🎥 Um guia muito prático para os Óscares 2022
Se as contas não me falham, há 52 projetos nomeados para a edição deste ano dos Óscares, que vai decorrer no próximo domingo, dia 27 de março. Por isso, para esta newsletter decidimos fazer uma espécie de guia que te vai permitir riscar da lista os filmes que te faltavam, dado que, entre o streaming e as salas de cinema portuguesas, estão quase todos disponíveis. Para leres já de seguida!
Miguel Magalhães
Segue o Acho Que Vais Gostar Disto no Instagram (@vaisgostardisto), no Twitter (@vaisgostardisto) e no TikTok (@vaisgostardisto)
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la .
E o Óscar vai para...
“And the Oscar goes to…” é a expressão que vamos ouvir pela madrugada adentro, de domingo para segunda, na 94.ª edição dos mais populares prémios de cinema no mundo inteiro, que vai ser transmitida na RTP (tal como aconteceu em 2021).
No palco do Dolby Theatre, em Los Angeles, “as usual”, as atrizes Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes vão ser responsáveis por conduzir a cerimónia, que este ano espera voltar a ter mais audiências (que têm vindo progressivamente a baixar). Para isso, a Academia fez mudanças como tornar a cerimónia mais curta tirando alguns prémios da emissão em direto (o que levantou algumas críticas) e criou uma hashtag para as redes sociais, que vai servir para dar um prémio ao filme mais popular e talvez atrair as gerações mais jovens.
Foi um ano estranho para o cinema. Muitos estúdios esperavam uma grande recuperação depois da travessia no deserto que foi 2020 e não foi necessariamente isso que aconteceu. A pandemia mudou os hábitos de consumo de todos nós, que ficámos mais confortáveis com o streaming e passámos a ser mais exigentes com os filmes que merecem que nos desloquemos a uma sala de cinema e nos fazem comprar pipocas.
Isto leva a que esta edição dos Óscares seja a primeira em que a maior parte dos filmes nomeados decidiu ter uma estratégia assente nas plataformas online e não no grande ecrã. Claro que na de 2021 isto já tinha acontecido, mas aí por culpa de a maior parte dos cinemas ter estado fechado durante o ano anterior e portanto não houve propriamente uma escolha.
Posto isto, a menos de uma semana da cerimónia, grande parte dos filmes estão disponíveis no streaming e permitem-nos fazer aquela maratona final nos próximos dias e lançar bitaites mais informados sobre quem é que achamos que vai vencer aquela ou outra categoria. Os que não estão, encontras numa sala de cinema perto de ti (em princípio). Foi a pensar nisto que preparámos este guia.
Os links nos filmes levam-te diretamente a eles na plataforma onde se encontram para não teres de perder tempo à procura. Por isso, podes voltar aqui sempre que precisares de escolher um para ver.
Netflix
Para as categorias principais: “The Power of The Dog”, “Tick Tick… Boom” e “Don’t Look Up”
Melhor Filme Estrangeiro: “The Hand of God”
Melhor Filme de Animação: “The Mitchell’s vs The Machines”
Nos prémios para Documentários: “Audible”, “Lead Me Home” e “Three Songs for Benazir”
Nos prémios para curtas-metragens: “Robin Robin”
Disney+
Para as categorias principais: “Nightmare Alley” e “West Side Story”
Melhor Filme de Animação: “Encanto”, “Luca” e “Raya and The Last Dragon”
Para produção artística ou efeitos visuais: "Shang-Chi and The Legend of The Ten Rings”, “Cruella” e “Free Guy”
Nos prémios para Documentários: “Summer of Soul”
Prime Video
Para as categorias principais: “Being the Ricardos” e “Spencer”
Para produção artística ou efeitos visuais: “Coming 2 America”
HBO Max
Para as categorias principais: “Dune” e “King Richard”
Apple TV+
Para as categorias principais: “The Tragedy of Macbeth” e “CODA”
YouTube
Nos prémios para curtas-metragens: “The Long Goodbye”
Cinema
Para as categorias principais: “Belfast”, “The Lost Daughter”, “Drive My Car” e “Licorice Pizza”
Melhor Filme Estrangeiro: “Parallel Mothers”, “The Worst Person In The World” e “Drive My Car”
Produção artística ou efeitos visuais: “Spider-Man: No Way Home”, “House of Gucci” e “No Time to Die”
Quanto às nossas apostas para os grandes vencedores da noites, podes descobrir quais são neste episódio do podcast, que gravámos quando foram anunciados os nomeados.
Podcast Acho Que Vais Gostar Disto
Mas que moda agora é esta de séries de ficção dedicadas a startups, aos seus fundadores e às suas (controversas histórias)?
Foi isso que tentámos responder neste episódio especial do Acho Que Vais Gostar Disto, em que o João Dinis e Miguel Magalhães receberam a Rute Sousa Vasco, criadora do The Next Big Idea, programa de TV da SIC Notícias há mais de 10 anos (e também um site e uma newsletter) e a maior plataforma de inovação e tecnologia em Portugal.
Ouve o episódio no Spotify, na Apple Podcasts ou no Google Podcasts
Créditos Finais
O que aconteceu no mundo da cultura pop?
Daniela Melchior. Tudo indica que a atriz portuguesa, que ganhou notoriedade internacional com o seu papel em “Suicide Squad”, irá fazer parte do elenco do décimo filme da saga de “Velocidade Furiosa”. O anúncio chega depois de há umas semana ter sido anunciado que Jason Momoa (“Aquaman”, “Game of Thrones”) iria desempenhar o papel de vilão na nova história. Quanto a Daniela ainda nada se sabe.
True Detective. Depois de temporadas com sortes diferentes (a T1 continua a ser bastante superior à T2 e T3), a série da HBO vai ter direito a uma quarta temporada, que vai ser dirigida por Barry Jenkins, vencedor do Óscar com “Moonlight”. Nos próximos meses deveremos descobrir quem serão os atores responsáveis pelos detetives de uma nova história. Sabe mais neste artigo da Hollywood Reporter.
Atlanta. A aclamada série da autoria de Donald Glover aka Childish Gambino vai regressar para uma terceira temporada quase quatro anos depois do fim da segunda. Nos EUA, a série vai estrear na FX e na Hulu, o que dá a entender que, por cá, chegará eventualmente ao Disney+. Lê neste artigo da Variety o que esperar dos próximos episódios.
Trailers. “We Own This City” é dos mesmos criadores de The Wire, que voltam a Baltimore com uma história baseada em factos reais. “Tokio Vice” aborda o poderio dos Yakuza e conta com bastantes caras conhecidas. Há algo em ambas que me deixa bastante entusiasmado e eles estão quase aí: chegam à HBO Max durante o mês de abril.
Beyoncé. A artista está (alegadamente) em conversações para fazer uma performance de “Be Alive” nos Óscares. Segundo a Variety, é possível que seja feita uma transmissão em direto (filmada num court de ténis na Compton, na Califórnia) logo a abrir a cerimónia. Co-escrita com Dixson para o filme “King Richard'', a música está nomeada na categoria “Melhor Canção Original”.
“West Side Story”. Rachel Zegler é uma das protagonistas do novo filme de Spielberg, que até está nomeado para “Melhor Filme”, mas parece que isso não é suficiente para estar na cerimónia dos Óscares. De acordo com um post no Instagram da própria, ninguém lhe deu um bilhete para assistir ao vivo e a cores ao evento das estrelas — o que provocou uma onda de indignação nas redes sociais por parte dos fãs.
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos e Miguel Magalhães
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que poderíamos gostar?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt