Acho Que Vais Gostar Disto: Que São Éder esteja connosco
Segue o Acho Que Vais Gostar Disto no Instagram (@vaisgostardisto) e no Twitter (@vaisgostardisto)
Alguém te enviou esta newsletter? Podes subscrevê-la .
Um Kit para o Euro 2020
Das muitas ideias que já se tiveram para manter a paz entre países - a política externa, o controlo de fronteiras, a taxa de câmbio, ou simplesmente os ímanes que se colam no frigorífico -, o europeu de futebol será talvez a mais eficaz.
O futebol é, dizem os inteligentes, a mais importante das coisas menos importantes.
É onde tensões entre países com rivalidades históricas, que remontam a um tratado assinado por senhores de bigode no século XVIII, se aliviam num pedaço de relva onde há um beef legítimo que não põe em causa a Carta Universal dos Direitos do Homem.
Em tempos, Portugal e Espanha travaram-se de razões, houve batalhas épicas entre soldados a cavalo num terreno pantanoso, mas hoje em dia esses atritos resolvem-se em noventa minutos com Bernardo Silva a dar uma cueca a Busquets.
Demos graças ao futebol que, de quatro em quatro anos, nos dá um Europeu capaz de apaziguar traumas que sem ele seriam resolvidos à tareia. Não falo só de grandes conflitos à escala planetária, mas também de pequenos mimimis pessoais: quero ganhar a França pois sou Português, sim senhor, mas porque não vingar também aquela vez em que fui a Paris e, num restaurante, me cobraram um pires de azeitonas que não comi? Às armas, às armas, para repor alguma justiça naquele desaguisado com a restauração gaulesa.
Venha de lá essa hipertensão arterial, que está aí o Euro 2020, que não se realizou em 2020 mas que se continuará a chamar Euro 2020. Fazemos o aquecimento? Prontos? Joelhos ao peito. Skipping alto. Corrida lateral. Um, dois, três, quatro. Agora, braços. Para a frente, para trás, um para a frente e o outro para trás. Isso. Quentes? Se ainda não, vai aqui um pequeno warm-up com algumas coisas que vos serão úteis para acompanhar este europeu.
App oficial do Euro 2020
Lembrando que, muito provavelmente, estarão a dar autorização a uma empresa para aceder aos vossos dados, se gostam de bola e se não se importam que a Gazprom saiba que seguem a Maria Vaidosa no Instagram, vale a pena descarregar a app do Euro 2020. A navegação é descomplicada, como um passe teleguiado de Bruno Fernandes, e vai facilitar a vossa experiência durante o torneio: resultados em direto, resumos, vídeos sobre as equipas e, melhor que tudo, o Fantasy.
Fantasy Euro 2020
Aos treinadores de bancada que cospem tweets sobre a vantagem de jogar em 4-2-3-1, com um duplo pivot defensivo, está aqui a derradeira oportunidade de assumirem os comandos da vossa seleção do Euro 2020. Tomem um budget, escolham os jogadores e rezem para que as probabilidades coincidam com a realidade. Não se admirem se acabarem a torcer pela Finlândia, só porque escolheram para guarda-redes suplente da vossa equipa um Lukáš Hrádecký.
Caderneta da Panini
A Panini continua a fazer as suas cadernetas em papel. Aqui está uma divertida cápsula do tempo para quem deseja recuperar a sensação de colar um cromo de Patrice Evra no sítio errado, descolar e colar novamente, deixando uma pegada de destruição na folha da caderneta. Agora há também uma versão digital, mas quem prefere o facilitismo tecnológico à imprevisibilidade de abrir uma carteirinha de cromos, correndo o risco de nela estarem cinco repetidos, merece levar uma entrada em tesoura do Pepe.
Podcasts
Se os comentadores de futebol na televisão vos dão urticária, podem colocá-la no mute e rodar um podcast sobre bola enquanto vêem um renhido Ucrânia - Macedónia. Eu ouviria o podcast Football Weekly, a rubrica semanal de futebol do The Guardian, que será diária durante o Euro, que vos fará sentir mal com o quão pouco sabem de futebol. Têm também o podcast Falsos Lentos, do Carlos Coutinho Vilhena, Diogo Batáguas e Manuel Cardoso, meus colegas e amigos, que irão (tentar) reprimir as suas rivalidades clubísticas em prol do bem comum dos pupilos de Fernando Santos.
Perfis do Twitter para seguir
Com três jogos por dia, é provável que conflitos de agenda vos obriguem a controlar um Inglaterra - Croácia apenas pelo Twitter já que à mesma hora têm workshop de ponto cruz. Há três contas muito úteis para o fazerem: a do Luis Cristóvão, analista de futebol em vários meios, que usa o Twitter como um agregador de todos; a do Rui Miguel Tovar, que vos dará todas as estatísticas que imaginem, mesmo que seja o número de escarretas de jogadores polacos no Euro 2000; e a do SAPO Desporto, que fará um Diário do Euro com vídeos todos os dias sobre a competição.
Euro 2020 Match Schedule
Para quem tem astigmatismo e gosta de colar na parede calendários em formato A1, entre um nú abstrato e um poster dos Ramones, aqui está o match schedule do Euro 2020 onde poderão seguir o torneio por dias, estádios e seleções.
Bom europeu a todos. Que São Éder esteja connosco.
Guilherme Geirinhas
Team Marvel ou Team DC?
A estreia de "Loki" no Disney+ esta semana motivou uma edição sobre super-heróis no podcast "Acho Que Vais Gostar Disto". O João Dinis, o Miguel Magalhães e a Mariana Santos receberam o humorista Guilherme Fonseca para descobrirem as respostas a três Grandes Questões:
Como é que se fica a gostar de super-heróis?
Qual o melhor universo de super-heróis: Marvel ou DC?
O que se pode esperar de "Loki" e de lançamentos futuros da Marvel?
Ouve aqui o 3º episódio do podcast "Acho Que Vais Gostar Disto" (no Spotify) e deixa os teus comentários em vaisgostardisto@madremedia.pt ou no chat do nosso Instagram.
Esperemos que gostes disto!
Equipa Acho Que Vais Gostar Disto
➡️ Também queres dizer "Acho Que Vais Gostar Disto"?
Envia esta newsletter a amigos e família, que poderão subscrevê-la
🖋️ Tens recomendações de coisas de que eu podia gostar? Ou uma review de um dos conteúdos de que falei?
Envia para vaisgostardisto@madremedia.pt