🦇 Batman: O super-herói que mudou Hollywood
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la .
Segue o Acho Que Vais Gostar Disto no Instagram (@vaisgostardisto), no Twitter (@vaisgostardisto) e no TikTok (@vaisgostardisto)
Negrume, trevas, escuridão. Tudo sinónimos da mesma família. E, aparentemente, a fazer jus às primeiras críticas internacionais, também de "The Batman", o oitavo filme (live-action) sobre o Homem-Morcego que deseja acabar com a corrupção e crime em Gotham. Protagonizado por Robert Pattinson e realizado por Matt Reeves, a última aventura cinematográfica deste super-herói já estreou nas salas portuguesas. Algo que não podia passar ao lado do podcast Acho Que Vais Gostar Disto, claro.
O que se pode adiantar nesta fase, sem spoilers, é que "The Batman" está mergulhado num espesso nevoeiro do mais negrão solstício de Inverno que já nos foi apresentado pela DC Comics. Tanto assim é que a Time escreve mesmo que o itinerário escolhido por Bruce Wayne é mais sombrio do que qualquer rota que tomou nesta vida — o que por si só quer dizer muito, não é "Dark Knight"?
De resto, a primeira adaptação do Cavaleiro das Trevas remonta aos anos 60, sendo que as suas histórias já saltaram das vinhetas tanto para o pequeno como para o grande ecrã. Viajando no tempo desde então percebemos que Adam West é intocável neste universo, Tim Burton puxou pelo negrume e guarda-roupa, Christopher Nolan elevou completamente a bitola naquilo que um filme de super-heróis podia realmente ser, Zack Snyder revelou um Batman implacavelmente sinistro. (Os do falecido Joel Schumacher, ele que nos perdoe, porque existem e tal, mas fiquemos por aí.)
Agora, é a vez de Matt Reeves traçar e escrever a sua narrativa nas linhas de história da saga. Como? Fazendo deste "The Batman" um mistério policial (detetive?) da maneira mais noir possível. Segundo consta, à boleia de uma banda sonora de Michael Giacchino (é dele a música da cena de abertura de “Up - Altamente”) que dizem estar tão goticamente bombástica como a fotografia de Greig Fraser (nomeado para os Óscares por "Duna") está de fazer cair uma lágrima no canto do olho e abrir a boca de espanto.
Ouve o episódio no Spotify, na Apple Podcasts ou no Google Podcasts
Créditos finais
O que aconteceu no mundo da cultura pop?
“The Batman”. Sim, é difícil fugir deste filme nos próximos dias. Está em todo o lado e há muito conteúdo por aí devido à sua estreia. Especialmente rankings. Rankings everywhere. Existem artigos com os melhores Bruce Wayne de sempre, os melhores vilões, os melhores filmes, os que geraram mais dinheiro. Hélas, até existem artigos com rankings de todos os Batmobile! No entanto, há uma razão para tudo isso: é esperado que tome de assalto a bilheteira.
The Boys: Diabolical estreou esta semana no Prime Video e é uma série animada com base no universo dos super-heróis da Vought Industries. Os episódios têm entre 10 a 20 minutos e o registo é muito parecido ao da série original, utilizando seres sobre-humanos para fazer críticas à sociedade atual.
Glastonbury está de volta! O mítico festival britânico está de regresso após um interregno de três anos e até já se levantou um pouco o véu do cartaz. Para já, Paul McCartney (que já não participava desde 2004), Kendrick Lamar e Billie Eilish são as figuras de proa, mas podes consultar o resto dos nomes aqui.
Super Bock Super Rock. O festival revelou esta semana mais dois nomes a acrescentar ao cardápio: os britânicos Metronomy e Sports Team. Vão tocar no dia 14 de julho, dia em que A$AP Rocky é cabeça de cartaz, mas em que Flume ou Leon Bridges também atuam.
Lady Gaga vai apresentar os Óscares. A atriz de “Casa Gucci” (pelo qual não recebeu nenhuma nomeação apesar de ser inicialmente apontada como umas das favoritas à categoria) junta-se à lista de apresentadores que vão estar na próxima cerimónia.
“Peaky Blinders” & “Downton Abbey” em chamas. Neste caso, infelizmente, no sentido literal. É que um incêndio de grandes proporções deflagrou esta quinta-feira em Londres no local onde é feita a rodagem destas séries. As imagens são impressionantes.
Phoebe Waller-Bridge vai ter uma nova série na Prime Video. Depois de seis Emmy com “Fleabag”, a atriz (e criadora) britânica vai voltar a trabalhar com a Amazon. Em que moldes, se vai ser comédia ou drama, é que ainda não se sabe. Até ver, apenas há confirmação de que a produção arranca antes do final de 2022.
Apple+ | “CODA”. Não é das mais populares ao nível de subscrições, mas pode muito bem vir a ser a grande vencedora das plataformas de streaming na próxima edição dos Óscares. Pelo menos, de acordo com este artigo da Variety.
“The GodFather”. “O tempo passa” é uma daquelas frases batidas do nosso quotidiano, habitualmente atribuídas aos amigos “mais velhos” ou a familiares com mais idade, mas é facto. Tanto que o filme sobre a máfia de Coppola já vai fazer… 50 anos! Porém, continua a influenciar a nossa cultura em vários níveis. O The Guardian explica como.
Pamela Anderson. Depois de “Pam and Tommy” abordar a sua famosa sextape, eis que a eterna C.J Parker de “Marés Vivas” anuncia que vai contar ao mundo, num documentário, a sua versão dos factos. E, diga-se, com um poderoso aliado: a Netflix. A atriz quer deixar claro que não é vítima, mas sim uma sobrevivente.
PALAVRAS CRUZADAS
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos, Miguel Magalhães
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que nós podíamos gostar? Ou uma review de um dos conteúdos de que falámos?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt