabeth Moss e Wagner Moura pode ser opção (não estamos a dizer que é melhor ou pior, só que é uma opção). É uma adaptação do romance homónimo de Lauren Beukes. O trailer está aqui, tudo o resto pode ser spoiler. Estreia hoje!
Alejandro G. Iñárritu. A Netflix comprou os direitos do novo filme ("Bardo") do realizador de "The Revenant: O Renascido" e "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)". Será que vai ser este a valer o Óscar que tanto quer ou vamos ter um novo episódio “CODA” em 2023? (Variety)
Casa de Papel à coreana (literalmente). Por falar na Netflix, a plataforma acabou de divulgar o trailer para o remake coreano da série espanhola. Esta versão vai ter 12 episódios e vai chegar no dia 24 de junho. Vê aqui.
James Corden vai deixar de ser o anfitrião do "Late Late Show". O britânico justificou a decisão afirmando que nunca olhou para o programa como sendo o seu "destino final". (The Hollywood Reporter).
Arcade Fire. A poucos dias do lançamento do novo álbum ("WE"), a banda canadiana disponibilizou o single "Unconditional I (Lookout Kid)". Ouve aqui.
Amber Heard. Além de as coisas não estarem a correr muito bem em tribunal, a petição criada em 2020 a pedir o seu afastamento de "Aquaman 2" volta a ressurgir com força e esta semana passou as 2 milhões de assinaturas.
Undone. É uma das melhores séries da Prime Video e de 2019, mas da qual infelizmente se fala muito pouco. À superfície, parece ser só a história de como Alma (Rosa Salazar) sofre um acidente e fica convencida de que consegue falar com o espírito do pai (Bob Odenkirk). No entanto, é tãoooo mais do que isso (e não é só pela soberba animação). Os oito episódios (de 20m) da segunda temporada ficaram hoje disponíveis. Trailer aqui.
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos, Miguel Magalhães
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que nós podíamos gostar? Ou uma review de um dos conteúdos de que falámos?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt