A história da burlona que enganou Nova Iorque
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la .
Segue o Acho Que Vais Gostar Disto no Instagram (@vaisgostardisto), no Twitter (@vaisgostardisto) e no TikTok (@vaisgostardisto)
A origem da história que serviu de guião ao último episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto remonta a uma fórmula que acalentou tantas outras, à boleia de um estilo que Hollywood tanto aprecia: vigarice, fama e dinheiro. Neste caso concreto, parece que tudo se deve a uma simples e singela nota de 100 dólares. Bom, na verdade, a várias. Pondo isto, declara-se aberta a audiência para se falar de “Inventing Anna”.
Baseada em factos verídicos, o início desta trapaça mediática – quase anedótica de tão surreal que é - remonta a maio de 2018. Foi nessa altura que a “The Cut” (chancela da revista New York Magazine) publicou o artigo "Maybe She Had So Much Money She Just Lost Track of It", que conta a invulgar ascensão de Anna "Delvey" Sorokin nas altas esferas da sociedade e que serviu de inspiração para a minissérie da Netflix, produzida e criada por Shonda Rhimes.
No decurso de 9 (longos) episódios (que podiam muito bem ser 10), ficamos a par de como a vigarista Anna Delvey enganou e burlou a very fashionable elite de Nova Iorque. É que apesar de se apresentar a tudo e todos enquanto Anna Delvey, uma jovem alemã na linha de sucessão para herdar uma fortuna de 67 milhões de dólares, ela era na verdade Anna Sorokin, uma cidadã russa sem pergaminho de berço milionário a passar o conto do vigário.
Em “Inventing Anna”, conhecemos os bastidores do engenhoso esquema da protagonista e ficamos a perceber como é que conseguiu tornar-se rica e fazer parte de uma elite muito exclusiva durante quase 10 meses antes de ser apanhada — e por “apanhada” entenda-se ser detida por vilipendiar bancos, restaurantes, “amigos” e até operadores de aviões privados em mais de 200 mil dólares.
Já na vida real, Sorokin acabou condenada a quatro anos de prisão depois de passar um mês em julgamento (durante o qual recrutou um consultor de imagem para se certificar de que a sua aparição pública apresentava o glamour de sempre). Se mostrou arrependimento? “A questão é, eu não sinto arrependimento. Estaria a mentir-te a ti, a todos e a mim própria, se dissesse que estava arrependida de alguma coisa”, confessou ao New York Times, depois de frisar de antemão que “não era boa pessoa”.
Ouve o episódio no Spotify, na Apple Podcasts ou no Google Podcasts
Créditos finais
O que aconteceu no mundo da cultura pop?
Acho Que Vais Gostar Disto fala sobre os Óscares. Um podcast sobre cultura pop não podia sucumbir ao silêncio e escusar-se de comentar as nomeações para o evento mais importante de cinema do mundo, não é verdade? Para quem ainda não teve a oportunidade de ver (sim, temos carinhas larocas à mostra!) o episódio-relâmpago, aqui fica o link para o fazer.
Ainda nos Óscares: Kenneth Branagh fez história. O realizador de “Belfast” tornou-se na primeira pessoa a ser nomeada para sete (!) categorias diferentes. Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator, Melhor Ator Secundário, Melhor Argumento Original, Melhor Argumento Adaptado.... Enfim, 30 anos ao mais multifacetado nível! PS: Por falar em Branagh: estreou ontem nas salas de cinema portuguesas “A Morte do Nilo”, adaptação do romance de Agatha Christie e que o norte-irlandês protagoniza (é Poirot), realiza e produz.
The Lord of the Rings: The Rings of Power. A Vanity Fair teve acesso privilegiado à rodagem da série e levantou um pouco o véu do que aí vem — leia-se aqui estão as primeiras imagens (fotografias). É uma reportagem longa, que carece de algum tempinho, mas que é meio imperdível. Um olhar pelos meandros dos anéis do poder.
“Obi-Wan Kenobi” estreia a 25 de maio no Disney+. É uma das séries mais aguardadas do ano e há motivos de sobra para isso (especialmente para os fãs de uma Galáxia muito, muito distante): a história começa depois daquele evento dramático de “Star Wars: A Vingança dos Sith”. Os atores Ewan McGregor (Mestre Jedi) e Hayden Christensen (Darth Vader) voltam a assumir os papéis da trilogia mal-amada da saga.
“Yellowjackets” também com data de estreia em território nacional: 15 de fevereiro, na HBO Portugal. Já não falta muito até podermos fazer binge dos 10 episódios desta série sobre raparigas adolescentes que começam a matar-se umas às outras e a tornar-se canibais depois de o avião em que viajavam cair sabe Deus onde (sim, à “Lost”; e, sim, sabemos que tudo isto soa a macabro). Por isso, descobre o porquê de esta série ter se tornado tão popular nos EUA e vê o trailer aqui.
Jurassic World Dominion. O filme só estreia lá mais para o verão, mas o primeiro trailer já foi revelado. Do que se trata? De uma boa dose de nostalgia (ou não estivessem os atores dos originais Laura Dern, Jeff Goldblum e Sam Neill a dar uma perninha) misturada com o moderno (e respetivos Chris Pratt e Bryce Dallas Howard). Espreita aqui.
Brit Awards. Adele foi a grande vencedora da 42.ª edição dos prémios britânicos, ao arrecadar os galardões de Artista do Ano, Álbum do Ano e Canção do Ano. Mas e do Red Carpet? Quem achas que deslumbrou com mais elegância? Vê aqui as melhores fotos e diz-nos a tua opinião.
Snoop Dogg. O artista norte-americano foi processado por alegada agressão sexual. A queixosa, uma mulher que não se identificou, afirma na ação judicial apresentada num tribunal na Califórnia que o ato terá ocorrido depois de um concerto do rapper em 2013. De acordo com o TMZ, Snoop nega todas as acusações de que é alvo.
Euphoria. Há amor no aaaaar… fora do ecrã? Hunter Schafer (Jules) e Dominic Fike (Elliot) parecem ter oficializado qualquer coisa com uma publicação extremamente afetuosa no Instagram (vê aqui). Nos Estados Unidos, especula-se que tenha sido a confirmação de que estão oficialmente juntos. Será?
Futurama. Vêm aí um revival da série criada por David X. Cohen e Matt Groening no virar do milénio. Segundo a Variety, a plataforma de streaming Hulu deu ordem para serem feitos 20 episódios. A melhor parte? Grande parte do cast original vai voltar. Há mais alguém com saudades ou somos só nós?
PALAVRAS CRUZADAS
Solução da semana passada
1. Sopranos, 2. Zendaya, 3. Emma Stone , 4. Scranton, 5. Garfield, 6. Bazinga, 7. Alohomora, 8. Venice
FICHA TÉCNICA
Produção MadreMedia
Newsletter escrita por
Abílio dos Reis, Mariana Santos, Miguel Magalhães
Grafismos
Diogo Gomes, Rodrigo Mendes
🖋️ Tens recomendações de coisas de que nós podíamos gostar? Ou uma review de um dos conteúdos de que falámos?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt